FABRICAÇÃO CASEIRA DE BALAS DE COCO

 
 

Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Alimentício
Tipo de Negócio: Fabricação Caseira
Produto: Bala de Coco

Esta é uma atividade de fácil execução, o que atrai grande número de empreendedores e, portanto, concorrentes. Mas mesmo com a grande concorrência, a fabricação de balas de coco caseira oferece muitas oportunidades para o pequeno empreendedor, que para ter sucesso e estar diferenciado no mercado deverá saber trabalhar, mais do que com recursos e equipamentos, criativamente na elaboração e na comercialização de seus produtos e serviços. Lembre sempre que além da bala de coco em si, os consumidores compram conceitos de novidade, satisfação e exclusividade. Ter disponibilidade de tempo, experiência e muita paciência são ingredientes que guardam tanto o segredo do sucesso quanto encontrar o ponto certo da bala de coco.
As pessoas compram balas de coco principalmente para festas, mas existe um grande público formado por restaurantes e lanchonetes, lojas de doces, bares, padarias e supermercados. Pode-se, ainda, oferecer serviços adicionais, como decoração de mesas, entrega em domicílio, etc.
Inove nas texturas e explore diversos formatos. É possível exercitar sua criatividade elaborando balas recheadas (com frutas, licor, nozes ou café), pintadas à mão, ou para composição de cestas de doces, entre outras sugestões.
Na visita a clientes, leve cartões para melhorar a sua apresentação, faça folhetos e catálogos também. Ofereça sempre novidades para diversificar a sua clientela e não economize na apresentação dos produtos. A embalagem é um excelente cartão de visitas. Leve amostras grátis na venda, faça degustações. Elas são essenciais pois mostrarão ao cliente em potencial que o dinheiro desembolsado será por um produto de qualidade. Deste modo, ganha-se o cliente e a propaganda faz-se de boca em boca. Entre também na Internet - uma mídia fantástica: barata e direcionada - para divulgar seus produtos.

PRODUÇÃO. Dimensione a produção. Antes de adquirir algum equipamento, faça uma rigorosa previsão de vendas e produção. O ideal é começar com equipamentos básicos, aumentando conforme a necessidade. As receitas para produção da bala podem variar, sendo a mais simples aquela que emprega o açúcar, xarope de glicose e aroma artificial de coco FII. Para uma produção em larga escala, o SEBRAE-ES dispõe da Resposta Técnica sobre a Fabricação Industrial de Balas de Coco.

INVESTIMENTO. O investimento inicial em equipamentos é baixo: com pouco dinheiro pode-se montar uma pequena estrutura de produção, com geladeira, fogão, utensílios de cozinha e mesa de mármore. Nesse caso, o RISCO do negócio é baixo e o RETORNO costuma ser rápido, dependendo do nível de vendas e da estrutura empregada, já que a MARGEM DE LUCRO é alta. Com o tempo, depois de conhecer o mercado de atuação, o empreendedor poderá AMPLIAR PRODUÇÃO investindo em outros equipamentos, para mistura, corte e embalagem.