PEIXARIA

 
 

Apresentação

Ao longo de sua vasta faixa litorânea, juntamente com os inúmeros rios que cortam seu território, o Brasil concentra uma das maiores reservas de peixes do mundo.
Paradoxalmente, pesquisas apontam que estamos entre os países de menor consumo de pescados.

Garantir variedade, bom atendimento e higiene é a estratégia das peixarias para conquistar clientela. O investidor precisa dispor de uma ou duas câmeras frigoríficas, balcão refrigerado para expor o pescado e área para limpeza do produto.

Mercado

A tendência do mercado é expandir-se cada vez mais. O consumo vem aumentando. Novos postos de venda estão sendo abertos e muitos empreendedores tem se interessado por este ramo (seja a nível da pesca, do transporte ou da comercialização).
Além disso, o consumidor está mais consciente das propriedades dos pescados que compõem um grupo de alimentos altamente nutritivo, rico em proteínas, sais minerais e vitaminas diversas além de apresentar baixos teores de gordura.

Localização

O empreendimento deve estar localizado, preferencialmente, em bairros residenciais, de alta densidade populacional, de fácil acesso e com boas condições de estacionamento.
A escolha do local para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. Lembre que as atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas em conformidade com a legislação municipal. Isto determina o tipo de atividade que pode funcionar no imóvel escolhido por você.

Certifique-se de que o local escolhido oferece a infra-estrutura adequada à sua instalação e propicie seu crescimento.

Estrutura

O cumprimento das determinações do Código Sanitário, no que se refere às instalações, é fundamental. Para uma loja de porte médio, uma área de 80 m² é ideal.

Além da área de atendimento, será necessário um espaço para armazenagem das peças (câmara frigorífica), banheiro e uma área externa para colocação do lixo. É importante que o local seja bem ventilado e com instalação frigorífica e vitrines iluminadas.

Equipamentos

A posição e a distribuição dos equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração dos serviços a serem executados por sua empresa a fim de atingir satisfatoriamente os resultados desejados. Assim, você deve lembrar que a harmonia entre o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros), o layout externo (vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) e os benefícios decorrentes são algumas das impressões que o cliente levará de sua empresa.

Os equipamentos básicos são:
- Balcões frigoríficos;
- Freezers verticais e horizontais (alguns desses devem ter porta de vidro);
- Balanças eletrônicas com etiquetadora;
- Balcão-caixa;
- Móveis e equipamentos de escritório (computador, impressora, cadeiras, e etc..).

Investimento Inicial

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de R$ 48.000,00.

Exige ainda:
-Número de funcionários: dois a seis

Pessoal

Será variável de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, para início do empreendimento o uso de dois atendentes para o operacional é viável, no caso aqui apresentado.

Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem. É por essas características e alguns atributos - como a habilidade em ouvir e atender os clientes, boa vontade, persistência e paciência, naturalidade na orientação dos clientes, poder de negociação, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e o perfil dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento - que você deve orientar-se ao recrutar e selecionar seus funcionários.
Essas características podem ser reforçadas e aprimoradas através de treinamentos.

Público Alvo

O mercado consumidor de pescado é bastante diversificado. A peixaria abastece basicamente residências, mas ampliar o fornecimento a bares e restaurantes pode ser compensador. Sem dúvida alguma a diferenciação é conseguida através da qualidade e variedade dos produtos comercializados e do atendimento aos clientes. Recomendamos estudar seus hábitos, comportamentos, gostos e tendências.

Legislação

Os passos para registro de uma empresa comercial

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401