EMPRESA DE SERVIÇOS DE ENTREGA RÁPIDA

 
 

Apresentação

A idéia de entregar diferentes produtos em domicílio foi trazida por empresários que viajavam com frequência aos Estados Unidos, onde o conceito nasceu e de onde se propagou para a Europa e para o Brasil.

Na vida moderna o custo do tempo é fator fundamental no desempenho dos trabalhos, principalmente, quando esse trabalho é feito nas ruas e avenidas com trânsitos caóticos.
As contingências de tráfego hoje em dia conturbam toda e qualquer atividade de transporte.

Com base nessa situação surgem as empresas de entrega rápida, também denominado Serviço "Courier". Os serviços de entrega rápida são serviços de transporte MULTIMODAL, porta a porta, que têm como objetivo a entrega de documentos ou encomendas, da maneira mais rápida possível.

A diferença entre o "courier" e o transporte tradicional de carga é a rapidez. No "courier", o despacho, a documentação e o desembaraço alfandegário são facilitados por se tratar na sua maioria de documentos, amostras ou pequenas encomendas. Em alguns casos você poderá fazer uma importação simplificada usando esta modalidade de transporte.

Mercado

Os negócios que envolvem delivery cresceram entre 60% e 80% nos últimos três anos só na cidade de São Paulo. Os dados constam de levantamento informal entre empresários feito pela consultora Tânia Freitas, do Sebrae/SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).


Localidade

O Delivery funciona bem em cidades executivas, grandes cidades, onde há pessoas que preferem pagar um pouco mais por um produto a ter de ir comprá-lo na loja.

Serviços prestados

A empresa poderá prestar os seguintes serviços: Coleta e entrega de pequenos volumes; Pagamentos em bancos; Serviços em cartórios; Distribuição de brindes e convites; Troca de malotes entre filiais; Coleta e entrega de documentos; Despachos aéreos; Apoio em área técnica; Cotações de preços, apoio ao setor de compras; Distribuição de produtos vendidos via telemarketing; Serviços diversos em despachantes; Serviços diversos em órgãos públicos; Despachos em correios; Entrega de propostas; Entregas de cotações de preços; Entregas de presentes; Entregas e coletas de documentos contábeis; Coletas de assinaturas em contratos.

Investimento Inicial

Um bom conselho para quem está entrando no negócio é a montagem de uma empresa de courier local através de motoboy, onde os investimentos iniciais se restringiriam a montagem de uma central de atendimento, necessitando de telefones, fax, copiadora e computador para registro das entregas. Os motoboys podem ser contratados por serviço temporário, onde receberiam pelas entregas que fizerem. Conforme fosse crescendo a demanda a empresa poderá estabelecer convênios com empresas aéreas, rodoviárias, marítimas e fluviais. A partir daí surge a necessidade de postos avançados para recepção, coleta e entrega das encomendas, é importante investir na localização, no visual do empreendimento e na divulgação, sendo que, conforme for o crescendo o negócio, maior será a estrutura.

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de R$ 17.000,00.

-Capital de Giro: R$ 10.000,00
-Investimento em equipamentos e instalações: R$ 7.000,00
- Faturamento bruto mensal previsto: R$ 5.000,00

Exige ainda: telefones, fax, copiadora e computador para registro das entregas.
*Não esqueça do Plano de Negócios

Legislação

Os passos para registro de uma empresa prestadora de serviços

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401

Processos Produtivos

Um conselho para quem está entrando no negócio é a montagem de uma empresa de courier local através de motoboy, onde os investimentos iniciais se restringem a montagem de uma central de atendimento, necessitando de telefones, fax, copiadora e computador para registro das entregas.

No dia-a-dia, uma empresa de entregas precisa obedecer a uma rotina para não cometer erros: depois de recebido o chamado, a ordem de serviço é emitida. Imediatamente, o motoboy sai para fazer a coleta (ou a entrega). Assim que o trabalho é finalizado, o profissional retoma à empresa para fechar a ordem de serviço.

Experientes no ramo fazem o monitoramento das entregas através dos pontos de apoio que ficam em cada trecho de troca de transporte, sendo feito através da leitura de um código de barras e cadastrado em computador ligado a uma rede (por exemplo: a Internet). Assim, em todos os locais em que estiver encomenda será registrada a sua passagem até o destino final.

Sugere-se agregar aos poucos outros tipos de veículos à frota, como Fiorinos, Kombis (standard e pick-ups) e caminhões médios (carroceria aberta e baú) para entregas e coletas de maiores volumes (até 3.000 kg).

Dentre os serviços prestados, encontram-se:
- Coleta e entrega de pequenos volumes
- Pagamentos em bancos
- Serviços em cartórios
- Distribuição de brindes e convites
- Troca de malotes entre filiais
- Coleta e entrega de documentos
- Despachos aéreos
- Apoio em área técnica
- Cotações de preços, apoio ao setor de compras
- Distribuição de produtos vendidos via telemarketing
- Serviços diversos em despachantes
- Serviços diversos em órgãos públicos
- Despachos em correios
- Entrega de propostas
- Entregas de cotações de preços
- Entregas de presentes
- Entregas e coletas de documentos contábeis
- Coletas de assinaturas em contratos

A partir do momento que a encomenda ou serviço é solicitado, o cliente fica longe dos problemas inerentes desta atividade tão arriscada (a de motoboy) e das prováveis ações trabalhistas, advindas de acidentes ou outras questões.

Para garantir excelência no serviço é necessário oferecer retaguarda ao motoqueiro, de modo a atendê-lo em emergências. Sistemas de radiocomunicação ou celulares são imprescindíveis.

O empreendedor deve cuidar da manutenção das motos. Para facilitar o trabalho, são feitos convênios com postos de gasolina e lojas de autopeças.

Os serviços geralmente são cobrados por hora, com o mínimo de 2 horas. Há também o contrato mensal, onde um motoboy fica á disposição da empresa cliente, cumprindo seu horário e sobre sua orientação. Pode ainda ser realizado contrato diário, por meio período, e até por dias da semana pré-estabelecidos.

Uma idéia e oferecer serviços de distribuição. Neste caso, cobra-se por entrega ou coleta. Exemplos: cartões, convites, revistas, produtos de pequeno porte de vendas pela internet.

Para maiores volumes (até aproximadamente 3.000 kg), num segundo momento, faz-se necessário adquirir veículos utilitários, como fiorinos, kombis e caminhões baú. As suas entregas e coletas nem sempre podem ser programadas com dias de antecedência. Portanto, é preciso estar sempre à disposição, prestes a atender a sua urgência a qualquer hora do dia ou da noite, prestando serviços com responsabilidade, proporcionando a tranquilidade de poder contar que sua mercadoria será entregue dentro dos prazos estabelecidos, atendendo prontamente as necessidades dos seus fornecedores e/ou clientes.

Para o envio de encomendas para outros estados ou países é necessário a criação de convênios com companhias aéreas, marítimas e rodoviárias e em alguns casos fluviais, sem contar a abertura de postos avançados de coleta e distribuição de documentos.

Uma vez definida a demanda da região começa-se a traçar a estratégia de envio das encomendas, qual o caminho mais curto e viável economicamente, não esquecendo que existem empresas tradicionais no mercado atuando fortemente. Portanto, a criação de um serviço personalizado se faz extremamente necessário. Fatores que ajudam a manter com sucesso o negócio são o atendimento e a rapidez na entrega da encomenda.

Mão de obra

Conforme for crescendo o empreendimento, maior será a necessidade de se ter um número maior de funcionários, sendo que o empresário deve oferecer a eles treinamento específico, com foco no atendimento ao cliente e no trabalho em equipe.

A maioria das empresas que oferecem delivery opta por terceirizar boa parte da mão de obra, como por exemplo os motoboys, onde são estabelecidos contratos mensais, que determinam o trabalho de um motoboy das 8:00 às 17:30 horas.

Como funciona

O monitoramento das entregas é feito através dos pontos de apoio que ficam em cada trecho de troca de transporte, sendo feito através da leitura de um código de barras e cadastrado em computador ligado a uma rede (por exemplo: a Internet), assim em todos os locais por onde a encomenda passar será registrado a sua passagem até o destino final.

Para o envio de encomendas para outros estados ou países é necessário a criação de convênios com companhias aéreas, marítimas e rodoviárias e em alguns casos fluviais, sem contar a abertura de postos avançados de coleta e distribuição de documentos.

Definição de rotas

Uma vez definida a demanda da região começa-se a traçar a estratégia de envio das encomendas, qual o caminho mais curto e viável economicamente, não esquecendo que existem empresas tradicionais no mercado atuando fortemente. Portanto a criação de um serviço personalizado se faz extremamente necessário.

Clientes

Atingindo um público variado, que vai de donas de casa a grandes empresas, a empresa de entregas rápidas pode utilizar um site na intemet para atrair novos clientes.

Para ganhar projeção no mercado você deve lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio, analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir a clientela que pretende conquistar. Você pode começar identificando segmentos específicos e levantar informações como renda, idade, classe social, nível de instrução, etc., para traçar o perfil dos futuros consumidores do produto que sua empresa venderá.

Você deve, ainda, definir se vai atuar no mercado consumidor direto ou no mercado indireto e manter sempre atualizado um cadastro de clientes.


Segredo do sucesso

Os fatores que ajudam a manter com sucesso o negócio são o atendimento, a rapidez na entrega da encomenda.

Lembretes

Alguns lembretes importantes:
- O empresário precisa ter cuidado na hora de optar pelo sistema. Em primeiro lugar, o delivery precisa estar determinado no estatuto da empresa, que deve ser uma prestadora de serviços;
- O marketing, é fator fundamental para o sucesso do empreendimento, o visual precisa ser criativo, sendo a divulgação feita por meio de folhetos ou mala direta. Mas, nesse negócio, o que funciona mesmo é a divulgação boca-a-boca.