OFICINA MECÂNICA

 
 

Apresentação

As velhas oficinas mecânicas, pequenas e abafadas, cuja qualidade de atendimento dependia do humor de seu proprietário, estão com seus dias contados, garantem os especialistas. Houve mudança de tecnologia e as exigências são maiores, desta forma vai ser preciso investir na modernização dos conceitos administrativos e dos serviços para competir no ramo.

Mercado

O mercado consumidor dos serviços de uma oficina mecânica é geralmente constituído pelos proprietários particulares de automóveis, frotistas, isto é, empresas ou pessoas que possuem diversos carros, orgãos públicos, seguradoras, e etc.

Atualmente este mercado passa por um processo de seleção (somente as melhores sobreviverão) e esta cada vez mais competitivo. Um dos fatores vêm movimentando esse mercado, é a entrada, no Brasil, de franquias especializadas na reparação de veículos, com grandes estruturas de atendimento em redes espalhadas pelo país. Além disso, há um novo comportamento de compra depois do ingresso dos importados e dos carros populares. A classe alta consome carros estrangeiros, que demandam conhecimento específico nas oficinas. E a classe média troca de carro antes que ele comece a apresentar problemas, o que acaba por reduzir o trabalho de consertos mecânicos.

Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que e porquê compram, como e quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso de seu negócio.

Na vida, a gente sabe que é nas adversidades que surgem as oportunidades. Com as empresas não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas algum dia enfrentou a adversidade e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, para hoje oferecer oportunidades e apresentar-se como ameaça ao concorrente.

Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores do produto que sua empresa irá "vender".

Localização

Ruas e avenidas movimentadas são o ponto ideal para montar uma oficina mecânica. A fachada do empreendimento deve destacar os serviços oferecidos e as promoções.
A escolha do local para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. Lembre que as atividades econômicas da maioria das cidades é regulamentada em conformidade com um Plano Diretor Urbano (PDU).

Feita a "Consulta Prévia ao PDU", certifique-se de que o local escolhido oferece a infra-estrutura adequada à sua instalação e propicie seu crescimento. É fundamental avaliar a facilidade do acesso para os clientes, lembrando aí que o perfil de sua clientela é determinante para essa definição. Por exemplo: em princípio, não adianta estar localizado num local com amplo estacionamento mas longe de pontos de ônibus se esse é um meio de transporte predominantemente utilizado por sua clientela.

Estrutura

A estrutura básica de uma oficina mecânica é bem simples, esta é composta basicamente em duas áreas, uma para o escritório e outra para área operacional (execução dos serviços).

Equipamentos

A posição e a distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração dos serviços a serem executados por sua empresa a fim de atingir satisfatoriamente a produção desejada. Assim, você deve lembrar que a harmonia entre o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) e o layout externo (vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) e os benefícios decorrentes são algumas das impressões que o cliente levará de sua empresa.

Os equipamentos básicos são:
- Equipamentos eletrônicos de lanternagem e mecânica em geral;
- Ferramentas;
- Telefones e fax,
- Computadores;
- Móveis de escritório e da oficina;
- Material de expediente e etc.

Investimento Inicial

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 50 Mil.


Exige ainda:
-Ponto Comercial

Pessoal

Contar com um bom mecânico e funcionários preparados para oferecer qualidade e rapidez é fundamental. O número mínimo é de três pessoas trabalhando no local, incluindo o dono, porém será variável de acordo com a estrutura do empreendimento.
Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem. É por essas características e alguns atributos - como a habilidade em ouvir e atender os clientes, boa vontade, persistência e paciência, naturalidade na orientação dos clientes, poder de negociação, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e o perfil dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento - que você deve orientar-se ao recrutar e selecionar seus funcionários.

Fornecedores

Recomenda-se manter um estoque baixo de peças, pois há muitos fornecedores no mercado e a variação negativa de preços é comum. As semanas anteriores a feriados prolongados, Natal e Carnaval, são épocas de maior movimento e o empresário deve estar preparado para isso.

O Processo

O processo de trabalho resume-se em receber o automóvel do cliente, detectar o problema apresentado, informar ao cliente sobre o problema e definir o orçamento e prazo do serviço, para aprovação do cliente.

Diversificando o Serviço

Com a maior concorrência do setor, exige-se do futuro empreendedor que tenha no mínimo, criatividade e investimento, buscando:
- Aprender a trabalhar com carros importados, já que com a abertura econômica, os carros importados representam uma a boa parte do movimento de muitas oficinas;
- Oferecer serviços extras, como a retirada e entrega do veículo no local indicado pelo cliente ou, ainda, investir na aquisição de peruas, do tipo Towner, e transformá-la em unidade móvel. A van pode ser equipada com computador e ferramental básico, para diagnosticar problemas de um veículo ou fazer pequenos reparos;
- Parcerias (apoio externo) é tendência no setor, é possível estar ligado a uma bandeira, seja de uma montadora ou de uma empresa de autopeças, já que para as montadoras e importadoras de veículos, é interessante contar com oficinas aplicadas no ofício, pois acabam repassando serviços como revisão ou mesmo manutenção que não pode ser feita nas próprias concessionárias, no caso das autopeças cria-se um sistema parecido com o de consignação, onde as peças só são pagas à medida que forem sendo utilizadas.

Legislação

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