PAPELARIA

 
 

Apresentação

A papelaria é definida como estabelecimento onde se vendem papel e artigos de escritório, hoje em bairros de clientela de maior poder aquisitivo, já podemos notar uma mudança tanto no visual das papelarias, quanto nos tipos de serviços prestados, podendo até mesmo ter incorporado no seu interior um café, sala para leitura, ambientes para crianças.

No mercado atual a diversificação de produtos é enorme: Alfinete para Mapa , Almofada p/ Carimbo, Apontadores, Arquivos, Bandejas, Barbantes, Borrachas, Cadernos, Calculadoras/Relógios , Canetas Esferográficas, Canetas Hidrográficas, Canetas Lapiseiras, Canetas Multiuso, Canetas P/ Presente , Canetas Roller Ball, Capas , Carbono , Cartões , Cartões microserrilhados , Cartuchos P/ Impressoras , Clips , Colas, Compassos, Corretores de Texto, Displays, Elásticos, Embalagens P/ Presente , Envelopes , Estiletes, Estojos Escolares, Etiquetas InkJet, Etiquetas Manuais, Etiquetas Matriciais, Etiquetas diversas, Fichários, Filme P/ Fax, Fitas Adesivas, Fita Corr. P/ Máq. Escrever, Fitas P/ Impr. Matriciais , Fitas P/ Máq. Calcular, Fitas P/ Máq. Escrever, Fitas P/ PDV, Gaveteiros, Giz de Cera, Grafites , Grampeadores, Grampos, Guache, Lâminas, Lápis, Lapiseiras, Lapiseiras P/ Presente, Marcadores de Texto, Massa de Modelar , Numeradores , Papel, Pastas, Percevejos, Perfuradores , Plásticos P/ Encapar, Porta Durex , Porta Objetos , Pranchetas, Refil, Refil para fichário, Refil para pasta catálogo, Réguas, Tesouras , Tinta P/ Carimbo, Pistola para Cola Quente, entre outros.

Localização

A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

É fundamental que haja conhecimento prévio do potencial da região, para adequar-se às necessidades da mesma. A localização inadequada e a falta de variedade nos estoques são os principais riscos.

Divulgação

O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários.

Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático.

Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, feeling e futuro.

Mercado

Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial ao sucesso de seu negócio.

A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.
Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores, e o ambiente macroeconômico, é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.

Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar.

Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa analise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.
Neste ramo pode-se atingir diversos segmentos do mercado consumidor, independente de faixa etária, sexo, classe social ou profissão. Os principais concorrentes são as papelarias tradicionais, os supermercados e magazines. Uma papelaria pode atingir vários segmentos do mercado, mas também pode direcionar o negócio para públicos específicos, como colégios, escritórios e repartições.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 60 m2, que pode ser divida em dois ambientes, separados por um balcão/prateleira.
No fundo da loja deverá ser a área destinada ao estoque, e a outra área deve ser destinada aos balcões e prateleiras para exposição dos produtos e atendimento ao público.

Equipamentos

Os equipamentos que compõem uma papelaria são:

- Balcões, prateleiras, gôndolas, etc;
- Móveis e utensílios do administrativo;
- Computadores, telefone, fax, Caixa registradora, etc.

Investimento Inicial:
Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 30 Mil.

Pessoal

Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem os clientes, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário. Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente entre seus funcionários, cursos tipo: "Gestão de Pessoas", Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratório - A Arte de falar em Público, entre outros.

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este ter entre 2 e 4 funcionários, distribuídos entre balconistas, ajudantes e caixas.

Estoque

É importante controlar bem as quantidades do estoque inicial. Não só para evitar mercadorias encalhadas, como também para ter a chance de redefinir a linha de produtos, se necessário.

Diversificação

Vale observar que por conta do grande crescimento do mercado de informática, muitas papelarias estão se readaptando, no sentido de acompanhar estas transformações e garantir seu espaço. Assim, incorporam ao seu estoque tradicional suprimentos de informática (disquetes, formulário contínuo, no breaks, etiquetas, cartuchos para impressoras etc.), o que poderá funcionar como fator de diferenciação frente à concorrência. A entrega à domicilio pode ser um serviço oferecido, pois muitas empresas fazem uso desse tipo de serviço.

Começando

Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.

Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos. Tais informações e formações podem ser adquiridas através de treinamentos, cursos e palestras tipo: Administração Básica para Pequenas Empresas, Técnicas para Negociações, Lucratividade - Crescer - Sobreviver ou Morrer, Análise e Planejamento Financeiro, Controles Financeiros, Desenvolvimento Das habilidades Gerenciais, Gestão de pessoas, entre outros.

Alguns fatores que devem ser levados em consideração por parte do empreendedor:

- O sucesso desse empreendimento depende de muita criatividade, administração segura, diversificação dos estoques, decoração adequada e funcionalidade no arranjo físico do estabelecimento;
- É importante estar bem estruturado e organizar-se para atuar com profissionalismo, a fim de não por em risco o sucesso do empreendimento;
- É bom planejar antes o seu público para definir melhor a sua linha de mercadorias. Os tipos de produtos comercializados (qualidade, preço, diferenciação), juntamente com a localização, irão determinar o público a ser atingida.

Automação

Uma tendência cada vez mais presente nas empresas de serviços que buscam o sucesso. Podendo ser capaz de melhorar os serviços aos clientes, reduzir filas, agilizar a emissão de notas fiscais, entre outros. Caixas eletrônicas isoladas ou integradas, preenchimento de cheques automáticos, impressoras de notas fiscais nos caixas, terminais de informações ao cliente, entre outros.

Legislação

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Plano de Negócio

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