CHOPERIA

 
 

Apresentação

Egípcios, babilônicos, assírios e sumérios já fabricavam e degustavam sua cerveja há 6.000 anos. Era para tratamento de doenças e para cerimônias religiosas ou festivas. Era também alimento. Em Sumério a palavra cerveja significa pão líquido, pois os ingredientes para preparo de ambos são praticamente os mesmos. Gregos e romanos através dos mosteiros, difundiram as técnicas egípcias pela Europa, e também contribuíram para melhoria do sabor introduzindo o uso do lúpulo em substituição a outras ervas até então usadas.

Mercado

Um campo seleto dentro do mercado da cerveja está aberto a quem dispõe de alguma ciência para lidar com bebidas e cultua o charme do chope. No momento esta fatia representa apenas 3,5% do que o Brasil produz em termos de cerveja, mas o crescimento é evidente. O chope está sendo redescoberto, diante disto um novo mercado a ser explorado. Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que e porquê compram, como e quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso de seu negócio.

Na vida, a gente sabe que é nas adversidades que surgem as oportunidades. Com as empresas não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas algum dia enfrentou a adversidade e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, para hoje oferecer oportunidades e apresentar-se como ameaça ao concorrente.

Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores do produto que sua empresa irá "vender".

Localização

A escolha do local para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. Lembre que as atividades econômicas da maioria das cidades é regulamentada em conformidade com um Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar no imóvel escolhido por você. Esse deve ser seu primeiro passo para avaliar a implantação de sua empresa.

Feita a "Consulta Prévia ao PDU", certifique-se de que o local escolhido oferece a infra-estrutura adequada à sua instalação e propicie seu crescimento. É fundamental avaliar a facilidade do acesso para os clientes, lembrando aí que o perfil de sua clientela é determinante para essa definição. Por exemplo: em princípio, não adianta estar localizado num local com amplo estacionamento mas longe de pontos de ônibus se esse é um meio de transporte predominantemente utilizado por sua clientela.

Estrutura

Sugere-se como área mínima 80 m2, e que na elaboração do projeto e no direcionamento da decoração leve-se em conta a faixa etária do consumidor habitual.

Ter estacionamento em frente ou próximo. O arranjo físico deve ser harmonioso tanto na distribuição dos espaços como na decoração. Internamente o ambiente deve ser dividido em duas partes, uma destinada ao atendimento ao público (balcão, mesas, etc..), e outra para a cozinha e o estoque.

Equipamentos

A posição e a distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração dos serviços a serem executados por sua empresa a fim de atingir satisfatoriamente a produção desejada. Assim, você deve lembrar que a harmonia entre o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) e o layout externo (vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) e os benefícios decorrentes são algumas das impressões que o cliente levará de sua empresa.

Alguns equipamentos necessários:

- Chopeiras elétricas;
- Balcões de frios;
- Balcões frigoríficos;
- Geladeiras;
- Liquidificadores;
- Freezers,.... etc.

Obs. A compra da chopeira merece atenção: a elétrica é mais econômica e prática, mas a mecânica - com câmara frigorífica e serpentina longa - garante qualidade à bebida.
Pode-se levar em conta a possibilidade de que uma das companhias fabricantes de chope mostre interesse em subsidiar desde a compra da chopeira até os letreiros luminosos caso haja previsão de movimento significativa.

Investimento Inicial

O valor estimado para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio depende do porte e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma choperia de pequeno porte, montada numa área de 100m², o valor fica em torno de R$ 150.000,00.

Existe também a opção de franquia. O investimento em uma unidade do Quiosque Chopp da Brahma, por exemplo, é de R$ 90.000,00.

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.


Pessoal

O número de funcionários é variável de acordo com a estrutura a ser adotada pelo empreendedor, sendo que, o número mínimo é de 4 funcionários.
Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem.

É por essas características e alguns atributos - como a habilidade em ouvir e atender os clientes, boa vontade, persistência e paciência, naturalidade na orientação dos clientes, poder de negociação, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e o perfil dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento - que você deve orientar-se ao recrutar e selecionar seus funcionários.

Todas as pessoas que trabalham com você devem ter algumas características para saber atender bem, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário. Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente para você e seus funcionários. Conheça aqui os cursos que vão aprimorar seu conhecimento empreendedor http://www.sebrae-sc.com.br/treinamento

Qual a diferença entre cerveja e chopp ?

Basicamente até a filtração só existe um único produto. Depois de filtrada, parte da produção vai para as latas e garrafas e serão pasteurizadas - é a cerveja. Outra parte irá para barris e não será pasteurizada - o chopp. A diferença está na pasteurização. E ela influi negativamente no paladar da cerveja.

Contudo grandes fabricantes nacionais, objetivando redução de custos, passaram a pasteurizar também seu chopp visando garantir maior prazo de validade, permitindo transporte a maiores distâncias, redução nos cuidados de conservação, redução nas reclamações dos clientes, e ampliação na freqüência de limpeza de equipamentos de extração

Manuseio

O cuidado é item essencial na manipulação do chope, que ao contrário da bebida em garrafa, é semi-pasteurizado e , portanto, requer mais zelo. Esta característica tira parte da responsabilidade do fabricante pela qualidade final do chope e lança um desafio para quem trabalha com o produto.

Cuidados para qualidade do produto

Evitar a todo custo a excessiva movimentação dos barris durante o transporte; "tirar" o chope de uma só vez, com colarinho, (conserva a temperatura e mantém o sabor); não manter estoques por muito tempo (depois de três dias, o chope já não tem o mesmo sabor), dentre outros, são detalhes que podem assegurar o sucesso do empreendimento.

Começando

Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.

Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos.

Divulgação

O ditado popular diz que "a propaganda é a alma do negócio", mas a gente pode continuar dizendo que os "músculos" também são importantes. Assim, entendemos que dotar os clientes internos (os funcionários, os "músculos" do negócio) de informações sobre os produtos oferecidos é tão ou mais importante que, efetivamente, vendê-lo ao cliente externo.

Voltando à "alma do negócio", concluímos que para atingir o consumidor e garantir as vendas, você deve planejar o seu marketing. E como fazer isso ? Bem, a primeira sugestão é partir para uma análise da sua realidade: Identifique quais são os custos de seus serviços, adapte-os e busque a otimização de sua alocação. Mantenha seus consumidores motivados partindo para uma revisão da sua estrutura de comercialização avaliando, paralelamente, se essa estrutura atinge seu mercado-alvo com sucesso. Não perca de vista que o marketing deve ser contínuo e sistemático.

Considere ainda que num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, "feeling" (sensibilidade) e futuro.

Automação

Essa é uma tendência cada vez mais presente nas empresas que buscam o sucesso e você deve avaliar a possibilidade de adotar algum equipamento que possa tornar seu "processo produtivo" mais ágil e econômico. Investigue de que forma a adoção de um equipamento dessa natureza pode ser capaz de incrementar seus lucros na medida em que ele melhora os serviços aos clientes, reduz filas, agiliza a emissão de notas fiscais, entre outros (ex.: caixas eletrônicas isoladas ou integradas, preenchimento de cheques automáticos, impressoras de notas fiscais nos caixas, terminais de informações ao cliente, etc) .

Risco

O grau de risco é baixo, dependendo das estratégias de marketing e atendimento empregadas, mas o retorno do investimento não deve ser esperado para antes de 24 meses após a abertura do negócio.

Fatores que influênciam no sucesso

Alguns fatores são de extrema importância para o sucesso deste empreendimento, tais como:

- Boas instalações físicas do ambiente;
- Localização do estabelecimento;
- Higiene;
- Cardápio complementar;
- Forma de atendimento;
- Qualidade da música (ambiente ou ao vivo), dentre outros pontos que definem o sucesso de uma choperia.

Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos: UBRAFE

Legislação

Os passos para registro de uma empresa comercial

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso
Empresário faz sucesso com chopeira que enche 56 copos em 1 minuto. Máquina inventada por americano está virando sensação no mundo cervejeiro

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401

Sites Interessantes

Pesquise o assunto também no site do -Serviço Brasileiro de Resposta Técnica- http://www.respostatecnica.org.br que é uma rede de informações via internet que fornece informações a empreendedores, micro, pequenas e médias empresas, de qualquer ponto do país. Para utilizar gratuitamente os serviços do SBRT, é necessário apenas cadastrar-se no portal.

- Datamaq - http://www.datamaq.org.br/sebrae/ - Os empresários poderão consultar mais de quatro mil indústrias, 43 setores, cinco mil máquinas e equipamentos, além de 291 instalações. É um excelente espaço para as micro e pequenas empresas que necessitam de informações sobre fabricantes de máquinas, especificações técnicas e sobre aplicação no processo produtivo.