INDÚSTRIA DE EMBALAGEM MARMITEX

 
 

Apresentação

A indústria brasileira de alimentos vem apresentando, nos últimos anos, um expressivo crescimento. O setor de refeições prontas tem-se desenvolvido bastante e isso se deve, basicamente, à ação dos pequenos negócios, que são responsáveis por uma grande parcela da produção colocada no mercado. Nesse cenário de rápido crescimento surgiram oportunidades de investimentos ligadas ao setor, mais especificamente às atividades que exploram as chamadas "refeições rápidas" - restaurantes self-service, lanchonetes fast food, etc. A fabricação de embalagens de alumínio, conhecidas vulgarmente por "quentinhas" ou "marmitex", beneficia-se desse desenvolvimento, pois fornece um produto fundamental para essas atividades.

Oportunidade

A oportunidade de instalação deste tipo de indústria está em regiões ou cidades com grande densidade populacional e com grande concentração de empresas alimentícias que usam embalagens de alumínio.

Riscos

Os riscos de instalação podem ser resumidos em dois pontos fundamentais: Mercado dominado por grande empresas e a dificuldade para comprar matéria-prima ou negociar os prazos de pagamento. Um aspecto que acaba exigindo um capital de giro maior para começar o negócio.

Mercado

-Consumidor - São os pequenos restaurantes "self service", as lanchonetes com opção para viagem, as cozinhas caseiras que servem refeições, distribuidoras, atacadistas, restaurantes, lanchonetes, bufês, pequenos supermercados, empresas de refeições coletivas, cozinhas industriais, fornecedores de alimentos para viagem, etc.

-Fornecedor - Os fornecedores de equipamentos são as menores metalúrgicas ,capazes de produzir as máquinas de acordo com sua encomenda. O alumínio 0,25 a 0,30 mm pode ser comprado nos representantes ou atacadistas especializados.

Clientes

De acordo com empresário do ramo, os clientes podem ser de vários tipos, tais como: bares, restaurantes, temos até lojas de produtos descartáveis, cozinhas industriais, postos de gasolina.

Concorrência

Além das grandes indústrias, são concorrentes também pequenos negócios, legalizados ou não. Para analisar a concorrência, é preciso observar a existência de pequenas fábricas, seus volumes de produção, a qualidade de produtos e seus preços médios. Se possível, analisar ainda a fatia do mercado de cada um.

Localização

A fábrica deve ser instalada em local que disponha da infra-estrutura básica e onde o Plano Diretor Urbano (PDU) da prefeitura permita.

Área

O imóvel sugerido é um galpão ou barracão de 60 m2, mas desde que observada a Lei de zoneamento do município, o negócio também pode ser instalado em salas comerciais, garagens ou residências.

Equipamentos

As máquinas e quantidades necessárias para a produção sugerida a seguir (96 mil unidades mensais) são as seguintes: 01 Prensa Semi Automática com capacidade para 1. 200 unidades/h; 01 cortadeira circular semi automática; 01 Guilhotina automática; 01 Mesa da madeira 2,00 x 0,90 m; 02 armários para estocar produtos básicos.

Investimento Inicial em Máquinas e Equipamentos

O investimento inicial é estimado em R$ 54.000,00 e envolve máquinas, equipamentos e uma reserva capital de giro para o primeiro mês de funcionamento.

Exige ainda
-Área Mínima: 60 m²

Disposição dos Equipamentos

Nos fundos da indústria devem ficar os equipamentos básicos: prensa semi-automática, cortadeira circular e guilhotina. Ao lado da prensa, é colocada uma mesa grande de madeira (2,00 x 0,90 m). No centro, dividindo a área em dois ambientes, fica um armário para estoques dos materiais acabados.

Processo Produtivo

As embalagens de alumínio do tipo "marmitex ou quentinha" são feitos por um processo simples, já que a matéria-prima será comprada diretamente do produtor. Primeiramente, o produtor irá comprar as bobinas de folha de alumínio já prontas, irá colocar a bobina em um cavalete, com uma roldana que facilitará o corte da folha na largura adequada a embalagem. Depois, de cortadas, as folhas passam pela cortadeira circular para dar a forma final. Para dar o acabamento final, essas peças circulares passam por uma prensa semi-automática. A fabricação das marmitas necessita de dois tipos de alumínio, uma para a parte onde irá acondicionar o alimento e outra para fazer a tampa.A fabricação da tampa é mais simples já que só irá passar pela guilhotina e pela cortadeira circular.

Volume de Produção

Para o volume de produção previsto (96 mil unidades/mês) há exigência de jornada de trabalho de 8 horas por dia, durante 24 dias por mês. Deve ser estipulado um programa de produção constando a quantidade diária de peças produzidas, plano de produção e previsão de máquinas necessárias para essa produção. Aconselhamos que sejam produzidas em média 4000 peças por dia ou 96000 unidades mensais, dentre as quais poderão ser planejadas como segue Embalagens de alumínio nº 7, produção mensal de 19.200 unidades; Embalagens de alumínio nº 8, produção mensal de 67.200 unidades e embalagens de alumínio nº 9, produção mensal de 9.600 unidades.

Controlando as Perdas

Algumas empresas adotam como mecanismo de controle das perdas a aplicação de diversos testes e ensaios antes de iniciar a produção. O objetivo é o melhor aproveitamento do insumo básico, já que o índice de perda nesse ramo gira em torno dos 30%. A compreensão fica fácil quando se lembra que é a partir de folhas em formato quadrado que saem os marmitex de formato (nada mais nada menos que) redondo. Assim, com tal nível de perdas inerente à atividade, o empresário do segmento não pode se arriscar a ter outras fontes de evasão de recursos, como inadimplência de clientes. Um conselho é selecionar bem a clientela. É melhor manter uma carteira menor, mas com fregueses confiáveis.

Mão-de-obra

Não há necessidade de mão de obra especializada, já que os equipamentos são simples e de fácil operação.

Matéria_Prima

A matéria-prima é composta de alumínio em duas espessuras : 0,30 mm para a base e 0,25 mm para a tampa. Sua aquisição deve ser cuidadosa, é bom lembrar que o valor negociado para a compra da matéria-prima é um dos fatores que separa, de forma extremamente tênue, o lucro do prejuízo. É que o alumínio, principal matéria-prima usada e que representa 90% dos custos totais de produção é uma commodity cuja cotação varia conforme o mercado internacional.

Legislação

Os passos para registro uma empresaindustrial

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401

Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos:
UBRAFE