ESTACIONAMENTO

 
 

Apresentação

Os grandes centros urbanos estão passando atualmente por uma situação drástica de excesso de veículos nas ruas.

Onde então estacionar todos estes automóveis se cada vez é mais difícil encontrar ruas nas quais seja permitido estacionar?

A resposta a esta pergunta é o estacionamento, que vem se tornando um modo cada vez mais confiável e seguro de guardar o automóvel.

Mercado

A concorrência no setor é grande, por isso é importante conhecer as regiões com maiores carências desse serviço, sendo que a concorrência é grande nas regiões onde o fluxo de automóveis é maior, nestas regiões sempre há espaço para novos estabelecimentos.
O mercado tende a expandir, visto que, na maioria das cidades do Brasil, soluções que contemplem o uso em maior escala de transporte coletivo só virão a longo prazo e, com isso, a frota de veículos só tende a crescer.

Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial ao sucesso de seu negócio.

A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.

Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.
Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar.

Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa analise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.

Localização

A escolha do ponto é fator fundamental para que o empreendimento tenha sucesso. Existem basicamente duas regiões para se implantar um estacionamento: aquelas que estão perto de zonas comerciais onde os prédios, escritórios e comércio predominam e outra em locais com alta circulação de automóveis, geralmente perto de bares, cinemas, restaurantes, hotéis e metrô. A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

Estrutura

O estacionamento deve contar com uma boa estrutura, ou seja, a àrea destinada à instalação do estacionamento deverá ser protegida por muros ou cercas, além de possuir uma guarita com cancela. O pátio do estacionamento poderá ser recoberto de pedregulho, cimento ou asfalto e as vagas poderão ser demarcadas para que se aproveitem todos os espaços e se evite o estacionamento em lugares impróprios. O estacionamento pode ser iluminado por alguns postes de luzes, que garantirão maior segurança aos usuários.

Pode-se contar também com lavagem de carros e até mesmo uma pequena lanchonete, não se deve esquecer da área reservada para o escritório.

Equipamentos

Os equipamentos básicos são:

- Relógio-datador, (para registros de horários de entrada e saída dos automóveis);
- Mesas, cadeiras, caixa registradora, iluminação, portões e, sistema de segurança;
- Móveis e materias de escritórios;
- Computador, telefone e fax, etc....

Investimento Inicial

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 41.500,00 , incluindo asfalto, cobertura das vagas e a informatização.

-Capital de Giro: R$ 1.500,00
-Investimento em equipamentos e instalações: R$ 40.000,00
-Faturamento bruto mensal previsto: R$ 15.000,00

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Pessoal

A mão-de-obra não é especializada, porém, os funcionários deverão possuir carteira de habilitação e, principalmente, saber manobrar. É aconselhável que o empreendedor teste as habilidades de seus funcionários e os oriente muito bem sobre cuidados a serem tomados na operação dos veículos e atenção aos clientes.

Para um excelente atendimento aos clientes as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento. Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente entre seus funcionários, cursos tipo: "Gestão de Pessoas", Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratório - A Arte de falar em Público, entre outros.

A Rotina do Trabalho

A rotina de trabalho de um estacionamento é bastante simples e irá variar de acordo com as características da região onde estiver instalado.

Sistema de Trabalho

Os estacionamentos, em geral, trabalham com sistema de pagamento por hora, turno, dia e mês. O empreendedor pode criar um esquema de promoções especiais para incentivar os clientes que usam o serviço com freqüência. Uma boa sugestão é firmar convênios com empreendimentos comerciais, como restaurantes, farmácias, bancos, etc. A oferta do serviço pode ser por períodos avulsos ou por contratos mensais. No caso dos avulsos o proprietário do automóvel paga o estacionamento pelo prazo mínimo de permanência que varia de acordo com a área. Com relação aos mensalistas deve-se ter um cartão de identificação que é apresentado na entrada e na saída do estabelecimento. A mensalidade costuma ser cobrada adiantada e o prazo de permanência dependerá do critério do proprietário, que pode ser por períodos ou oferecer serviço 24 horas, sendo necessária a contratação de um vigia.

O seguro

O pagamento do seguro não é obrigatório, mas, pela própria segurança do dono do estacionamento, é aconselhável se fazer um seguro, pois caso haja roubo ou dano do veículo, pelo Código de Defesa do Consumidor, o proprietário do estacionamento deverá ressarcir o dono do veículo.

O diferencial

O que vai diferenciar será a qualidade do serviço prestado como, por exemplo, vagas cobertas (ajuda atrair mais clientes) ou não, boa apresentação com piso de pedras soltas ou cimentado e bom atendimento.

Ter serviços adicionais, tais como: período noturno, serviços de vans para buscar os clientes nos prédios/locais das imediações, lavagem e polimentos e descontos para grupos de funcionários de uma mesma empresa, acabam atraindo mais clientes.

Divulgação

O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários.

Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático.

Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, feeling e futuro.

Lembrete

Um fator importante que deve ser avaliado pelo empreendedor, é que além de se ter uma boa localização, deve-se também, atentar-se para o número de habitantes da cidade, já que, segundo especialistas do ramo, cidades que tenham um número de habitantes inferior a 200 Mil, não é aconselhável.

Numa economia que tende à estabilização, saber definir o preço certo dos serviços oferecidos é uma das decisões mais importantes na sua futura empresa. O desejo do consumidor e a expectativa de ganho do proprietário - O consumidor sempre deseja pagar menos e ter mercadorias de qualidade, enquanto o sonho do empresário é obter o melhor retorno, com o menor risco. Essas informações podem ser adquiridas através de cursos tipo - "Formação de preços".

Legislação

Os passos para registro de uma empresa prestadora de serviços

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

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