FÁBRICA DE BIJUTERIAS

 
 

Apresentação

Enfeitar-se usando os mais variados objetos, dos mais diversos materiais, sempre fez parte de todas as culturas. O ser humano é, antes de tudo, um animal vaidoso, que busca na natureza e em outros objetos elementos que possam ressaltar suas qualidades naturais. Os povos primitivos utilizavam penas de pássaros, ossos e dentes de animais, plantas e tudo mais que os fizessem sentir-se belos e poderosos.

Assim o ramo de bijuterias conquistou os mercados e atualmente é mais atraente do que o de jóias preciosas, pois além do medo de assaltos o investimento em jóias é muito oneroso.

Mercado

O primeiro e mais importante passo para o planejamento de uma empresa é a identificação do seu público alvo. O seu consumidor, ou melhor, o seu cliente, é a razão de ser do seu negócio. No ramo de bijuterias, o importante é estar atento ao mundo da moda e acessórios. Saber quais as últimas tendências de cada estação ajuda bastante na hora de definir a linha de produção. Por exemplo, não adianta nada querer lançar uma linha de balangandãs "a la Carmem Miranda" em pleno inverno, quando a moda das roupas segue um estilo mais sóbrio e comportado.

Divulgação

Para bens de consumo a divulgação é direcionada para o consumidor final, e tem por objetivo estimular o consumo e fixar a marca do produto, fidelizando o consumidor. Este é um setor da economia que faz maior e melhor o uso da propaganda, pois ela representa a principal força de comunicação e venda devido à diversificação dos produtos e a facilidade de substituição. Portanto quanto maior o universo de público a ser atingido, através dos mais diversos meios de comunicação (TV, outdoor, rádio etc) maior será o retorno do investimento em divulgação, motivando a reação imediata de consumo e o impulso de compra.

É necessário atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático, sempre com o foco no cliente potencial.

Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação as principais características de seu comportamento de compra que são: funções, finanças, facilidade, feeling (sentimentos) e futuro(cliente fiel).

Localização

Uma coisa que você deve levar em conta na hora da escolha do ponto é que a sua maior preocupação deve ser com a área destinada à produção, uma vez que, como fábrica, suas vendas devem ser concentrar no atacado e não no varejo Ainda assim, é conveniente que seu estabelecimento fique bem localizado, de modo que você tenha uma opção de deixar um espaço reservado para as vendas no varejo, o que pode atrair mais clientes para o seu produto.

O ponto perfeito nem sempre corresponde ao imóvel ideal. Para o pequeno empresário, a não ser em situações especiais, é melhor alugar do que comprar uma loja. Os riscos são menores e sobrará mais dinheiro para os investimentos. Na hora de escolher o imóvel, considere o tamanho, as condições gerais de pintura e piso, as instalações elétricas e hidráulicas.

Estrutura

A empresa será dividida em 3 ambientes diferentes: uma área de produção, uma área de administração, uma área de vendas por atacado e uma de vendas no varejo. Para isto será necessário uma área de aproximadamente 80 m².

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Produção

Para se produzir e comercializar bijuterias, o empresário precisa ter conhecimento sobre o assunto. Na maioria dos processos de produção, a falta de técnicas adequadas provoca problemas, como a ausência de qualidade e conseqüente perda de credibilidade do produto.

O processo de produção de bijuterias varia muito de peça para peça e de uma fábrica para outra. Garantir a beleza e a qualidade das peças que se vai oferecer no mercado é a melhor forma de conquistar novos clientes. O primeiro passo para produzir uma peça é identificar a diferença de cada peça, por exemplo a montagem de um colar: pode ser uma coleira, uma gargantilha na altura da garganta, em torno de 40cm, colara na altura do colo, em torno de 60 cm; "soutoir" longo sem fecho, no mínimo 80 cm... e assim por diante. O empreendedor deve lembrar que seu produto é seu melhor cartão de visitas.

Equipamentos

Os principais materiais e equipamentos são:
Máquinas de costuras;
Mesa de madeira para montagem;
Balança;
Estante aberta de aço para armazenar matéria-prima;
Estante fechada para armazenar produtos acabados;
Armário com pequenas gavetas para armazenar pequenos acessórios;
Fechos para bijuterias, argolas pequenas, miçangas, cristais, fios (náilon, cordões encerados), alfinetes de bijuterias;
Alicates - de ponta redonda, ponta chata e cortante;
Pingentes, pedras, tubos de acrílico e de metal;
Embalagens para as peças prontas;
Balcão e vitrine;
Prateleiras de vidro;
Grades de parede expositora de produtos;
Materiais, móveis e utensílios de escritório.

Peças

Assegurar a exclusividade das peças produzidas por sua fábrica pode garantir um diferencial, que fará com que você se torne conhecido rapidamente no mercado e adquira credibilidade.

Uma forma de você garantir, senão a exclusividade de cada peça mas, pelo menos, a originalidade de cada linha que lançar no mercado, é contratar o trabalho de um designer. Se você levar jeito para a coisa, o ideal é que você mesmo se especialize em cursos próprios e se torne o designer de sua fábrica.

Mão-de-Obra

Uma dica é proporcionar aos funcionários a oportunidade de fazer cursos especializados no setor, em escolas próprias. Ao oferecer o treinamento, você estará incentivando o funcionário, que valorizará cada vez mais a empresa onde trabalha.

Na hora da seleção do pessoal, o principal critério que deve ser adotado por você na escolha dos funcionários é verificar se o candidato em questão tem alguma afinidade com o produto e com o público com o qual vai tratar e, principalmente, se tem disposição para aprender. Você deve verificar se os candidatos são criativos e têm senso de responsabilidade. Boa educação e habilidade no tratamento com o público, como já comentamos anteriormente, são requisitos importantes.

Os salários dos funcionários devem corresponder, no mínimo, ao piso salarial da categoria na região, definido por acordo coletivo. Mas normalmente eles são um pouco maiores do que isso, estabelecidos pelos próprios mecanismos de mercado.

Investimento

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de R$ 30.000,00.

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Fornecedor

Em todo tipo de negócio, o bom relacionamento com os fornecedores é vital para o sucesso. O resultado do seu empreendimento vai depender, em grande parte, dos seus fornecedores, especialmente os de matéria-prima. Para as pequenas empresas, o ideal é que as compras sejam feitas junto a distribuidoras de produtos, já que, para vendas diretas, as indústrias exigem uma cota mínima de mercadorias, normalmente superior às suas necessidades. É importante que o empreendedor identifique o fornecedor adequado para cada tipo de material utilizado na confecção das bijuterias.

Pessoal

Uma dica é proporcionar aos funcionários a oportunidade de fazer cursos especializados no setor, em escolas próprias. Ao oferecer o treinamento, você estará incentivando o funcionário, que valorizará cada vez mais a empresa onde trabalha.

Na hora da seleção do pessoal, o principal critério que deve ser adotado por você na escolha dos funcionários é verificar se o candidato em questão tem alguma afinidade com o produto e com o público com o qual vai tratar e, principalmente, se tem disposição para aprender. Você deve verificar se os candidatos são criativos e têm senso de responsabilidade. Boa educação e habilidade no tratamento com o público, como já comentamos anteriormente, são requisitos importantes.

Os salários dos funcionários devem corresponder, no mínimo, ao piso salarial da categoria na região, definido por acordo coletivo. Mas normalmente eles são um pouco maiores do que isso, estabelecidos pelos próprios mecanismos de mercado.

Começando

Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.

Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos. Tais informações e formações podem ser adquiridas através de treinamentos, cursos e palestras tipo: Momento de decisão ser ou não se empresário; Montando seu próprio negócio; Como planejar seu negócio e outros que podem ser acessados: Treinamento Empresarial - cursos presenciais que capacitam para abertura e administração de micro e pequenas empresas nas diversas áreas.

PRODUÇÃO - Para se produzir e comercializar bijuterias, o empresário precisa ter conhecimento sobre o assunto. Na maioria dos processos de produção, a falta de técnicas adequadas provoca problemas, como a ausência de qualidade e conseqüente perda de credibilidade do produto.

O processo de produção de bijuterias varia muito de peça para peça e de uma fábrica para outra. Garantir a beleza e a qualidade das peças que se vai oferecer no mercado é a melhor forma de conquistar novos clientes. O primeiro passo para produzir uma peça é identificar a diferença de cada peça, por exemplo a montagem de um colar: pode ser uma coleira, uma gargantilha na altura da garganta, em torno de 40cm, colara na altura do colo, em torno de 60 cm; "soutoir" longo sem fecho, no mínimo 80 cm... e assim por diante. O empreendedor deve lembrar que seu produto é seu melhor cartão de visitas.

PEÇAS - Assegurar a exclusividade das peças produzidas por sua fábrica pode garantir um diferencial, que fará com que você se torne conhecido rapidamente no mercado e adquira credibilidade.

Uma forma de você garantir, senão a exclusividade de cada peça mas, pelo menos, a originalidade de cada linha que lançar no mercado, é contratar o trabalho de um designer. Se você levar jeito para a coisa, o ideal é que você mesmo se especialize em cursos próprios e se torne o designer de sua fábrica.

FORNECEDOR - Em todo tipo de negócio, o bom relacionamento com os fornecedores é vital para o sucesso. O resultado do seu empreendimento vai depender, em grande parte, dos seus fornecedores, especialmente os de matéria-prima. Para as pequenas empresas, o ideal é que as compras sejam feitas junto a distribuidoras de produtos, já que, para vendas diretas, as indústrias exigem uma cota mínima de mercadorias, normalmente superior às suas necessidades. É importante que o empreendedor identifique o fornecedor adequado para cada tipo de material utilizado na confecção das bijuterias.

Publicações

EDITORA ESCALA - REVISTAS ESPECIALIZADAS EM BIJUTERIAS
http://www.escala.com.br/grupos.asp?grupoid=10&categoriaid=12

Clientes

Os principais clientes da fábrica de bijuterias são varejistas que vendem produtos femininos ou lojas especializadas em bijuterias.
A maioria dos consumidores de bijuterias são mulheres, com bom poder aquisitivo, jovens e que trabalham ou moram próximo a loja da fábrica ou dos revendedores, porém os homens também estão ficando adeptos a compra de bijuterias, seja para presentear ou para si mesmo.

Diversificação

Toda empresa deve buscar uma estratégia de diversificação de seus produtos ou serviços, com a criação de algo que seja considerado novo e único, dentro do âmbito de mercado que atua. Os meios para que esta diferenciação seja gerada neste tipo de negócio está em oferecer serviços extras tais como: visitas e entregas em domicílio, pessoal bem treinado e qualificado, atendimento personalizadas (customizadas) de acordo com a necessidade de cada cliente, além de estar representando uma empresa com uma marca de grande confiabilidade no mercado e produtos de qualidade e inovadores. A diferenciação quando implantada e bem sucedida traz retornos para a empresa acima da média, pois consegue a lealdade dos consumidores, menor sensibilidade ao preço, melhor posicionamento em relação aos concorrentes, aumento na margem de lucro que facilita a negociação com os compradores e fornecedores.

Automação

Uma tendência cada vez mais presente nas empresas de serviços que buscam o sucesso. Podendo ser capaz de melhorar os serviços aos clientes, reduzir filas, agilizar a emissão de notas fiscais, entre outros. Caixas eletrônicas isoladas ou integradas, preenchimento de cheques automáticos, impressoras de notas fiscais nos caixas, terminais de informações ao cliente, entre outros, também ajudam a melhorar a qualidade e rapidez no atendimento.

Lembretes

Numa economia que tende à estabilização, saber definir o preço certo dos serviços oferecidos é uma das decisões mais importantes na sua futura empresa. O desejo do consumidor versus a expectativa de ganho do proprietário - O consumidor sempre deseja pagar o menos e ter mercadorias de qualidade, enquanto o sonho do empresário é obter o melhor retorno, com o menor risco. Essas informações podem ser adquiridas através de cursos tipo - "Formação de preços".

Cursos

Serviço Nacional do Comércio - SENAC
Site: http://www.senac.com.br

DISK BIJU
Rua Campelo, 210 - São Paulo / SP
Tel.: (0XX11) 6997-9000/6997-9006/6997-9012/6997-4000
Site: http://diskbiju.com.br/

Legislação Específica

Legislação

Os passos para registro de uma empresa industrial

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401

Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos: UBRAFE

Sites Interessantes

Pesquise o assunto também no site do Serviço Brasileiro de Resposta Técnica que é uma rede de informações via internet que fornece informações a empreendedores, micro, pequenas e médias empresas, de qualquer ponto do país. Para utilizar gratuitamente os serviços do SBRT, é necessário apenas cadastrar-se no portal.

Entidades

IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos
Brasília / DF
SCN, Centro Empresarial Encol, Bl A, Sl 1103/1105 - CE Liberty Mall
CEP: 70712-903
Tel. (0XX61) 33263926 Fax: (0XX61) 3328-6721
Site: http://www.ibgm.com.br/
São Paulo / SP
Rua Teixeira da Silva, 433 - Paraíso
CEP: 04002-031
Tel.: (0XX11) 3016-5850

ABGA - Associação Brasileira dos Gemólogos & Avaliadores de Gemas e Jóias
Av. Graça Aranha 19, gr. 403 - Centro
Rio de Janeiro / RJ
Tel.:(0XX21) 3286-9349
E-mail: abgarj@aol.com

ABGM - Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia
Rua Barão de Itapetininga, 255 - 12º andar
Cj. 1213/1214
São Paulo / SP
Tel.:(0XX11) 3231-0916 Fax: (0XX11) 3259-9801
E-mail: abgm@uol.com.br

SNCAPP - Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Pedras Preciosas
Av. Graça Aranha, 19 - GR404 - 4º andar
Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20030-002
Tel.:(0XX21) 2220-8004/2240-5520
Fax:(0XX21) 2510-3944
E-mail: ajorio@ajorio.com.br

Fornecedores

INDÚSTRIA DE BIJOUTERIAS SIGNO ARTE
R. Tomaso Tomé, 350, Bairro Olímpico
São Caetano do Sul / SP
CEP: 09571-340
Telefax: (0xx11) 4232-6344
E-mail: signoarte@signoarte.com.br
Site: http://www.signoarte.com.br

ARMARINHO DONATELLI - BIJUTERIAS E AVIAMENTOS
Rua Aleixo Neto, 596 Lj7 - Praia do Canto
Vitória / ES
CEP: 29057-200
Tel.: (0XX27) 3227-1234

SANBIJU
Ladeira Porto Geral, 103 - Sl 208
Centro - São Paulo / SP
Tel.: (0XX11) 3326-0149
Site: http://www.sanbiju.com.br/

DISK BIJU
Rua Campelo, 210 - São Paulo / SP
Tel.: (0XX11) 6997-9000/6997-9006/6997-9012/6997-4000
Site: http://diskbiju.com.br/

HYANDRA BIJOUTERIAS LTDA.
Rua São Paulo, 656 - 2º andar - 31B
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS
CEP: 30.170-130
TELEFONE: (31) 3201-1532
FAX: (31) 3201-1532
Fornece bijuterias prontas e peças para montagem.

ARTE NOVA IND. COM. BIJUTERIAS GERAL LTD
Ladeira Porto Geral, 106- 2º Andar sl211
SAO PAULO - SAO PAULO
CEP: 01022 000
TELEFONE: (11)3228-1733
FAX: (11) 3227-5965
Fornece peças para montagem de bijuterias.

LEILA BIJOUTERIAS
Ladeira Porto Geral, 106/ sl 201 e 214
SAO PAULO - SAO PAULO
CEP: 01022-000
TELEFONE: (11) 3326-3213
FAX: (11) 3326-3213
Fornece material para fabricação: nylon, alicates, colas, etc., todo tipo de peça e acessórios para a confecção.

ANGELO BIJUTERIAS LTDA
Ladeira Porto Geral, 106/5º andar sl 507
SAO PAULO - SAO PAULO
CEP: 01022-000
TELEFONE: (11) 3313-1670
FAX: (11) 228-4494
Fornece peças para montagem, oferece cursos de bijuterias.
Site: www.angelobijoux.com.br
e-mail: bijorin@angelobijoux.com.br

Máquinas e Equipamentos

CRIA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES
Rua Francisco Tramontano ,121Morumbi
SAO PAULO - SAO PAULO
CEP: 05686-010
TELEFONE: (11) 3758-1715
FAX: (11)3758-1715
Fornece equipamento p/ indústria de jóias, bijuterias e pedras. Possui um centro de treinamento onde são ministrados cursos de como operar as máquinas.
e-mail: cria@infocria.com.br

CARDINALE ELETRÔNICA COM REP IMP EXP LTD
Rua Gomes Nogueira, 462 Ipiranga
SAO PAULO - SAO PAULO
CEP: 04265-010
TELEFONE: (11) 6161-3378
FAX: (11) 6914-5030
Fornece equipamentos de folheação a ouro 24 Kt e prata, portáteis da marca Gold Effects.
www.cardinale.com.br
e-mail: cardinale@cardinale.com.br

TOQUE DE MIDAS / PAZINI IND. METALÚRGICA
Av. Centenário, 320 Barigui
ARAUCÁRIA - PARANÁ
CEP: 83707-610
TELEFONE: (41) 3643-1616
FAX: (41) 3643-1616
Sistema moderno de eletrodeposição de metais. Através deste sistema pode-se recobrir quase todos os tipos de peças, móveis ou fixas, de metal, plástico, latão, couro, madeira, pedra, gesso, resina, folhas e outros com metais como: prata, bronze, cobre, níquel, estanho etc.
e-mail: midas@toquedemidas.com.br
www.toquedemidas.com.br

Bibliografia
AZEVEDO, João Humberto de. Como abrir seu próprio negócio: Fábrica de bijuterias. 3 ed. Porto Alegre: SSEBRAE/RS, 2001.

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Abril/ 2005. Nº 195. P. 104.

AIUB, George Wilson; ANDREOLLA, Nadir; ALLEGRETTI, Rogério Della Fávera. Plano de Negócios: Serviços. 2 ed. Porto Alegre : Ed. SEBRAE/RS, 2000.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.

CHAGAS, Fernando Celso Dolabela. O segredo de Luísa - uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce um empreendedor e se cria uma empresa. 14 ed. São Paulo: Cultura Editores e Associados, 1999.