ESCOLA DE MODELOS / MANEQUINS

 
 

Apresentação

A moda é o "Império do Efêmero" mas, construir essa imagem e exibí-la exige conhecimentos técnicos que só uma das mais sólidas instituições pode oferecer. Uma escola de modelos e manequins é aquela instituição que tem como objetivo capacitar pessoas-através de profissionais especializados- a interpretar qualquer tipo de traje com harmonia, naturalidade e segurança; O aprendizado numa escola desse gênero visa ainda orientar as pessoas na adoção de atitudes que viabilizem um convívio social mais harmonioso transformando-a num ser socialmente elegante.

Tendência

Apostando em uma nova vertente do mundo da moda, algumas escolas estão investindo em um novo nicho do mercado: os cursos para Senhoras e Terceira Idade. A idéia pioneira e inovadora surgiu no Rio de Janeiro pelo produtor Eduardo Araújo. O curso, há 10 anos, forma mulheres dos 30 anos, aos que ousamos chamar de "terceira juventude" ou, como preferirem, terceira idade, que em todo tempo foram discriminadas nas passarelas brasileiras. Desta forma, o projeto elaborado para atingir empresários de moda e o público feminino maduro estrutura conceitos do que estas futuras modelos e manequins serão capazes de conduzir, no que diz respeito ao vestuário apropriado à sua faixa etária. Além disto, o curso pretende ajudar a resgatar a auto-estima, transformando a vida destas mulheres em momentos de maior confiança e felicidade por atuarem em um mercado novo. O público para quem esses alunos se apresentam varia entre eventos, casas noturnas, chás beneficentes, feiras de moda, programas de TV e Rádio.

Serviços

Caso o empreendedor opte por uma escola de modelos, ele estará oferecendo unicamente a formação técnica e teórica ao profissional da área. Normalmente essas escolas conjugam a atividade de ensino com a atividade de agenciamento de modelos. Nesse caso, uma escola/agência atuará tanto como formadora da mão de obra quanto em seus trabalhos, que podem envolver desde desfiles, comerciais em tv, jornais, folders, outdoor, concursos, teatro, campanhas institucionais, etc.

Grade curricular

Não existe padrão, norma ou regulamento, que defina a estrutura curricular de uma escola de modelos. Aqui, são as escolas que estabelecem a grade curricular identificada como ideal para formação do profissional apto ao exercício da função. No entanto, existem algumas disciplinas que a partir de um senso comum são consideradas importantes e que listamos aqui como sugestão: Andamento e Postura; Expressão Corporal; Interpretação Cênica de Desfile; Etiqueta Social; Fotografia; Orientação da Moda; Nutrição; Técnica e desenvolvimento; de Passarela; Marcação Coreográfica; Cabelo e Maquiagem; Legislação e Normas; Auto controle na Profissão; Vitrine Viva. È interessante informar que essa é a grade curricular exigida pelo Sindicato de Modelos e Manequins do Paraná.

Estrutura básica

É imprescindível que uma escola de modelos esteja equipada com passarela, salas para vídeo/TV e estúdio fotográfico.

Missão

Uma escola de manequim e modelo deve está ciente da importância e responsabilidade que tem diante a sociedade, pois ela estará formando possíveis profissionais na área de moda. Em 1978 a Lei nº 6.533 (de 24/05/78) regulamentou a profissão de modelo e manequim, tornando as instituições dedicadas a essa área escolas profissionalizantes.

Quem a escola pretende formar

O profissional formado por essas escolas deverá ser capaz de apresentar desempenho qualificado na área de moda, especificamente em desfiles. Além disso, o modelo/manequim formado deverá ter consciência do que é uma postura corporal e facial correta, além de exibir linguagem gestual socialmente elegante.

Modernidades

As escolas de modelos e as próprias modelos de, carne e osso, que se cuidem, aí vem Webbie Tookay. Primeira modelo virtual, lançada em julho passado, Webbie Tookay está conquistando o mundo. Ela é a modelo perfeita, não engorda e pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, como desfiles virtuais, fotos para revistas, campanhas publicitárias e jogos eletrônicos. E, principalmente, não abandona sua agência de modelos por nada. Hoje, ela é a modelo mais valiosa do mundo, com valor de mercado estimado em US$ 15 milhões, o que representa muito mais do que modelos reais. A modelo número um no mundo real, Gisele Bündchen, deve faturar, segundo a revista Veja, US$ 5 milhões, neste ano.

Dicas que uma escola de modelos pode dar

Comportamento

Não é a roupa que faz o manequim, mas o manequim quem faz a roupa, ou qualquer outro produto que esteja anunciando. Isso não quer dizer que num desfile o modelo deva ofuscar o produto. Afinal, é o produto que está anunciando e não o modelo; Incorpore o estilo da roupa para poder expressá-lo (para fazer alguns trabalhos fotográficos e filmagens o modelo precisará saber representar, expressar-se e em alguns casos, ter boa dicção. Um curso de teatro o ajudará muito; Evite levar parentes ou amigos nos trabalhos(o pai ou a mãe podem ir somente na primeira entrevista com a agência, mas jamais leve namorados ou amigas); A modelo não pode ter vergonha de nada. Esse tipo de trabalho sempre expõe a pessoa, e se você não for capaz de vencer a timidez ao ser fotografada ou filmada em uma rua movimentada ou trocar de roupa junto com pessoas de outro sexo (nos desfiles os camarins são os mesmos para homens e mulheres), deverá escolher outra profissão. O book deve "vender" o modelo, por isso deve ser sempre atualizado com fotos recentes. Mas no início da carreira, evite muita ¿produção¿.

Hábitos

Um modelo "ganha pontos" se mantiver o camarim organizado e limpas as roupas que desfila, pois as mesmas não são suas (caso tenha que passar uma roupa justa pela cabeça, proteja a mesma com as mãos ou peça a ajuda de alguém para não sujá-la de maquiagem); - Use desodorante antitranspirante sem cheiro e não use perfumes ao fazer um trabalho;- Nunca mexa no cabelo ou maquiagem depois que estiverem prontos; - Não ande descalço no camarim ou estúdio para não sujar os pés;Chegue aos seus compromissos com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Disciplina

Cumpra sempre as recomendações que lhe forem feitas. Se é para ir ao trabalho com bermuda e camiseta e sem maquiagem, nada de aparecer por lá com um vestido preto e toda maquiada; O modelo deve sempre encarar o trabalho com seriedade, sem nenhuma brincadeira. Afinal, outros profissionais (produtores, maquiadores, fotógrafos) estarão envolvidos e esperam que você leve o trabalho a sério; Procure dormir cedo na véspera de fotografar ou filmar para evitar olheiras. Seja rápido(a): No camarim, os tempos para trocas são muito curtos (Em torno de 1 minuto); Evite chegar com marcas de biquínis (modelos não podem ter marcas de bronzeamento), relógios ou roupas íntimas; Ser modelo é como trabalhar em qualquer outro lugar. Prepare-se para as exigências de responsabilidade e profissionalismo (você deverá estar acessível para repetir as fotos e filmagens quantas vezes forem necessárias ou até para entrar na água em um dia frio.

Mini dicionário do modelo reduzido

. BOOK: É um álbum geralmente com 12 fotos no tamanho 20x30 Cm e com trabalhos do modelo.
. CACHÊ: Pagamento que o modelo recebe por um trabalho.
. CAST: Elenco de modelos de uma agência.
. CASTING: Uma seleção de modelos ( ou teste ) para um determinado trabalho.
. COMPOSITE: É um cartão impresso com as melhores fotos e medidas do modelo.
. COMISSÃO: Percentual do pagamento do modelo destinado a agência que o promove.
. LOCAÇÃO: Lugar fora do estúdio onde será feito a fotografia ou filmagem.
. NEW FACE: Modelo que ingressou recentemente na carreira.
. SCALTER OU TALENT HUNTER: Caçador de talentos.
. TOP MODEL: Modelo que está em evidência em uma agência.

Investimento Inicial

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente, sendo que o valor do investimento pode girar em torno de R$ 9 Mil.

Legislação

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Plano de Negócio

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