FABRICAÇÃO DE GELO

 
 

Apresentação

A partir da análise das necessidades das pessoas em ter gelo em quantidade, e que atendessem em tempo adequado seus objetivos de resfriar produtos, criou-se a fabricação de gelo.

Meses de muito calor e época de festas, ou seja, de dezembro a março, são os mais movimentados em uma fábrica de gelo. No inverno, a queda nas vendas chega a 70%, o que exige uma boa administração para não ficar no vermelho. É recomendável instalar a fábrica em vias movimentadas, com facilidades para estacionamento. Disposição para trabalhar além do horário comercial, inclusive nos fins de semana e feriados, é condição básica para o empreendedor do ramo. A fábrica pode fornecer para postos de combustível e outros varejistas ou vender direto para empresas que compram em grandes quantidades. O gelo comum pode ser feito com água de torneira. Já o comestível, usado em bebidas, tem de ser produzido com água potável. Mais orientações podem ser obtidas na Associação Brasileira das Indústrias de Gelo - Abigelo, tel. (11) 5585-0852.

Mercado

A concorrência das grandes empresas é forte e, em algumas épocas do ano, a fábrica trabalha com uma certa ociosidade, já que, uma das características desse mercado é a sazonalidade, ou seja, no verão a oferta fica muito aquém da demanda, o que não ocorre no inverno.

Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial ao sucesso de seu negócio.

A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.

Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.

Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar.

Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa analise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.

Divulgação

O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários.

Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático.

Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, feeling e futuro.

Localização

A fábrica deve ser instalada em regiões que tenham água, luz e telefone, sendo que, só terá importância a localização, quando esta se dedicar também a venda varejista. A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 80m2, que deve ser dividida entre:

- Sala de fabricação de gelo em cubos;
- Sala de fabricação de gelo em barras;
- Sala de fabricação de gelo em escamas
- Setor de embalagem;
- Sala de câmaras frias;
- Área de expedição e escritório.

Equipamentos

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Os equipamentos básicos são:

- Fabricadores de gelo em escamas, barras e cubos;
- Freezer´s horizontais, Câmaras Frigoríficas, Geladeiras;
- Filtros industriais;
- Britadores (para moer o gelo);
- Seladoras (para sacos de polietileno);
- Material e equipamentos para escritório (arquivos, mesas, cadeiras, telefone/fax, computadores, etc);
- Veículo com Baú térmico, etc.

Investimento

Normalmente será requerida uma área física mínima de aproximadamente 100m². O investimento inicial é estimado em torno de R$ 114.000,00 com o maquinário incluso.

Exige ainda: Construção ou adequação de imóvel.

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Pessoal

Não é preciso mão-de-obra qualificada. O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura a ser adotada. Deve-se contar com no mínimo dois operários na produção e um motorista. É importante que estes estejam uniformizados (luvas e botas).

Clientes

O gelo é consumido, principalmente, por bares, restaurantes, pensões, peixarias e residências.

Matéria

O empreendedor deve estar atento à qualidade da água utilizada, visto que, esta se trata de uma matéria-prima imprescindível. Dinte disto aconselha-se optar pela perfuração de um poço artesiano, com cerca de 100 metros de profundidade, para garantir a pureza da água, além é claro, de se evitar prejuízos, em caso de cortes de fornecimento, comuns quando se depende exclusivamente das empresas de água e esgoto.

Processo de Fabricação

O processo de fabricação de gelo é muito simples, pode ser:

- Gelo em Barras: A água é colocada em formas especiais de 10 Kg, que são mergulhadas em solução de cloreto de sódio ou álcool hidratado, a uma temperatura de 15ºC. Dez horas depois , o gelo está formado. Basta passar a forma em água corrente para que o gelo desprenda.
- Gelo em Cubos: A água filtrada passa pela geradora de gelo em cubo. Quando o gelo fica pronto, é automaticamente jogado num depósito, ligado a máquina. Os cubos são pesados e colocados em uma embalagem plástica, que é lacrada e colocada no freezer.
- Gelo em Escamas: A água filtrada passa pela geradora de gelo em escamas. Quando o gelo fica pronto, é automaticamente jogado num depósito, ligado a máquina. As escamas são pesadas e colocadas em uma embalagem plástica, que é lacrada e colocada no freezer.

Máquinas de Fabricação

MÁQUINA PARA FABRICAÇÃO DE GELO EM BLOCOS
(Amônia ou Freon)
Desempenho
Permite, através de controle, produção total ou parcial de sua capacidade, adaptando-se de acordo com a demanda.
Permite fabricação de blocos com temperaturas mais baixas.
Não há quebra de produção.
Fácil remoção e transporte do produto.
Permite paletização, eliminando plataforma de gelo/plataforma de serviço.
Fácil operação, não requer técnica.

Máquina para Fabricação de Gelo em Escamas
Para embutidos, peixes, frangos e outras aplicações.
Fabricação rápida e econômica.
Vários modelos (de 0,5 até 5 toneladas/dia).
Trata-se de um mecanismo contido em um cilindro de camisa dupla fixa, na qual circula o refrigerante (amônia ou freon). A camisa externa, de chapa de ferro, é isolada com poliuretano expandido a fim de evitar perdas, e revestida com alumínio. A camisa interna é de aço inox, polida com acabamento de espelho. Dentro desta, gira uma fresa helicoidal que raspa continuamente as paredes onde se forma o gelo, produzindo assim a verdadeira escama.

Legislação

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Plano de Negócio

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Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos: UBRAFE

Sites Interessantes

Pesquise o assunto também no site do -Serviço Brasileiro de Resposta Técnica que é uma rede de informações via internet que fornece informações a empreendedores, micro, pequenas e médias empresas, de qualquer ponto do país. Para utilizar gratuitamente os serviços do SBRT, é necessário apenas cadastrar-se no portal.

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