LOJA DE FRIOS E LATICÍNIOS

 
 

Apresentação

A loja de frios e laticínios comercializa basicamente frios, laticínios e embutidos, tais como: massas, conservas, compotas, molhos, patês, alimentos semi-prontos ou kits como tábuas de queijos ou frios.

Mercado

A concorrência é grande e acirrada, principalmente por parte dos supermercados, para enfrentar tal concorrência a diversificação na oferta dos produtos e serviços se faz fundamental.Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial ao sucesso de seu negócio.

A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.
Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.
Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar,
Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa analise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.

Localização

Deve-se evitar a constituição do negócio nas proximidades de grandes supermercados, pois os mesmos, por possuírem estrutura de comercialização ampla, podem representar uma concorrência muito forte para o empreendedor que estiver começando a conquistar sua clientela. A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

Estrutura física

É importante criar um ambiente que seja funcional, ou seja, deve-se contar com áreas distintas para vendas e estoques.

Equipamentos

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Os equipamentos básicos são:

- Balcões para atendimento;
- Freezer´s, balcões frigoríficos, cortadores de frios, balanças eletrônicas, geladeiras;
- Móveis e equipamentos para escritório (computadores, telefone, fax, mesas, cadeiras, etc.), etc.

Investimento Inicial

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 30.000,00.

-Capital de Giro: R$ 6.000,00
-Investimento em equipamentos e instalações: R$ 24.000,00
-Faturamento bruto mensal previsto: R$ 5.000,00

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que, o número mínimo de funcionários deve ser dois, para atendimento ao público. Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário. Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente entre seus funcionários, cursos tipo: "Gestão de Pessoas", Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratório - A Arte de falar em Público, entre outros.

Cliente

O consumidor do produto em questão é o cliente de classe média e média alta, que opta por um alimento mais saboroso, de fácil preparo e versátil, podendo compor desde dietas alimentares até pratos mais elaborados.

O funcionamento

No início, a empresa pode trabalhar com uma linha básica de queijos (prato, muzarella, fresco, parmesão) e de frios (presunto, apresuntado, patês, salaminho, salame, mortadela, salsicha).
Depois, o empresário pode agregar outras linhas de produtos, principalmente, em cidades de pouca densidade populacional, com o objetivo de atingir um público mais variado.
A medida que a clientela aumenta, o empresário perceberá a necessidade de diversificar a oferta de mercadorias, incluindo congelados, doces, bebidas e enlatados.

Vantagens e desvantagens

A instalação de um pequeno comércio de frios e laticínios apresenta vantagens e riscos.
As vantagens são: prazo de retorno rápido (entre seis meses a um ano), necessidade de uma pequena área para a instalação da loja e facilidade para diversificar a linha dos produtos, com oferta de conservas e bebidas.
Os riscos são: sazonalidade dos derivados de leite, conservação de produtos perecíveis, concorrência com supermercados e dificuldade de negociação com fornecedores.

Marketing

Os produtos básicos "frios e queijos" requerem uma estratégia de marketing peculiar. A política de preços e qualidade, o atendimento personalizado, o ambiente acolhedor e até as "sugestões da casa", irão compor o mix de diferenciação frente a concorrência.

Divulgação

O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários.
Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático.
Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, feeling e futuro.

O segredo do sucesso

O sucesso deste tipo de empresa está ligado, sem dúvida, ao bom atendimento, à variedade de itens, à qualidade aliada ao preço razoável e à localização.

Começando

Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.

Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos. Tais informações e formações podem ser adquiridas através de treinamentos, cursos e palestras tipo: Administração Básica para Pequenas Empresas, Técnicas para Negociações, Lucratividade - Crescer - Sobreviver ou Morrer, Análise e Planejamento Financeiro, Controles Financeiros, Desenvolvimento Das habilidades Gerenciais, Gestão de pessoas, entre outros.

Legislação

Os passos para registro de uma empresa comercial

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Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401

Lembretes Importantes

Numa economia que tende à estabilização, saber definir o preço certo dos serviços oferecidos é uma das decisões mais importantes na sua futura empresa. O desejo do consumidor e a expectativa de ganho do proprietário - O consumidor sempre deseja pagar menos e ter mercadorias de qualidade, enquanto o sonho do empresário é obter o melhor retorno, com o menor risco. Essas informações podem ser adquiridas através de cursos tipo - "Formação de preços".

Alguns fatores que devem ser levados em consideração por parte do empreendedor, para manter o empreendimento:
- A manutenção de um sistema adequado de compras e estocagem será a garantia da sustentação deste negócio em função de "perecibilidade" de muitos itens;
- Ter um horário de funcionamento personalizado pode ser o diferenciador definitivo que direcionará o cliente na hora de decidir pela compra.