FÁBRICA DE FRALDAS DESCARTÁVEIS

 
 

Apresentação

A fralda descartável revolucionou o mercado de produtos infantis, criada pelo engenheiro Vic Mills, em uma das vezes em que cuidava de seus netos acreditou que deveria haver uma maneira melhor de proteger a pele das crianças. Esse foi o início da fralda descartável.

Desde então o produto vem sendo aprimorado, visando sempre a saúde do bebê. Isto para que ele simplesmente se esqueça que está de fraldas e durma melhor, brinque melhor, enfim, se desenvolva de uma maneira mais saudável.

Mercado

Conhecendo o mercado
O sonho de abrir seu próprio negócio e a escolha do tipo de atividade constituem apenas o início de uma longa caminhada antes de se lançar no mercado como empresário.

Conhecer bem o mercado onde se atua, ou se pretende atuar, é de vital importância para o sucesso do empreendimento. Os produtos e/ou serviços que serão ofertados devem ser adequados às necessidades dos consumidores. As pessoas não compram ou utilizam serviços só porque eles têm qualidade ou preço baixo, elas precisam sentir a necessidade de ter o produto e condições para adquiri-los.

Assim, devemos tentar responder os seguintes questionamentos:

- a que tipo de cliente meu produto/serviço se destina? -
- que pessoas quero atingir? -
- quais são os anseios de minha clientela? -
- que característica meu produto/serviço deve apresentar? -
- onde está a concorrência? - qual a sua dimensão? -
- que recursos (financeiros, materiais e humanos) serão necessários para me adequar às necessidades do mercado?

Identifique as oportunidades que o mercado oferece, analisando o comportamento do mercado consumidor, fornecedor e concorrente. Tudo o que a empresa fizer no dia-a-dia do seu negócio, será, direta ou indiretamente em função de um deles. Ou seja, o empresário e a empresa existem e atuam em função do mercado. Só isso já dá a medida da sua importância e denuncia a necessidade de conhecê-lo, sob pena de caminhar no escuro e correr riscos muitas vezes desnecessários.

O mercado de fraldas descartáveis é praticamente dominado por empresas de capital estrangeiro, devido a isto a concorrência do setor é grande. As marcas mais famosas contam com tecnologia avançada na produção industrial, o que representa alto investimento. Em conseqüência, o preço final se torna alto para um produto tão necessário.

Como o preço de compra é um dos fatores decisivos para a escolha, criou-se um novo segmento para esse mesmo produto, em que a qualidade e o baixo preço se sobrepõem à marca.

Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial ao sucesso de seu negócio.

A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.

Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores, é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.

Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar,

Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa analise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.

Mercado consumidor
O Mercado Consumidor representa o conjunto ou grupo de consumidores (homens, mulheres, adultos ou crianças, empresas públicas ou privadas), que procuram ou podem vir a comprar um determinado tipo de produto/serviço que sua empresa vende.

A razão de ser da empresa é o consumidor. É em função dele que são montados os negócios. É a ele que as empresas têm que agradar e servir. E como pode-se agradar a alguém que não se conhece, ignorando o que precisa e não sabendo do que gosta?

A identificação e o conhecimento dos clientes potenciais define desde a escolha do material a ser utilizado , passando pela linha de produtos e o atendimento que vai oferecer , bem como as instalações e equipamentos de que vai necessitar. Tudo depende do público a que ela se destina.

Muitos empresários identificam o seu consumidor de forma empírica, com base em algumas informações preliminares que dispõem sobre o ramo de atividade e sobre o local onde pretendem se instalar. Realizar uma pesquisa de mercado é a melhor maneira de conhecer o mercado consumidor e, a partir dessas informações, ter bases para realizar o seu planejamento, desde a tecnologia e as máquinas que vai utilizar e, consequentemente, o volume de investimento que a empresa vai exigir.

Utiliza-se a pesquisa de mercado para conhecer os clientes, onde eles moram, qual sua renda, seus hábitos, o que pensam, desejam, que produtos/serviços compram ou utilizam. A pesquisa pode ser realizada de maneira simples, através da sensibilidade do empresário, que pode pesquisar sozinho, falando com pessoas nas ruas e descobrindo o que eles (os consumidores) e o que o mercado deseja.

Mercado Concorrente
Conhecer o Mercado Concorrente é procurar descobrir quem oferece o mesmo produto/serviço que concorram direta ou indiretamente com seu negócio. A concorrência pode ser estimulante, ao invés de ameaçadora, se completamente pesquisada e estudada e, se encarada de forma correta e corajosa, é a que impulsiona a economia e faz as empresas crescerem.

Ainda há espaços para novos negócios que desejam se estabelecer, para tanto devem instalar-se em localidades que ainda não contam com esse tipo de atividade ou imprimindo à sua empresa um diferencial em relação às outras que oferecem produtos semelhantes.

Você pode começar a observar o Mercado Concorrente através dos produtos/serviços que ele oferece. Preste atenção e faça perguntas do tipo:

- quem produz e vende produtos/serviços idênticos ou similares aos que eu pretendo oferecer? (tamanho, tecnologia de produção) -
- como meus concorrentes trabalham? (preço e prazo)
- o que eu posso fazer melhor que os meus concorrentes? (estabelecer vantagens e diferenciais competitivos)
- quantos são os meus concorrentes?
- onde estão localizados?

Mercado Fornecedor
Conhecer o Mercado Fornecedor também é importante, procure saber:

- quem oferece máquinas/equipamentos?-
- quem oferece matéria-prima? -
- quem oferece embalagens e outros materiais que você necessita? -
- Como trabalham seus fornecedores? (preços praticados, formas de pagamento, pontualidade na entrega do produto, qualidade oferecida).

Os fornecedores serão pessoas ou empresas que estarão sempre com você e de cuja relação vai depender boa parte do sucesso (ou não) do seu negócio. Portanto, escolha a dedo.

A pesquisa de fornecedores pode ser feita através de catálogos, normalmente distribuídos pela própria empresa ou pelos sindicatos e entidades empresariais do setor. Uma nova tendência de consulta de catálogos, tanto da empresa como das entidades empresariais, é a consulta de sites na internet.

Pode-se pesquisar fornecedores também com empresários que já atuam no ramo e através de feiras e exposições. Fique atento a esses eventos, que normalmente são grandes fontes de informação sobre as novidades do mercado, além de ótima forma de reciclagem.

Implantação

Vale a pena lembrar que é recomendável diversificar a produção. Além de fraldas descartáveis infantis, podem ser produzidos absorventes e fraldas geriátricos.

A fábrica de fraldas descartáveis pode ser mantida com um investimento relativamente baixo, compreendo-se a compra da matéria-prima e do equipamento necessário para a confecção do produto. O valor do investimento inicial dependerá da linha de produtos que se pretende fabricar, do volume de produção, da demanda, assim como dos recursos de que o empreendedor dispuser.

Já existem máquinas compactas para a fabricação de fraldas descartáveis, desenvolvidas especialmente para o pequeno empresário. Ocupam pouco espaço e sua produção é suficiente para garantir um faturamento satisfatório.

A concorrência do setor é grande. As marcas mais famosas contam com a tecnologia avançada na produção industrial, o que representa alto investimento. Em conseqüência o preço final se torna mais alto para um produto tão necessário. Como o preço de compra é um fator decisivo na escolha, criou-se um mesmo segmento para esse mesmo produto, onde a qualidade e o baixo preço sobrepõem à marca.

Apesar de ser o bebê o usuário final do produto (crianças de 0 a 2 anos), a mãe é que detém o poder de decisão da compra. Ela deseja para o seu bebê um produto de qualidade e, ao mesmo tempo, prático.

Ao iniciar sua produção o empreendedor deve produzir amostras do produto e distribuir às mães, com crianças que usam fraldas, a fim de testar e avaliar o material. Através desse teste o empreendedor poderá obter respostas sobre a qualidade da matéria prima utilizada, anatomia do modelo com relação ao tamanho do bebê, aderência e absorção. Distribuindo amostras às futuras clientes e avaliando constantemente o produto, o empreendedor ganhará a confiança da clientela e conseguirá consumidores permanentes.

Outro segmento que poderá ser explorado á a produção de fraldões (fraldas para adultos que sofrem de incontinência urinária) e, ainda, o de absorventes higiênicos.

Estrutura

Dada a dimensão do empreendimento e o tamanho dos equipamentos, não é necessário uma área física maior que 30 m². Nesta área pode funcionar, tanto a produção quanto o escritório.

Localização

A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

Equipamentos
As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.
Os equipamentos básicos são:
- Máquina de fazer fraldas descartáveis e absorventes;
- Máquina seladora de embalagem;
- Mesas com cadeiras;
- Bancadas de trabalho em fórmica;
- Prateleiras para estoque e matéria-prima;
- Balcão de atendimento para vendas;
- Móveis e utensílios para o escritório (computadores, fax, telefone, etc..).
- O empreendedor deve também considerar a possibilidade de investimento na aquisição de um veículo utilitário para entregas..

Investimento

A fábrica de fraldas descartáveis pode ser montada com um investimento relativamente baixo, que compreende a compra da matéria-prima e do equipamento necessário para a confecção do produto, podendo variar de acordo com o maquinário que for adquirido, girando em torno de R$ 40 mil.

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Pessoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, para iniciar o empreendimento pode-se contar com três funcionários.

Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem os clientes, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário.

Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente entre seus funcionários, cursos tipo: "Gestão de Pessoas", Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratório - A Arte de falar em Público, entre outros.

Consumidor
Apesar de ser o bebê o usuário final do produto, a mãe é quem detém o poder de decisão da compra. Ela deseja para seu filho um produto de qualidade e ao mesmo tempo prático.

Divulgação

O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários.

Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático.

Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, feeling e futuro.

Comercialização
O empreendedor deve produzir amostras do produto e distribuir às mães com crianças que usam fraldas, a fim de testar e avaliar o material. Através deste teste, o empreendedor poderá obter respostas sobre a qualidade da matéria-prima utilizada, anatomia do modelo com relação ao tamanho do bebê, aderência e absorção. Distribuindo amostras às futuras clientes e avaliando constantemente o produto, o empreendedor ganhará confiança da clientela e conseguirá consumidores permanentes.

Processo de fabricação

As matérias primas utilizadas para a fabricação de fraldas descartáveis infantil e geriátrica são: manta celulósica, filtrante (não-tecido), cola, elástico, fitas decorativa e reposicional e polietileno de baixa densidade.

O processo de fabricação de fraldas descartáveis é bastante simples e feita em um processo contínuo. A produção é realizado em 3 etapas:

1º etapa: Nesta etapa, é utilizado um equipamento composto de uma mesa motorizada com aplicadores de elástico, que realiza a união do polietileno, com o não-tecido, a manta e os elásticos laterais através de colagem à quente.

Os diferentes tamanhos de fraldas infantis (P, M e G) são feitos por mudança na regulagem da máquina. No caso das fraldas geriátricas, dependendo do equipamento, se faz necessária o aclopagem de um sistema de engrenagens.

2º etapa: Nesta etapa é realizado o corte em uma guilhotina automática no tamanho já padronizado pelo fabricante. Esta guilhotina é conjugada a mesa motorizada. Depois do corte é feita a fixação das fitas reposicionais e decorativas.

3ºetapa: Nesta última etapa é realizada a embalagem das fraldas. Estas embalagens são fechadas em uma seladora.


Detalhamento técnico

Matérias-primas:
As matérias primas devem ser aproveitadas sem desperdício e ser conservada de maneira adequada para preservar suas características. As matérias-primas são:
- Manta de Polietileno (PE): parte externa da fralda;
- Manta Filtrante : absorve toda a umidade e deve ter cuidado com a armazenagem;
- Adesivo Hot-Melt: é usado sempre derretida e em saches ou em barras que deverão ser cortadas em tamanho pequenos; é o que irá segurar os elásticos. Sua temperatura deve permanecer em torno de 180o C para não queimar;
- Algodão Hidrófilo: dá estrutura à fralda;
- Polpa de Celulose: se usada erroneamente poderá rachar ou embolar na hora do uso;
- Floc-Gel: substância absorvente que incha em contato com a urina;
- Papel Tissue: envolve todo o recheio da fralda (algodão, polpa, floc-gel);
- Manta: é composta de todos os materiais acima (algodão, polpa, gel, e papel tissue) já nas quantidades certas, o que evita desperdício de tempo e de material;
- Elástico: os tipos mais usados são fio de lycra ou revestidos de borracha; tem função de evitar o vazamento;
- Fita reposicional: colocada lateralmente nas fraldas e são reguladas na cintura do bebê. Pode ser simples nas laterais e decorativas na frente.
- Colônia: para dar cheiro a fralda. Deve ser utilizado um spray para facilitar a aplicação e assim padronizar a quantidade utilizada;
- Solvente para limpeza das máquinas;
- Tesoura picotadeira, estilete para cortar a fralda no formato do gabarito já pronto;
- Dosador de gel : quando não for utilizar a manta pronta;
- Cesta plástica para colocação das peças prontas;
- Touca de cabelo, máscara, avental, luvas para ajudar na higiene do produto. Além de utilizar esses utensílios o operário deverá esterilizar as mãos e equipamentos utilizados com álcool para evitar qualquer tipo de contaminação da fralda. Lembre-se de que este produto será usado por crianças e que possuem a pele mais sensível do que os adultos; a máscara serve também para proteger o operário de aspirar o algodão;
- Plástico de polietileno para embalar as fraldas já dobradas na quantidade de 12 a 20 fraldas;
- Seladora para fechar o saco plástico com as fraldas.

O local de trabalho deve ser bem limpo e quando possível esterilizado com álcool todos os equipamentos utilizados e realizar a troca da toca e os outros vestuários regularmente. Deverá ser colocado um ventilador e não permitir que ninguém fume no local de trabalho pois as matérias-primas são muito sensíveis ao odor de fumaça que se emprega facilmente no algodão e no filtrante.

Tamanhos:
Pequeno até 6 kg
Médio 5 kg até 10 kg
Grande 9 kg até 14 kg
Extra Grande 13 kg até 16 kg
Super Extra Grande 15 kg até 24 kg

Produção:
Existem dois tipos de processos para a fabricação das fraldas descartáveis: manual e semi-automática.

Processo manual:
No processo manual o funcionário irá determinar o tempo de trabalho, por exemplo 300/400 fraldas/dia.

Sobre a manta plástica que irá passar sobre rolos e sair com cola adesiva (Hot-Melt) onde serão colados os elásticos. São três linhas de elásticos.

O operador irá colocar a manta de celulose manualmente sobre a manta de plástico e em seguida puxar as duas mantas de plástico e filtrante envolvendo a manta de celulose, medir o tamanho da fralda que está sendo produzida (P,M,G, EG), e cortar nas medidas estabelecidas pelo molde.

A manta de celulose pode ser comprada pronta. Esta manta de celulose é composta por: algodão hidrófilo, polpa de celulose, floc gel, e papel tissue. Esses materiais podem ser vendidos separadamente, mas isso irá atrasar a produção das peças.

Além de diminuir a produção as matérias-primas colocadas separadamente podem contribuir para um produto de pouca qualidade pois a polpa de celulose pode rachar e embolar em contato com a urina do bebê, além de não haver uma distribuição homogênea do floc gel.

Em seguida é colocada as fitas adesivas decorativas e as laterais que irão ser ajustadas à cintura do bebê. Pulverizar com a ajuda de um spray a colônia para dar cheiro a fralda. Dobrá-la e embalar.

Processo semi-automático:
O processo semi-automático não difere muito do manual e não dispensa o operador. Pode-se fabricar 1000 fraldas/dia com este equipamento.

A vantagem deste equipamento é que ela realiza a junção das mantas de plástico e de filtrante cabendo ao operário somente colocar a manta de celulose sobre a manta de plástico.

O restante do processo é o mesmo como cortar as fraldas de acordo com os tamanhos, colocar as fitas adesivas, dobrar e embalar.

Um processo importante que é feito indiferente do tipo de processo escolhido é a esterilização das fraldas em estufas de ar sem que haja deformação das peças já embaladas.

Em contato com os fabricantes de equipamentos , fomos informados que na aquisição dos equipamentos , é ministrado um curso de como fabricar as fraldas e como utilizar os equipamentos.

Os próprios fornecedores de máquinas poderão fornecer as matérias-primas também, além dos equipamentos necessários.

Cuidados que devem ser tomados durante a fabricação

Alguns cuidados:
- Ambiente de Trabalho
O local de trabalho deve ser bem limpo e se possível, esterilizar com álcool todos os equipamentos utilizados, além de se trocar a toca e os outros vestuários regularmente. Deverá ser colocado um ventilador e não permitir que ninguém fume no local de trabalho pois as matérias-primas são muito sensíveis ao odor de fumaça que se empregna facilmente no algodão e no filtrante.
- Matéria Prima
As matérias primas devem ser aproveitadas sem desperdício e ser conservada de maneira adequada para preservar suas características.
- Esterilização
Um processo importante que é feito, indiferente do tipo de processo escolhido, é a esterilização das fraldas em estufas de ar.

Exigências para fábricar a peça

Como a fralda é uma peça íntima, que permanece em contato direto com a pele delicada da criança, qualquer deslize na fabricação pode ser fatal aos fabricantes.
- Controle de Qualidade. Para não naufragar, após a compra de uma máquina, é melhor entrar no ramo como manda o figurino, ou seja, manter um rigoroso controle de qualidade. Pode parecer exagero, mas ter um laboratório de controle de qualidade é um dos quesitos exigidos pela portaria n.º 1480 do Ministério da Saúde para essa atividade.

- Embalagem do Produto
É norma também manter um técnico responsável - químico ou farmacêutico - , cujo nome deve constar na embalagem do produto, bem como a expressão "dispensado de registro no Ministério da Saúde". Esta cláusula tem levado a falsas interpretações. Isenção não quer dizer que o controle sanitário deixe de bater à porta dos fabricantes, para verificar instalações e condições das matérias-primas, que devem ser testadas.

Fonte: TIPS / SEBRAE. Tecnologia para fabricação de fraldas descartáveis. 08/06/2000
IPT. Indústria de fralda descartável infantil e geriátrica. 13/08/98.


Os passos para registro de uma empresa industrial

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401

Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos:
UBRAFE


Sites Interessantes

Pesquise o assunto também no site do Serviço Brasileiro de Resposta Técnica que é uma rede de informações via internet que fornece informações a empreendedores, micro, pequenas e médias empresas, de qualquer ponto do país. Para utilizar gratuitamente os serviços do SBRT, é necessário apenas cadastrar-se no portal.

- Allpac (filmes para fraldas)

- Blume (matéria-prima pra fraldas)

- Fitesa

- GD do Brasil (mqs para fabricação de fraldas)

- Lysie (produtos para montagem de fraldas descartáveis)

- Mabesa (fraldas descartáveis)

Ressaltamos que o SEBRAE não possui vínculo de responsabilidade com as empresas e/ou entidades citadas, uma vez que foram levantadas na Internet.