AGÊNCIA DE EMPREGOS

 
 

Apresentação

Recrutamento, seleção e fornecimento de mão-de-obra temporária ou efetiva é um serviço cuja demanda está em crescimento com a tendência das terceirização das funções da área pessoal nas empresas. As empresas estão "enxugando" suas estruturas e buscando serviços de firmas especializadas, nos mais diversos segmentos.

E o agenciamento de empregos é um desses serviços que, em razão, da nova realidade empresarial, tende a se ampliar.

A procura pelo serviço de agenciamento verifica-se também em períodos de necessidade de reforço de pessoal: sazonalidade, doenças, férias ou licença.

A divulgação desse empreendimento pode ser feita por mala direta, revistas especializadas, catálogo telefônico e, principalmente em visitas periódicas às empresas.
Merece ser destacado o alto grau de responsabilidade financeira que a empresa de serviços temporários assume na contratação de funcionários. Na eventual falta de pagamento por parte da empresa usuária do serviço, a agenciadora deverá cumprir com sua responsabilidade pagando aos profissionais contratados, uma vez que vínculo empregatício criado é com a agência e não com a empresa-cliente.

Na realidade atual esta atividade surge como alternativa às pessoas que já tenham vivência e bom relacionamento na área de Pessoal. Esse prévio "relacionamento" é um diferencial que facilitará a obtenção dos clientes no início das atividades.

Lembramos que o empreendedor não precisará necessariamente possuir essas características. O importante é que haja alguém diretamente envolvido com o dia a dia do negócio (gerente, sócio, responsável, etc.) que apresente este perfil.

Mercado

A tendência atual das empresas é a terceirização de uma série de serviços e um deles é o recrutamento e seleção de pessoal.

No âmbito empresarial, uma das maiores preocupações é em relação aos custos fixos e, entr3e esses, o custo da mão de obra. Por isso, atividades julgadas "periféricas" ao negócio estão sendo terceirizadas, evitando-se com isso o custo de pessoal nessas atividades.

Portanto apesar da concorrência é um mercado estável e com tendência de continuar a crescer.

No caso específico de contratação de temporários existe além disso, uma alta de demanda em determinadas épocas do ano, como Páscoa e Natal.

Toda e qualquer pessoa jurídica é um usuário efetivo ou potencial dessa tipo de serviço.
A concorrência é grande e continua crescendo. Os Grandes diferenciais para se destacar no mercado são: presteza e sigilo no atendimento, qualidade dos serviços, preço e condições de pagamento.

Outros diferenciais que poderiam ser atrativos seriam o oferecimento de uma "assistência técnica" e a reposição de mão-de-obra, num período pré-definido depois da seleção, caso haja problemas com o profissional da empresa.

A clientela de uma agência de empregos domésticos é formada em sua maioria por pessoas das classes sociais mais altas, habituadas a contratar empregados para funções distintas: cozinheira, copeira, passadeira, etc. Também são, clientes as empresas que usam mão-de-obra terceirizada nessa área. Todos são muito exigentes.

Por isso, o empreendedor deve ter experiência em recursos humanos e conhecer leis trabalhistas para poder selecionar bons profissionais e evitar problemas judiciais. No cadastramento de cada candidato é aconselhável compor uma ficha detalhada com foto, cópia de documentos e atestado de antecedentes. Segundo Giuliano Marchi, da Agência Firenze, é fundamental trabalhar com nota fiscal e garantir a substituição dos profissionais, caso o cliente não esteja satisfeito.

Investimento Inicial:

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de R$ 33.000,00.

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Modelo de uma Agência de Empregos

A - Processo de Trabalho

O primeiro passo é a prospecção de vagas à preencher. Nesse momento defini-se, em consenso com o cliente, o perfil exigido (formação, tipo de experiência, características pessoais, etc.) de tal forma que a agência tenha claro quais são as necessidades do cliente. Assina-se o contrato.

O passo seguinte é o recrutamento e a consequente seleção dos candidatos.
Essa seleção deve ser feita por profissionais credenciados para tal, usando-se ou não, à critério desses profissionais , testes de inteligência geral, projetivos de personalidade e/ou entrevistas.

O(s) candidato(s) selecionado(s) é(são) encaminhado(s) ao cliente para a seleção final.
Após essas aprovação, prepara-se a fatura de cobrança e encaminha ao cliente. Obviamente, essa cobrança será feita no prazo, no preço e nas condições estabelecidas anteriormente no contrato de prestação de serviços.

No caso de mão-de-obra temporária, o procedimento é o mesmo, acrescido do preparo e envio, junto com o elemento selecionado, da papeleta de controle de horas, que deve ser preenchida pelo profissional e assinada por ele e pela empresa. Essa papeleta servirá de base para a definição dos valores à serem cobrados dos clientes.

B - Arranjo Físico

O empreendimento, preferivelmente, deve estar em local de fácil acesso, com estacionamento, grande movimento de pessoas e bem sinalizado. O espaço físico deve ser dividido de tal forma que permita o fluxo adequado dos trabalhos.

Nesse estudo, consideramos um local com três salas para a área administrativa (departamento financeiro, comercial e de pessoal), sala de recepção e preenchimento de informes pessoais, duas salas para testes e entrevistas, uma sala para recrutamentos /seleção e banheiros.

As salas de testes e entrevistas devem estar separadas dos demais ambientes.

C - Mão de Obra

Nesse estudo, consideramos a contratação do seguinte quadro de funcionários:

-1 encarregado de escritório e 1 auxiliar para serviços burocráticos
-2 selecionadores e 1 auxiliar para os trabalhos de recrutamentos e seleção
-1 recepcionista

Os selecionadores devem ser psicólogos e, se possível, com experiência neste tipo de atividade. Quanto ao auxiliar, seria interessante que fosse ao menos estudante de psicologia.

O encarregado de escritório deverá ter conhecimento de legislação trabalhista vigente, assim como de assuntos de folha de pagamento, recolhimentos de impostos, etc. Seu auxiliar pode ser preparado no próprio local.

A recepcionista pode ser preparada no próprio local. Ao empreendedor caberia a administração geral do negócio, assim como os contatos comerciais para a prospecção de clientes.

D - Equipamentos

Os equipamentos básicos são:

Cadeiras tipo universitário
Mesas/cadeiras
Armários
Arquivos
Microcomputador
Impressora
Telefone/ Fax

E - Despesas Mensais

As despesas gerais de administração irão variar de acordo com a estrutura adotada pelo empreendedor. Por exemplo, o valor do aluguel do imóvel será diferente em cada região e proporcional às dimensões e tipo de imóvel ( casa, loja, sala, galpão, terreno).

As despesas básicas são praticamente padronizadas tais como energia elétrica, água, telefone, honorários do contador e retirada do proprietário.

F - Mercadorias

A aquisição de mercadorias deve ser bem planejada e irá variar de acordo com as características dos serviços prestados. Os principais itens serão:

- Testes
- Impressos de informe pessoal
- Impressos em geral
- Material de escritório

Atuando virtualmente

Usando a internet como ferramenta, as agências de empregos podem se consolidar virtualmente oferecendo serviços de cadastramento de currículos e, através de um sistema informatizado, realizar o cruzamento das informações entre os que buscam e os que oferecem o emprego.

Neste caso, os equipamentos básicos, além dos que já foram citados acima, são os equipamentos de informática (hardware e software):

- Scanner´s
- Software ( Corel Draw, Microsoft Front Page, Flash, Cut FTP, Dream Weaver, Fireworks e etc);
- Provedor de acesso à internet.

Pessoal

Em princípio, será necessário um técnico para fazer acompanhamento dos dados e manter os contatos, isto irá variar de acordo com a estrutura da agência.

Objetivo

Criar um cadastro de currículos on-line, para que as empresas possam consultar, sem custo, currículos com diversos perfis diferenciados e também para profissionais em busca de emprego ou recolocação profissional.

Requisitos

Quem pretende atuar também nesse ramo, deve definir em que nível vai atuar, se será por região, país, etc, para que se possa ter condições de fazer um monitoramento das informações. É necessário também a contratação de uma empresa para a criação de um sistema de acordo com os tipos de serviços que se proponha a oferecer, além é claro de dar o suporte e acompanhando o funcionamento do sistema.

O processo de trabalho

O cliente preenche um formulário e monta seu currículo, que fica hospedado no site por um período determinado (que varia de 30 dias a um ano).

Estrutura do site

Em geral, os sites das agências de emprego virtuais seguem uma estruturação básica, tendo as seguintes seções:

- Pesquisar Profissionais;
- Cadastrar Currículo;
- Cadastrar Vagas;
- Pesquisar Vagas;
- Atualizar Currículo;
- Excluir Currículo, e Outros.

Lembrando que essas seções serão definidas de acordo com as áreas de atuação definidas pela empresa.

Outros serviços

A diversificação nos tipos de serviços oferecidos é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento, tais como:

- Pesquisas no mercado a melhor colocação para o candidato;

- Caçar os executivo, por solicitação do empresário contratante, dentro de características previamente estabelecidas;

- Recrutar no mercado e disponibilizar para as empresas no site na Internet os talentos profissionais, detalhando o histórico profissional do candidato para que estas consultem o site e solicitem-nos aqueles que atendam aos requisitos;

- Assessoria ao Profissional: Serviço complementar à Internet, buscando o emprego para o candidato, indo às empresas apresentando os melhores profissionais de cada área.

- Recolocação do profissional: Serviço que tanto pode ser contratado por pessoa física quanto jurídica.

Preços cobrados pelo serviço

Irão variar de acordo com o tipo do serviço prestado, lembrando que para todo tipo de empresa é necessário que o valor cobrado pelo serviço seja calculado tomando por base todos os custos operacionais.

Matérias selecinadas

Agência de empregos domésticos
Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Legislação

Os passos para ter uma empresa legal

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401