EMPRESA DE FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES

 
 

Apresentação

A mudança dos hábitos de consumo e da organização familiar, aliada ao ritmo acelerado da vida moderna, possibilitaram que o fornecimento de quentinhas se consolidasse como uma opção para quem não dispõe de tempo para preparar refeições ou sair para fazer suas refeições.

Esta atividade exige um bom conhecimento do ramo e do mercado, disposição, assim como fórmulas para o preparo de pratos saborosos, simples e sadios.

Mercado

A grande maioria das pessoas que recorrem a este serviço, utiliza "cupons de refeição" fornecidos pelos empregadores.
Outro nicho é formado pelos empreendedores da construção civil que contratam este tipo de serviço para fornecer refeições aos operários.

Localização

A localização ideal para este empreendimento é uma região de alta densidade de trabalhadores. O empreendedor precisará analisar os imóveis disponíveis no bairro, o número de concorrentes e a qualidade dos serviços oferecidos por eles.

Estrutura

A estrutura básica de um estabelecimento para fornecimento de quentinhas, poderá ser divida em:
- cozinha;
- estoque;
- área de atendimento ao cliente;
- banheiros;

Equipamentos

Os equipamentos básicos são:
- Móveis;
- Computadores, impressora, telefones, fax;
- Freezer;
- Geladeira;
- Forno;
- Fogão;
- Exaustor;
- Triturador;
- Batedeira;
- Máquina para fechar embalagens;
- Utensílios diversos.

Investimento Inicial

Varia conforme a estrutura do empreendimento, para iniciar esse tipo de negócio o valor pode ficar em torno de R$ 50.000,00, para instalações de cerca de 60m².
*Não esqueça do Plano de Negócios.

Pessoal

A mão-de-obra, é variável conforme o porte do empreendimento. Necessariamente deverá contar com cozinheiros, auxiliares de cozinha, atendentes,gerente e entregadores (que poderão ser terceirizados) .

Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem. É por essas características e alguns atributos - como a habilidade em ouvir e atender os clientes, boa vontade, persistência e paciência, naturalidade na orientação dos clientes, poder de negociação, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e o perfil dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento - que você deve orientar-se ao recrutar e selecionar seus funcionários.
Essas características podem ser reforçadas e aprimoradas através de treinamentos.

Público Alvo

Os consumidores estão em áreas que apresentam grande concentração de escritórios, lojas e consultórios e consequentemente de trabalhadores que buscam uma boa refeição a preço acessível.

Sem dúvida alguma a diferenciação é conseguida através da qualidade e variedade dos produtos e do atendimento aos clientes. Recomendamos estudar seus hábitos, comportamentos, gostos, tendências e manter-se atualizado quanto as novidades do mercado.

Legislação

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Plano de Negócio

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Bibliografia
FORNECIMENTO de refeições. São Paulo: SEBRAE/SP, 1996. 34p. (Série Guia prático como montar).