LOJA DE PRODUTOS DE LIMPEZA

 
 

Apresentação

Ramo de atividade: Comércio varejista
Tipo de Negócio: Comércio Varejista de Produtos Saneantes - Domissanitários
Produtos Ofertados: Produtos saneantes, tais como: detergentes, alvejantes, desinfetantes, esterilizantes, desodorizantes, produtos biológicos para tratamento de sistemas sépticos, cloro, produtos químicos para piscina, produtos de limpeza para veículos automotores e etc.

As lojas de produtos de limpeza podem ser classificadas como um negócio típico de pequenos empreendedores: têm um grau de complexidade pequeno e não demandam investimentos muito grandes. Talvez isso, junto com o enorme crescimento de demanda por esse tipo de produto, explique a explosão de lojas de produtos de limpeza, especialmente nas grandes cidades, nos últimos anos.

Mercado

Este mercado está em plena ascensão tendo em vista, principalmente, a necessidade das empresas realizarem estratégias de marketing devido ao acirramento da competição nos diversos mercados. Com a globalização, o mercado tornou-se bastante competitivo, fazendo com que o setor revisse seus procedimentos. A saída encontrada foi a adoção de novas tecnologias de produção, a busca de matérias-primas, a aquisição de melhores equipamentos e insumos.

O consumo de produtos de limpeza não sofre sazonalidade e impacta em todas as classes sociais, o que possibilita uma diversificação de produtos e serviços no setor.

Localização

A localização ideal para este empreendimento é uma região de grande densidade populacional, com ruas e avenidas movimentadas. O empreendedor precisará analisar os imóveis disponíveis no bairro, o poder aquisitivo da população local, o número de concorrentes e a qualidade dos produtos oferecidos por eles.

Estrutura

A estrutura básica de uma loja de moda íntima, poderá ser divida em:
- área de vendas (exposição dos produtos, caixa, empacotamento e entrega)
- área de administração (escritório);
- área para estoque;
- área para vestiário / banheiro.

A decoração da loja é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetônico. Mobiliário, pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final que se pretende. Uma boa decoração depende fundamentalmente de um bom detalhamento de todos esses itens.

Equipamentos

Os equipamentos básicos são:
- balcão para atendimento;
- prateleiras/estantes;
- telefone/fax;
- calculadora;
- móveis de escritório (mesa/cadeira/arquivo)

Investimento Inicial:

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 68.000,00.

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Pessoal

A mão-de-obra, é variável conforme o porte do empreendimento. Necessariamente deverá contar com atendentes e gerente.

Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem. É por essas características e alguns atributos - como a habilidade em ouvir e atender os clientes, boa vontade, persistência e paciência, naturalidade na orientação dos clientes, poder de negociação, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e o perfil dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento - que você deve orientar-se ao recrutar e selecionar seus funcionários.

Essas características podem ser reforçadas e aprimoradas através de treinamentos.
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Público-Alvo

Pela abrangência de consumidores desses produtos, considerando empresas e donas de casa de todas as classes sociais, este tipo de comércio possui grande possibilidade de diversificação na atuação.

Sem dúvida alguma, a diferenciação é conseguida através da qualidade e variedade dos produtos comercializados e do atendimento aos clientes. Recomendamos estudar seus hábitos, comportamentos, gostos, tendências e manter-se atualizado quanto as novidades do mercado.

Dicas e macetes relativos ao negócio

Procurar obter conhecimento do mercado; ter ao menos um corretor cadastrado no CRECI; realizar uma pesquisa de mercado no lugar em que se pretende montar a empresa. Dessa forma, consegue-se identificar o potencial do consumidor, checar suas preferências, seus hábitos e avaliar a concorrência. É importante manter-se permanentemente atualizado com relação aos últimos lançamentos e desenvolvimento tecnológico, principalmente se a ênfase for em materiais de limpeza para a indústria.

Legislação

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Plano de Negócio

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O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
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Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos: UBRAFE

Sites Interessantes

Pesquise o assunto também no site do -Serviço Brasileiro de Resposta Técnica- http://www.respostatecnica.org.br que é uma rede de informações via internet que fornece informações a empreendedores, micro, pequenas e médias empresas, de qualquer ponto do país. Para utilizar gratuitamente os serviços do SBRT, é necessário apenas cadastrar-se no portal.

Portal do SEBRAE Nacional - Idéias de Negócios

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