LOJA DE ROUPA FEMININA

 
 

Ficha Técnica da Atividade

Ramo de atividade: Comércio varejista
Tipo de Negócio: Comércio varejista de artigos do vestuário e complementos
Produtos Ofertados: Blusas, calças compridas, vestidos.

Apresentação

A comercialização de produtos voltados para o público feminino exige sensibilidade, criatividade e muita informação. Este segmento é extremamente dinâmico e diversificado, pois lida diretamente com as variações nas tendências da moda, que ocorrem a cada estação e possibilita a atuação com produtos populares ou sofisticados, clássicos ou esportivos.

Mercado

O mercado da moda é bastante dinâmico, muda pelo menos duas vezes ao ano e é influenciado diretamente pelas tendências internacionais.

Fatores climáticos e sazonalidade exercem influência direta no mercado, como por exemplo o aumento significativo das vendas no período de Natal, Dias das Mães, Dias dos Namorados, etc.

Localização

A loja deve estar localizada em local de fácil acesso com boas condições de urbanização, segurança e movimentação de público. O empreendedor precisará analisar os imóveis disponíveis no bairro, o poder aquisitivo da população local, o número de concorrentes e a qualidade dos produtos oferecidos por eles.

Estrutura

A estrutura básica de uma loja de roupas femininas, poderá ser divida em:
- área de vendas (exposição dos produtos, caixa, empacotamento e entrega)
- área de administração (escritório);
- área para estoque;
- área para vestiário / banheiro.

A decoração da loja é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetônico. Mobiliário, pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final que se pretende. Uma boa decoração depende fundamentalmente de um bom detalhamento de todos esses itens.

Equipamentos

Os equipamentos básicos são:
- balcão para atendimento;
- araras;
- provadores;
- espelhos;
- prateleiras/estantes;
- telefone/fax;
- móveis de escritório (mesa/cadeira/arquivo)
- EFC - Emissor de cupom fiscal, Computadores, telefone, etc.


Investimento

O investimento inicial varia muito de acordo com a estrutura do empreendimento. Considerando uma loja de pequeno porte, montada numa área de 60m, será necessário um investimento de 80 mil aproximadamente.

Obs.: Neste valor não está incluído o da aquisição do imóvel.

Pessoal

A mão-de-obra, é variável conforme o porte do empreendimento. Necessariamente deverá contar com atendentes e gerente.

Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem. É por essas características e alguns atributos - como a habilidade em ouvir e atender os clientes, boa vontade, persistência e paciência, naturalidade na orientação dos clientes, poder de negociação, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e o perfil dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento - que você deve orientar-se ao recrutar e selecionar seus funcionários.

Essas características podem ser reforçadas e aprimoradas através de treinamentos.

Público Alvo

Os consumidores são basicamente pessoas do sexo feminino, com idade acima dos 10 anos, de todas as classes sociais.
Sem dúvida alguma, a diferenciação é conseguida através da qualidade e variedade dos produtos comercializados e do atendimento aos clientes. Recomendamos estudar seus hábitos, comportamentos, gostos, tendências e manter-se atualizado quanto as novidades do mercado.

Legislação

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Bibliografia
COMO montar loja de roupas femininas. Atualização de Humberto Vendelino Richter. 3.ed. Brasília: SEBRAE, 1996. 28p. (Série Oportunidades de negócios).