HIDROPONIA

 
 

Apresentação

É necessário que o empreendedor siga alguns passos para montar este empreendimento:

- O Primeiro Passo: Conhecer a tecnologia. Para isso deve-se ler atentamente todo material sobre o assunto (apostilas, livros, publicações). É aconselhável também que se faça cursos e visitas às hidroponias em funcionamento.

- O Segundo Passo: Verificar a área disponível. Num esquema residencial o espaço pode variar de um, cinco ou dez metros, dependendo do terreno livre no quintal de casa para construir a bancada hidropônica. Num canteiro de 1,5 metros por 0,90 centímetros, é possível obter até 30 pés de plantas, quantia suficiente para colher um pé a cada dia do mês. Já num esquema comercial é necessário ter uma área de no mínimo 2.000 m², para construção de 30 canteiros de 15 metros por 2 metros, a fim de cultivar 500 pés por dia. Como o preço das verduras é pequeno, é preciso colher em grande escala para se ter maior lucro.

- O Terceiro Passo: Pesquisar o mercado para decidir o que se vai plantar nesse sistema, procurando avaliar o mercado consumidor para saber o que cultivar e o que será mais lucrativo.

- O Quarto Passo: Analisar o capital. Quanto dinheiro se tem para aplicar no projeto. Aqui está um ponto difícil de se precisar com exatidão o quanto se vai gastar. É necessário ser criativo e aproveitar o material que se tem à disposição. Não existe um modelo fixo e definitivo de canteiro para o cultivo hidropônico. Caso tenha pouco capital, é possível ir construindo por etapas, no entanto, pode demorar mais para começar a ganhar; se tem mais capital é possível construir de uma vez todos os canteiros e logo já começar a comercializar.

- O Quinto Passo: Consiste em saber um pouco sobre o que é, como funciona, quais as vantagens e as desvantagens, como instalar os canteiros, como usar os nutrientes, como semear, colher, vender esse produto, este item é merecedor de estudo mais detalhado.

Depois de aproximadamente 50 dias, as verduras já estão prontas para serem colhidas, embaladas uma a uma em sacos plásticos, e posta a venda.
O processo para todas as plantas é praticamente o mesmo. Na hidroponia não se trabalha diretamente com a semente. Há necessidade de se preparar as mudinhas a serem transplantadas.

Investimento inicial

A hidroponia é um investimento rentável e o resultado do capital investido aparece em pequeno prazo, pois a venda da maioria das verduras já começa depois de um mês de plantio. Para tanto há necessidade de se fazer um planejamento bem detalhado. É preciso montar um projeto. É válido lembrar que o investimento inicial irá variar de acordo com a estrutura adotada, por exemplo, pode-se iniciar nesta atividade até com capital de R$ 5.000,00 (estrutura neste caso bem modesta).

Legislação

Os passos para registro de uma empresa agroindustrial

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401