FÁBRICA DE BRINQUEDOS DE MADEIRA

 
 

Apresentação

Tão importante quanto o carinho e o alimento, as brincadeiras exercem poder excepcional sobre a educação de uma criança. Brincar é atividade essencial. É através dos brinquedos e orientações adequadas, que a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes do desenvolvimento sadio, tais como: motricidade ampla e fina, raciocínio lógico, percepção visual e tátil, socialização, comunicação e criatividade. Com o auxílio de atividades lúdicas, a criança exterioriza seu pensamento e suas emoções construídos com base nas situações que vivencia, o que facilita a identificação de seus conflitos, satisfações e o seu estágio de desenvolvimento emocional, intelectual e psicomotor. Como instrumento maior dessa atividade, os brinquedos reinam absolutos no imaginário infantil. Com os brinquedos de madeira não poderia ser diferente. Na verdade, existem até aspectos que o valorizam mais que aos brinquedos convencionais. Em função de sua durabilidade e exclusividade, esses brinquedos muitas vezes passam da categoria brinquedo a objetos de colecionadores. O essencial neste ramo de atividade é a criatividade para planejar os produtos que devem ter um caráter pedagógico, e ser adequados às determinadas faixas etárias.

Concorrência

Ainda assim, a concorrência dos produtos importados é um adversário forte para os produtores nacionais. Dos 230 milhões de unidades vendidas neste ano, cerca de 132,3 milhões são importados, representando 57,5% do mercado. A indústria nacional fica com 26,4%, com previsão de vendas de 60,8 milhões para 1999. De qualquer forma, é um crescimento de 13% em relação ao total de brinquedos vendidos em 1998. Esperamos vender em 2003 cerca de 400 milhões de brinquedos e elevar nossa participação no mercado." As exportações continuam baixas. Devem fechar o ano com um volume de R$ 20 milhões, enquanto o volume financeiro deverá ficar em R$ 90 milhões. O brinquedo de madeira, na verdade, é um produto voltado para um nicho de mercado mais específico, que se encanta com suas variadas qualidades e que, por isso, sobrevive meio que imune a esses revezes.

Oportunidade

O brinquedo que embala os sonhos de meninas do mundo todo não desfila sozinho na esteira das exportações. Junto com as bonecas estão os jogos que exploram temas ecológicos e brinquedos de madeira que retratam a cultura brasileira. "Nossos fabricantes têm competência para fazer brinquedos de excelente qualidade", garante o presidente da Abrinq. Nem mesmo as exigências do mercado internacional para que os produtos sejam adaptados às normas técnicas de fabricação do país importador provocam embaraços à indústria brasileira. "Dá um pouco de trabalho, mas não atrapalha", afirma Synésio Costa.

Dificuldades

Nestes tempos em que a economia brasileira atravessa um período de turbulência com o ajuste cambial, o presidente da Abrinq cita como dificuldade para o setor o aumento de preços da matéria-prima nacional. Produtos como plástico, madeira, pelúcia e plastificantes em geral estão entre 18% e 40% mais caros.

O processo de fabricação

Na fabricação de brinquedos de madeira utiliza-se vários processos, como serramento, torneamento, planagem, furação, lixamento etc. Apesar de razoavelmente simples, cada uma dessas operações requer uma habilidade direta do operador pois não são máquinas de fácil operação. Além disso, existem alguns detalhes dos brinquedos que só poderão ser feitos com ferramentas manuais como: grosna, formão, lixa, serrote, arco de serra, plaina manual etc. Após a fabricação das peças é feita a montagem e fixação, operações que poderão ser executadas com parafusos auto-atarrachantes, pregos, cola líquida ou sólida especial para madeiras. Por último, efetua-se o lixamento (para retirada das rebarbas) e a pintura (quando necessária).

Matéria prima:

Madeira (pinho, eucalipto, compensado), Cola de Madeira, Verniz, Tinta para Madeira, folha de Lixa, Parafusos, Pregos.

Ferramentas:

Formão, Grosna, Serrote, Arco de Serra, Plaina Manual, Topia, Serra de Fita Vertical, Torno Horizontal, Bancada

Armanezamento da madeira:

A madeira usada na fabricação, normalmente já vem tratada para resistir ao calor e a umidade mas é aconselhável que no armazenamento esta seja protegida contra possíveis ações do tempo como rachaduras provocadas pelo sol, empenamento, formação de fungos e apodrecimento. Para fazer este armazenamento deve-se guardar as tábuas, vigotas e ripas no sentido horizontal em ambiente arejado e livre de umidade excessiva. Além das possíveis ações do tempo a também o risco do ataque de cupins.

Armanezamento da madeira:

Processos de fabricação:
Cada tipo de brinquedo ou peça dos brinquedos vai necessitar de um tipo de operação. Descrevemos a seguir algumas das operações básicas:

Fabricando peças planas:

Para a fabricação de peças planas utiliza-se uma máquina- ferramenta conhecida popularmente como "topia"( Plaina para madeira) que consiste em uma ferramenta de corte rotativa que trabalha sob uma mesa metálica, a regulagem da altura definirá a profundidade do passo a ser dado. A madeira que empurrada manualmente passa sobre o corte e fica com o acabamento liso.
Um exemplo prático para a utilização da plaina seria a base, as laterais e o teto de um caminhão de madeira.

Cortando chapas de madeira::

Para fazer cortes em chapas de madeira utiliza-se uma máquina conhecida como Serra de Fita vertical que consiste em duas polias sendo uma acionada que acionam uma lâmina de serra semelhante e coroa e a corrente da bicicleta sendo a corrente a serra e a coroa as polias. Exemplo da utilização da Serra de Fita: a lateral da cabine de um caminhão de madeira.

Cortando chapas de madeira::

Para fabricação de peças cilíndricas, utiliza-se máquinas e ferramentas muito utilizadas na indústria metalúrgica, conhecida como o torno horizontal, diferenciando-se apenas no tipo de material a ser torneado e o tipo de ferramenta. O torno horizontal realiza um movimento de rotação na peça a ser torneada que é cortada por uma ferramenta que avança lentamente retirando o material até a obtenção de um diâmetro desejado. Na fabricação de peças de madeira utiliza-se normalmente um torno manual ou seja o avanço da ferramenta é feito pelo operador que segura com a mão um formão especial apoiado sobre uma base fixa, o avanço deverá ser determinado pelo operador de forma que se consiga um bom índice de segurança. Exemplo de peças torneadas: rodas, eixos de caminhão, peão, etc.

Furando peças de madeira:

Para furar peças de madeira pode-se utilizar dois tipos de máquinas. Arco de Pua ( um tipo de furadeira manual de rápido aperto e utilizada em furos de maior diâmetro e em furos com rebaixos etc.) Furadeira elétrica que poderá ser manual (furadeira comum) ou bancada (contêm uma coluna que sustenta o motor e proporciona uma maior força sobre a peça. Exemplo de peças com furação: peças fixadas por parafusos ou por pino de madeira.

Lixando e rebarbando:

A madeira por ser de baixa dureza tem uma propriedade que facilita muito na fabricação, ela pode ser facilmente lixada e para isso utiliza-se a lixadeira, consiste em duas polias e uma lixa em forma de correia que quando acionada realiza um movimento retílinio em relação a mesa. Para lixar a peça o operador deverá segurar a peça com auxílio de luvas para sua maior segurança e flexioná-las sobre a lixa até que se atinja o objetivo proposto. Exemplo: quase todas as peças planas e cantos arrendondados são lixados.

Operações manuais.

Dentre elas existem as que requerem utilização de ferramentas tais como a GROSNA (ferramenta parecida com a lima usada para dar acabamento em superfícies diversas); o FORMÃO (ferramenta parecida com a talhadeira usada para abrir rasgos diversos em furos e ou superfícies diversas); a FOLHA DE LIXA (lixa comum utilizada para regulamentação e alisamento de superfícies diversas); a PLAINA MANUAL (ferramenta utilizada para aplainar madeiras de porte menor e para chanfrar cantos vivos de tábuas e vigas etc) e a chave de fenda.

Pintura dos brinquedos de madeira

A pintura dos brinquedos será feita com tinta esmalte sintético (a mesma utilizada em pintura de portas, janelas de madeira etc). Para aplicar a tinta a peça deverá estar limpa e livre de pó (serragem) evitando assim que a tinta solte da madeira após a secagem. O processo de pintura variará de acordo com a produção e poderá ser:

a) Artesanal: Consiste na aplicação da tinta manualmente com pincel ou
rolo para pintura em espuma, além das técnicas de pintura em Silk Screen.
Esta última técnica, a de Silk Screen, é muito utilizada para pintura de letras e desenhos e é aplicada como nos processos de pintura de roupas, plásticos e madeiras. O princípio básico do processo de Silk caracteriza-se pela utilização de uma tela de nylon que contém o inverso do desenho tapado com uma solução especial conhecida como emulsão.

b) Industrial: É semelhante ao da pintura automobilística. Baseia-se num compressor de ar que pulveriza a tinta e facilita a pintura homogeneizando o acabamento. Para realizar a pintura industrial utiliza-se uma máquina ferramenta conhecida como compressor de Ar (máquina que utiliza processo eletromecânico de armazenagem de ar em reservatório de aço). Nele, o ar quando liberado sai com pressão acima do normal. Para pintura pode-se usar o compressor comum "de borracheiro".

Pintura dos brinquedos de madeira

Bonecos de madeira. Para fabricá-los, vários processos são utilizados, dentre eles o serramento, o torneamento, a planagem, a furação e o lixamento. A operação de cada um desses processos requer uma habilidade direta do operador, já que são executadas por equipamentos relativamente simples mas de difícil operação.

Quebra-cabeça. As peças de cada quebra-cabeça podem seu usadas como gabaritos (colocando-os sobre uma folha de papel) para exercícios gráficos e exercícios de corte e colagem. Estimulam o desenvolvimento da percepção de formas e figuras.

Brinquedos de alinhavo. São aquelas peças com furos por onde a criança pode passar fios ou cordões.Estimulam a motricidade fina e movimentos prensores através da manipulação de cordões. A Borboleta, a Joaninha, o Peixe QC e o Roedor de Queijo podem ser utilizados como gabarito para riscar o contorno destas peças sobre uma folha de papel ou cartolina.

Jogos construtivos. São formados por blocos de madeira de tamanhos adequados aos movimentos prensores da criança. Permitem que a criança monte, desmonte, crie, construa e reconstrua seu brinquedo. Estimulam o desenvolvimento de habilidades motoras, a percepção e o raciocínio lógico. Alguns desses jogos são formados por blocos que, acoplados de forma tridimensional, compõem a própria embalagem em forma de mala.

Jogos de arremesso. Consistem em figuras de madeira são envolvidas por argolas arremessadas pelo jogador. Os Jogos de Arremesso de Argolas e de Bolas estimulam o exercício de habilidades motoras, desenvolvem a memória visual, o espírito de competição e a recreação. Cada jogo mede aproximadamente 40 cm de altura e vem acompanhado de 2 argolas ou de 2 bolas para arremesso.


Investimento Inicial:

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 88.000,00
4 serras, sendo 1 esquadrejadeira, 1 circular, 1 tico-tico de mesa e 1 de fita pequena, plaina de mesa, desengrossadeira, 2 furadeiras, sendo 1 de bancada e 1 manual, lixadeira de cinta pequena, tupia e compressor.

Exige ainda: utilitário, telefone, fax e área mínima de 200m².
Capital de giro: R$ 59.000
Faturamento médio mensal: R$ 20.000
Número mínimo de pessoas trabalhando: 6
o dono, 1 auxiliar administrativo, 2 marceneiros e 2 ajudantes.

Legislação

Os passos para registro de uma empresa industrial


Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401