QUAIS AS HIPÓTESES PARA ENCONTRAR UMA IDÉIA DE NEGÓCIO?

 
 

Quais as hipóteses para encontrar uma idéia de negócio?

Resposta:

Sua experiência profissional

No decurso das suas atividades profissionais detectou falhas na atividade da sua empresa, lacunas nos serviços prestados aos seus clientes, ou a ausência de certas soluções. Pode acontecer ainda que determinado produto/serviço poderá ter melhor utilização ou maior rentabilidade se utilizados com um fim diverso.

Tirando proveito da sua experiência e contatos profissionais, poderá ser oportuno criar um negócio para atender necessidades ou tirar proveito de certas soluções e/ou tecnologias. Muitas vezes as idéias não são devidamente aproveitadas pelas empresas onde se trabalha, seja por inércia, seja por falta de visão, seja por não serem opções estratégicas das organizações. Mas a uma escala mais reduzida, ou num posicionamento diferente de mercado, poderão ter toda a viabilidade. Grande número de negócios são iniciados por produtos ou serviços baseados em tecnologias e idéias desenvolvidas por empreendedores enquanto eles eram empregados de outros.

Sua experiência de consumidor

Inúmeras vezes e nas mais diversas circunstâncias somos confrontados com ausência de respostas às nossas necessidades, falhas, mau atendimento, descumprimento de prazos, defeitos, etc... ausência de respostas às nossas necessidades E porque não aproveitar a oportunidade e oferecer um serviço/produto melhor? Mercado sabemos que existe, a partir da nossa própria experiência. E conhecemos as falhas da concorrência...

Tirar proveito dos erros dos outros

Em seu bairro uma mercearia que tinha aparentemente todas as condições para vencer, acaba de fechar. È uma zona residencial, não existiam alternativas, os horários coincidiam com a procura, mas... eles não tinham os produtos certos, o atendimento era péssimo, os preços exageradamente caros...

Muitas vezes, as causas dos insucesso não estão tanto na qualidade dos produtos/serviços, na inexistência de mercado, na força da concorrência, mas sim na falta de preparação ou vocação dos empresários, no seu desleixo ou simples incompetência. Mas o potencial do negócio está lá, intacto e acrescido agora da aprendizagem dos erros cometidos. Então se o potencial continua a existir, porque não avançar com um projecto melhor, mais estruturado e aprender com os erros cometidos pelos outros?

Atenção às novidades

Novos produtos e novos serviços são lançados todos os dias por esse mundo fora. Acompanhe o que se passa nas revistas de negócios nacionais e estrangeiras; torne-se assinante de revistas especializadas ( de hotelaria, de metalurgia, de turismo, de panificação, etc..); visite feiras profissionais, de forma a conhecer as novidades, os potenciais concorrentes, os fornecedores...; viaje e estude in loco como para certas necessidades foram encontradas soluções concretas em termos de produtos e serviços.

Contatos profissionais

Advogados de patentes, contadores, associações de empreendedores.

Observação

Oportunidades surgem para as pessoas no seu dia-a-dia e muitos bons negócios são desenvolvidos a partir dessas oportunidades que "batem à porta" de empreendedores atentos que as identificam e aproveitam. Reserve tempo para percorrer as ruas, observar vitrines, ver as propagandas de televisão, ler jornais e revistas locais.

Inventos

Existe crença geral de que desenvolver invenções originais garante o sucesso do empreendimento. Na realidade, porém, alguns poucos negócios iniciam desse modo e até obtém êxito mas não se trata de um caminho fácil. O inventor precisa encontrar um fabricante adequado ou ele mesmo financiar a produção, além de atrair os clientes, a maioria desconfiados das novidades.

Esportes e Hobbies

Muitas oportunidades de negócios também podem surgir a partir de um hobby ou de um esporte. Nesse caso o empreendedor precisa ter ampla experiência na atividade ou modalidade para conseguir identificar o que falta ou no que pode se diferenciar.