EXISTE DIFERENÇA ENTRE CONTRIBUINTE INDIVIDUAL....

 
 

Existe diferença entre Contribuinte Individual (autônomo) e Firma Individual?

Resposta:

Sim. O contribuinte individual irá recolher os tributos de acordo com a Legislação que rege as pessoas físicas; enquanto a firma individual se equipara a uma pessoa jurídica, recolhendo os tributos de acordo com a Legislação que rege as pessoas jurídicas.

Por exemplo:
=INSS: o contribuinte individual recolherá 20% sobre o valor do salário de contribuição; enquanto a firma individual recolherá aproximadamente 27,5% sobre a folha de pagamento, caso não seja optante pelo SIMPLES. Caso seja optante não recolherá INSS sobre a folha de pagamento, somente repassará aos cofres públicos o valor do INSS descontado dos seus colaboradores e do Pro-Labore dos sócios, mas caso suas atividades se enquadrarem no Anexo IV, haverá os 20% de INSS.

=Imposto de Renda: o contribuinte individual recolherá o imposto de renda de acordo com a tabela progressiva do imposto de renda, cujas alíquotas são de 15% ou 27,5%, conforme o valor de seus rendimentos mensais. Ver

http://idg.receita.fazenda.gov.br
Já a firma individual é regida por outra Legislação, permitindo a empresa ser ou não ser optante pelo SIMPLES. Caso seja optante pelo SIMPLES recolherá o imposto de renda juntamente com os demais tributos numa única guia, de acordo com o seu faturamento. Caso não seja optante pelo SIMPLES os impostos serão recolhidos em guias separadas de acordo com a atividade desenvolvida.