AGÊNCIA DE CASAMENTO

 
 

Apresentação

Usando um "cupido" cibernético - o computador - está unindo corações apaixonados, em enlaces matrimoniais arranjados pelas máquinas. São as Agências de Matrimônio. Essas empresas utilizam a informática e as teorias da psicologia para aproximar pessoas que têm "estilo" de vida, traço de caráter, ou no mínimo, preferências que se completam, se atraem ou combinam.

Devemos lembrar que esse tipo de negócio é uma prestação de serviço, ato por natureza intangível, tem como objetivo a satisfação de um desejo ou suprimento de uma necessidade independente da posse de um bem físico. É por isso que, como elementos difíceis de medir, provar ou sentir que são, os serviços devem ser "vendidos" ao consumidor como algo palpável.

Quem procura uma agência de matrimônio, em sua maioria pessoas de classe média na faixa dos 40 anos, exige discrição e respeito, fatores que devem ser levados a sério pelo empreendedor do ramo, avisa Harry Mihalescu, proprietário da Paimi. É preciso deixar bem claro para os interessados que o objetivo da empresa é promover casamentos e não apenas encontros.

Depois de coletar os dados do cliente, a agência o encaminha para entrevista com um psicólogo, que pode ser terceirizado. A partir daí, é definido o perfil da pessoa procurada. O cliente pode pagar uma taxa de inscrição e uma outra, maior, quando encontrar a cara-metade ou então optar por mensalidades. Essa forma de recebimento, acrescida da necessidade de promover almoços, jantares e excursões para aproximar os clientes, torna imprescindível manter um bom capital de giro.

Mercado

A restrição dos contatos sociais quase que exclusivamente aos proporcionados pelo ambiente de trabalho tem aberto um mercado promissor para as agências matrimoniais. Essas agências procuram preencher "brechas" deixadas no lado pessoal e afetivo. O que mais impressiona é a quantidade crescente de brasileiros que recorrem aos serviços de cupidos profissionais.

O mercado de encontros marcados cresce, em média 20% ao ano, sobretudo graças ao aumento da clientela na flor da idade. Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que e porquê compram, como e quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso de seu negócio.

Na vida, a gente sabe que é nas adversidades que surgem as oportunidades. Com as empresas não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas algum dia enfrentou a adversidade e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, para hoje oferecer oportunidades e apresentar-se como ameaça ao concorrente.
Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido.

Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores do produto que sua empresa irá "vender".

Localização

A escolha do local para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. Lembre que as atividades econômicas da maioria das cidades é regulamentada em conformidade com um Plano Diretor Urbano (PDU).

É fundamental avaliar a facilidade do acesso para os clientes, lembrando aí que o perfil de sua clientela é determinante para essa definição. Por exemplo: em princípio, não adianta estar localizado num local com amplo estacionamento mas longe de pontos de ônibus se esse é um meio de transporte predominantemente utilizado por sua clientela.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área física com cerca de 120m². Distribuída entre a recepção, sala de atendimento, escritório administrativo, etc.

Equipamentos

A posição e a distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração dos serviços a serem executados por sua empresa a fim de atingir satisfatoriamente a produção desejada. Assim, você deve lembrar que a harmonia entre o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) e o layout externo (vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) e os benefícios decorrentes são algumas das impressões que o cliente levará de sua empresa.

Os equipamentos básicos são:

- Equipamentos básicos para um estúdio fotográfico;
- Equipamentos e utensílios para escritório (arquivo de aço, fichário, telefone, fax, computadores, mesas, cadeiras e sofás).

Investimento Inicial:

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do
quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma agência de pequeno porte, voltada para o atendimento pessoal e virtual, montada numa área de 80 m², será necessário um investimento de R$ 45.000,00 aproximadamente.

Pesssoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo necessário:

Para pôr a agência em funcionamento, o empreendedor vai ter de contar com duas pessoas: um psicólogo e um atendente.

- Atendentes. Se responsabilizará pelo atendimento das ligações telefônicas, recepção dos clientes, preenchimento das fichas, encaminhamento à entrevista. É indispensável a discrição dos atendentes.
- Psicólogos. Coletará, através de entrevista, e avaliará dados relativos às características de personalidade do entrevistado.

Além do próprio empreendedor que pode cuidar do gerenciamento e da divulgação.
Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem. É por essas características e alguns atributos - como a habilidade em ouvir e atender os clientes, boa vontade, persistência e paciência, naturalidade na orientação dos clientes, poder de negociação, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e o perfil dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento - que você deve orientar-se ao recrutar e selecionar seus funcionários.

Essas características podem ser reforçadas e aprimoradas através de treinamentos (que, é bom lembrar, devem ocorrer periodicamente). Opte por cursos do tipo: "Gestão de Pessoas", Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratória - A Arte de falar em Público, entre outros.

Cliente

Foi-se o tempo em que recorrer a uma agência de casamento era sinônimo de desespero de solteirões e solteironas mais velhos, desprovidos de atrativos físicos e solitários. Hoje, três em cada dez clientes das maiores empresas casamenteiras estão no vigor dos 20 anos. O cliente típico atualmente tem boa formação escolar, razoável círculo de amizades e situação financeira estável.

Os Serviços

Até chegar ao candidato a namorado, há um longo trabalho de bastidores encabeçado por psicólogos. Eles conduzem as entrevistas e o preenchimento de formulários, nos quais ficam registradas as preferências do cliente sobre os mais diversos temas. De religião e política a expectativas para o futuro e conceitos de beleza. Depois, é feita uma checagem das informações pessoais em cartórios e até na polícia, para não haver surpresas. Tudo para corresponder à compatibilidade idealizada pelos clientes.

Estes serviços seguem as seguintes etapas:

- 1º. Contato. O cliente interessado entra em contato, pessoalmente ou por telefone. Nesta etapa, o atendente explica detalhadamente os serviços prestados pela empresa (para criar um vínculo com os clientes, evita-se passar informações por telefone). Concorda com os termos do contrato de serviços (o ideal é procurar a orientação de um profissional para elaborá-lo), faz-se o seu cadastro na agência, e uma entrevista mais detalhada, com preenchimento de um questionário onde são abordadas normalmente questões que envolvem características físicas e íntimas, dados pessoais e profissionais do candidato e do pretendente desejável.

- 2º. Preenchimento da Ficha Cadastral. É quando o profissional da agência buscará o máximo de detalhes possíveis acerca da vida pessoal dos clientes e de seu caráter. Tudo servirá como base para o cruzamento das informações utilizadas na formação dos prováveis "pares" e o objetivo é encontrar parceiros com maior número de dados coincidentes. Uma fotografia (obrigatoriamente padronizada) deverá ser feita a fim de compor a ficha do candidato.

- 3º. Cruzamento de Informações. Esta etapa demanda um prazo para que as informações sejam cruzadas com as de outras fichas ou que o sistema disponibilize as combinações desejadas a fim de que o par virtualmente ideal seja encontrado. Esse prazo variará de algumas horas (no caso da empresa ser informatizada, até vários dias - se não houver essa facilidade -, e conforme o número de clientes cadastrados). Neste momento, mostram-se as fotos dos escolhidos.

- 4º. Aprovação. A par das "semelhanças" o interessado pode optar por conhecer candidatos que identificar como mais adequados ao perfil traçado por ele.

- 5º. Encontro. Em seguida, esse parceiro em potencial é informado da intenção do cliente em conhecê-lo (a) e comparece à agência para aprovar ou não a indicação. Caso haja interesse, a agência disponibiliza os telefones de contato de ambos. Está executado o trabalho da agência, e daí para frente é com os dois;

- 6º. Conclusão. Se o encontro der certo, os clientes podem solicitar a retirada dos seus nomes do cadastro da empresa, ou não. Nesse último caso deverão continuar pagando as mensalidades cobradas.

Ferramentas

Algumas ferramentas utilizadas pelas agências são:

- Internet. Algumas agências oferecem a internet como ferramenta para facilitar os serviços, porém, estes devem ser monitorados. Outro fato a ser destacado é que a internet não substitui as agências, visto que, é muito fácil mentir, mandar fotografias falsas, inventar uma personalidade. Ainda que a história dos bate-papos eletrônicos esteja cheia de relatos de namoros bem sucedidos, a internet não é um meio seguro para dar início a um romance.

- Agência Virtual. Geralmente, numa agência virtual todos os passos (exceto o encontro) são totalmente informatizados. Um sistema eficiente faz a organização, a checagem parcial dos dados, o cliente entra na galeria e faz a sua escolha on-line através do nosso banco de dados. A partir daí é feita a opção, a mensagem é enviada para uma central e encaminhada para a pessoa desejada. Depois disso os clientes tomam a frente da situação.

Considere ainda que num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, "feeling" (sensibilidade) e futuro.

O investimento em algum veículo da mídia é considerado um dos itens de custo mais elevado, mas em função do retorno proporcionado e tendo em vista que é uma das poucas formas do cliente identificar o serviço, torna-se um investimento essencial. A propaganda deverá ser veiculada (na TV, rádios FM, jornais ou Internet) em chamadas direcionadas, criativas e discretas.

Tempo

Um mês é o tempo médio de espera para o primeiro encontro e um ano é o tempo que a agência fica procurando e encaminhando parceiros.

Preços

Os preços variam de agência para agência, com algumas dando um ano de garantia, com direito a devolução do dinheiro caso não seja possível encontrar um par de acordo com a predileção do cliente.

Vantagens

Na agência, há o inconveniente do parceiro ser selecionado por outros, mas a união tem muito mais chance de dar certo, porque, de fato, sabe-se que há, realmente, algo em comum.

Cuidados

É importante ainda que o empreendedor esteja atento a algumas características essenciais para quem se envolve num empreendimento desta categoria.

- Discrição. Característica imprescindível a este tipo de negócio, significa que a equipe integrante da empresa não deverá divulgar, sob hipótese alguma, informações confidenciais de clientes. Esta é uma característica que desenha o diferencial de uma empresa de sucesso;
- Tato. A liberdade para utilizar ou não o serviço deve ser total. Forçar o cliente a aderir ao serviço com um batalhão de argumentos pode constrangê-lo e até afastá-lo. Deve-se ter em conta que os usuários desse tipo de serviço podem ter problemas em manter um relacionamento afetivo com outra pessoa, e simplesmente por isso podem sentir-se mal sem motivos aparentes, ao procurar a agência. O tato para pressentir este comportamento, e evitar que ele ocorra, é uma característica fundamental das pessoas que trabalharão diretamente com o público-alvo.

Termo de Adesão

Nesse contrato, estabelecido entre a agência e a pessoa interessada, estarão descritos todos os termos, desde a adesão ao serviço até a desistência ou a formação do par. Para se cadastrar é necessário:

- Ser maior de 18 anos;

- Não ser casado (a) ou manter qualquer tipo de relacionamento afetivo socialmente comprometedor;

- Preencher o formulário confidencial de cadastramento e escolher a forma de pagamento da taxa de inscrição, que dá direito a análise de perfil afetivo e a participação do banco de dados pelo prazo de 6 meses;

- Pagamento de uma taxa de inscrição, sendo que as condições de pagamento serão definidas pela empresa;

- Seriedade e respeito com o trabalho é fundamental, não serão aceitos no sistema atitudes, gestos ou atos que possam incomodar os participantes. Tratamento cordial e respeito é uma das nossas metas;

- Qualquer reclamação sobre atos ou atitudes inadequadas ou que venha a incomodar os participantes dá direito a Agência de cancelar automaticamente a inscrição do participante, sem direito a devolução dos valores pagos e sob pena de medidas judiciais cabíveis. O mesmo se dará com relação ao fornecimento de dados falsos;

- A agência não se responsabiliza pelos encontros entre os participantes, nem sobre as atitudes advindas dos mesmos, que quando optam por fazer parte da Agência aceitam as regras de forma ampla geral e irrestrita. Isso também se aplica às informações cadastrais uma vez que estando em um sistema virtual informatizado, a checagem dos dados fornecidos é limitado;

- As seleções serão feitas sempre respeitando as condições do perfil (cliente) e do perfil desejado, por exemplo se uma mulher de 30 anos deseja conhecer um homem de 20 anos, mesmo que o sistema possua vários homens de 20 anos, eles só serão identificados como possíveis parceiros caso também estejam buscando alguém de 30 anos;

- A agência não se compromete a apresentar um número mínimo ou máximo de opções, uma vez que depende da compatibilidade de cliente para cliente;

- A partir do contato inicial a Agência não interferirá mais. O casal poderá marcar novos contatos com o parceiro escolhido ou cancelar o encontro. É uma decisão que ficará a critério de ambos;

- Além de escolher pessoas para contatar, pode-se também receber propostas de pessoas interessadas (os). Isso se a pessoa estiver disponível.

Legislação

Passos para Registro de uma prestadora de serviços

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401