VIDEOLOCADORA

 
 

Apresentação

A comodidade de ter o cinema em casa, longe das aborrecidas e estressantes filas, conquistou a classe média urbana. Os aparelhos de videocassete e DVDs estão cada dia mais acessíveis a grande parcela da população e o aluguel das fitas ou DVDs representa um custo muito baixo para o orçamento deste público.

Mercado

O mercado de videolocadoras requer do empreendedor um acompanhamento periódico no que tange aos lançamentos de filmes, para que o acervo esteja sempre atualizado.

Tendência do Mercado

Embora as TVs a Cabo e por Assinatura possam, com o maior leque de oferta de programas, "roubar" clientes tradicionais das Videolocadoras, elas não são substitutas perfeitas para o tipo de entretenimento que estamos analisando. O cliente de Videolocadora, em geral, gosta de assistir ao filme de sua escolha no horário mais apropriado ao seu ritmo de vida, sem ficar sujeito às programações impostas pela TV.

Produto

É fundamental observar a clientela, para saber escolher o filme certo para os clientes da loja. Também é importante diversificar o material à venda, com a oferta, por exemplo, de videogames, produtos de conveniência (refrigerantes, cervejas, salgadinhos industrializados), etc.

Divulgação

O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários.

Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático, sempre com o foco no cliente potencial.

Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação as principais características de seu comportamento de compra que são: funções, finanças, facilidade, feeling (sentimentos) e futuro(cliente fiel).

Localização

A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

Empresas que têm possibilidades de sucesso são aquelas bem localizadas. Na hora da escolha do local para instalar a loja deve pesar o conhecimento do seguinte fato: no Brasil, os clientes geralmente se associam a duas ou mais locadoras, uma perto ou no caminho de casa e outra perto do trabalho.

Estrutura

A loja para instalar a vídeo locadora deverá ter em média 230 m², porém esta área poderá variar de acordo com o investimento que o empreendedor disponibilizará.

Equipamentos
- Prateleiras;
- Tvs passando filmes;
- Aparelhos de Vídeo e DVD;
- Balcão de atendimento;
- Computador;
- Monitores;
- Entre outros.

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Investimento Inicial

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente, sendo que o valor do investimento pode girar em torno de R$ 70.000,00, podendo a empresa optar pelo franchising (franquia de outra empresa).

Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.

Informação

É necessário ao empreendedor ter bastante informação sobre o mundo do cinema. É "tarefa" obrigatória a leitura de críticas e sinopses dos filmes. Com este conhecimento, o proprietário, ou seu funcionário, poderá fazer indicações para os clientes. Há ainda o recurso de inúmeras revistas especializadas no mercado, sendo algumas distribuídas gratuitamente às Videolocadoras.

Pessoal

Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem os clientes, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário. Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos o que deve ocorrer periodicamente entre seus funcionários, cursos tipo: "Gestão de Pessoas", Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratório - A Arte de falar em Público, entre outros, maiores informações sobre cursos no tel.: 0800 399192.

Fatores de Sucesso

Os fatores que influenciam nos resultados do negócio são:

- Administração eficiente;
- Escolha adequada do ponto comercial;
- Conhecimentos profundos de cinema e acompanhamento permanente dos lançamentos do mercado;
- Formação de acervo diversificado e atualizado;
- Funcionários atenciosos e bem treinados, com bons conhecimentos de cinema.
A união de todos os fatores tornou esta opção um dos mais baratos meios de diversão.

Franchising (Franquia)

A opção de escolha por uma loja franqueada é uma das alternativas de quem não entende muito do assunto ou quer ter orientações e suporte para seu novo empreendimento.

Franchising é um sistema empresarial por meio do qual uma empresa possuidora de "know-how" de produção e/ou distribuição de produtos ou serviços cede a terceiros o direito exclusivo de utilização desse "know-how" e de sua marca.
- É uma grande oportunidade para quem quer ser dono do seu próprio negócio.
- O Franchising pré-supõe uma mútua relação de confiança, na qual o franqueador entra com sua experiência e suporte operacional e o franqueado com a garra de proprietário.
- O franqueado e o franqueador ficam unidos no mesmo objetivo: atender ao consumidor final melhor do que a concorrência.

O Franchising é um modelo seguro e de baixo risco, e completamente consolidado e aprovado no Brasil, que é um dos países com maior número de empresas franqueadas. Para saber mais sobre Franchising no Brasil, consulte o site da ABF ( -Associação Brasileira do Franchising).

Clientes

Os clientes poderão ser os mais diversos, dependendo da localização, bairro ou shopping center, da vídeo locadora e o poder aquisitivo dos clientes que pretenderá captar. Dependerá também do segmento de mercado que a vídeo locadora irá se especializar. É fundamental também que os clientes sejam apreciadores da arte do cinema, que façam o momento de assistir um bom filme como um momento de lazer e descontração.

Diversificação

A vídeo locadora poderá estar se diferenciando das outras oferecendo maior variedade de produtos a serem locados, além de fitas VHS e DVDs ela poderá estar oferecendo CDs musicais e de jogos, filmes fotográficos, barras de chocolate, bombons, pipoca de microondas, refrigerantes, sorvetes, livros com histórias dos filmes, oferecendo inclusive para venda filmes cuja procura não justifique a sua manutenção em estoque para locação.

Automação

Uma tendência cada vez mais presente nas empresas de serviços que buscam o sucesso. Podendo ser capaz de melhorar os serviços aos clientes, reduzir filas, agilizar a emissão de notas fiscais, entre outros. Caixas eletrônicas isoladas ou integradas, preenchimento de cheques automáticos, impressoras de notas fiscais nos caixas, terminais de informações ao cliente, entre outros.


Legislação

Os passos para registro de uma empresa prestadora de serviços

Veja também

Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso
Locação de filmes via web atrai novos investimentos
Como enfrentar a concorrência
Locadoras virtuais são tendência no mercado

Plano de Negócio

Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae

O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.

Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:

- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401

Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos - UBRAFE:
http://www.ubrafe.com.br