FÁBRICA DE DETERGENTE

 
 

1. Ficha Técnica da Atividade
Ramo de atividade: Indústria de Transformação.
Tipo de Negócio: Fabricação de Sabões, Sabonetes e Detergentes Sintéticos.
Produtos Ofertados:Detergentes.

2. Apresentação
Detergente é qualquer substância que atua para diminuir a tensão superficial da água, especificamente um agente tensoativo que se concentra em uma superfície de separação, como, por exemplo, água e óleo.
Uma das substâncias mais usadas e mais importantes para os diversos setores de aplicação, os detergentes são misturas complexas, de vários componentes, cada qual escolhido para efetuar uma ação própria durante a limpeza.
Com exceção dos sabões e sulforricinatos, todos os outros produtos obtidos quer de gordura naturais, quer de parafinas e olefinas são vulgarmente chamados de Detergentes Sintéticos.

3. Mercado
Por se tratar de produto de limpeza o consumo de detergente é grande, atingindo dona de casa de classe média à baixa, estendendo o consumo a restaurantes, hospitais, hotéis, empresas especializadas em limpeza etc....

4. Localização
O empreendimento, preferivelmente, deve estar em local amplo.

5. Estrutura
O empreendimento deverá ser instalado de preferência em galpão industrial de 80 a 200 m², com infra-estrutura básica de água, luz, telefone e que atenda ao volume produtivo. O ¿layout¿ da empresa deve ser planejado de forma prática e racional, atendendo às condições de produção, armazenagem de matéria-prima e estoque

6. Equipamentos
Os equipamentos básicos são:
- Tanque, tambor ou vasilhame de plástico com torneira - 200 litros;
- Mexedor de madeira tipo "REMO";
- Baldes plásticos (10 ou 20 litros);
- Canecas de plásticos (+/- 300 ml);
- Funis para envasamento;
- Papel indicador universal (pH) faixa de operação 0 ¿14;
- Balança de plataforma capacidade máxima 150,0 Kg;
- Balança de balcão capacidade máxima 25,0 Kg;
- Peneira de malha fina (malha 50).

7. Investimento
Varia de acordo com a estrutura do empreendimento.

8. Pessoal
A mão de obra é variável de acordo com a estrutura do empreendimento. Necessariamente deverá contar com químico responsável, operadores, ajudantes e gerente. Os profissionais necessitam estar capacitados e preferencialmente possuir experiência na atividade.

9. Público Alvo
O público consumidor é bastante abrangente e caracterizado por donas de casa de classe média à baixa, estendendo o consumo a restaurantes, hospitais, hotéis, empresas especializadas em serviços de limpeza, etc.

10.PASSOS PARA A ABERTURA DE SUA EMPRESA

O primeiro passo para abrir sua empresa, é a definição da forma jurídica da mesma. Segundo a legislação comercial do país, existem três formas jurídicas, todas passíveis de enquadramento como microempresa: empresário, sociedade simples e sociedade empresária.

Considera-se Empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica como pessoa física, organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços e que tem a responsabilidade ilimitada sobre os compromissos assumidos pela empresa.

A Sociedade Simples é formada por uma ou mais pessoas que exercem profissão intelectual (gênero), de natureza científica, literária ou artística (espécies), mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da empresa.

A Sociedade Empresária pressupõe a comunhão de esforços de duas ou mais pessoas. Visam lucro, mediante o exercício de atividade comercial e/ou industrial, ou seja, desenvolvem atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços que constituem elemento da empresa

Quando se está criando uma sociedade, é necessário elaborar o Contrato Social, no qual ficam estabelecidos as condições de criação, funcionamento e liquidação da sociedade.
Para registrar sua empresa, sendo uma atividade comercial, o(a) Senhor(a) deve dirigir-se à Junta Comercial, para efetuar a inscrição comercial; à Receita Federal para a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas; à Previdência Social, para cadastrar-se e recolher mensalmente uma contribuição, que deverá ser utilizada pelos funcionários quando assim for permitido; à Secretaria da Fazenda, para a inscrição estadual, necessária para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias.

Antes de efetuar o registro, verifique a possibilidade de enquadrá-la como micro ou pequena empresa, cujos critérios são definidos por lei federal, estadual e municipal. O que determina o porte de uma empresa é o seu faturamento anual. Caso ela se enquadre, você desfrutará de uma série de incentivos, facilidades e simplificações legais e tributárias. Não esqueça que esta classificação não é automática, você deverá efetuar o pedido de enquadramento no órgão de registro para poder gozar de tais benefícios. A solicitação se dá no momento do registro da empresa em documentos próprios da receita federal e receita estadual.

Verifique também a possibilidade de enquadramento na Lei do Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das ME e EPP), que engloba em um único documento de arrecadação diversos tributos e contribuições (segue anexo roteiro - Simples Federal).

Uma vez registrada sua empresa, o(a) Senhor(a) deve dirigir-se à Prefeitura Municipal de seu município e requerer o Alvará de Localização e Funcionamento. Porém, para evitar problemas futuros, verifique junto à Prefeitura, antes de Registrar sua empresa, se a exploração de tal negócio é autorizada para o local escolhido.






11. Bibliografia
FÁBRICA DE DETERGENTE. In: Idéias de negócios. SEBRAE Espírito Santo. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2004.