02. QUE ESTRUTURA É NECESSÁRIA PARA INICIAR MEU COMÉRCIO?

 
 

Resposta:

Para partir para a criação de seu comércio eletrônico, é necessário ter uma estrutura empresarial e planejamento logístico similar ao do comércio tradicional. Temos como logística, a ciência de se fazer chegar o produto certo, na qualidade certa, no lugar certo, no tempo certo, nas condições estabelecidas e com o mínimo custo. Sem esta estrutura, provavelmente a empresa não terá retorno algum, e o pior, poderá ter prejuízos enormes.
Esta estrutura envolve fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e as empresas de varejo virtual.

Normalmente, quem "vai às compras" via internet já tem uma idéia mais ou menos clara do que está querendo adquirir ou encontrar. O desafio maios está em como chegar àquela empresa ou àquele produto que se precisa. No entanto, existem hoje várias ferramentas conhecidas como sites de busca que são páginas especializadas na busca dos itens de seu interesse por meio de expressões, palavras ou grupo destas.

Após identificar o produto e empresa fornecedora, normalmente no mesmo instante é possível ao internauta fazer a compra através de seu computador. Para efetuar o pagamento on-line é comum utilizar cartões de crédito. Deve ser observado se a empresa dispõe de procedimentos de segurança e proteção de informações para a realização de tais pagamentos, protegendo assim os seus dados, para que estes não venham a "vazar". Com os avanços tecnológicos na área de Segurança da informação, este ponto tem adquirido uma confiança cada vez maior; prova disso, é a forte presença do setor bancário na internet, que oferece produtos, serviços e transações financeiras aos seus clientes por meio eletrônico.

Existe ainda a questão do cliente não ficar obrigado a horários. Sua empresa não tem horário para funcionamento, qualquer hora é hora de comprar ou vender na internet, o que facilita principalmente os negócios com países onde existam diferença de fuso horário.