QUAIS SÃO OS ESTÁGIOS DE APOIO DE UMA INCUBADORA AOS EMP..

 
 

Quais são os estágios de apoio de uma incubadora aos empreendimentos?

Resposta:

Uma incubadora de empresas poderá apoiar/abrigar empreendimentos nos estágios de pré-incubação, incubação e pós-incubação. É possível que em uma única instituição (incubadora) possa ter as duas ou três fases ocorrendo simultaneamente para empreendimentos distintos (pré-incubação, incubação, pós-incubação).

Pré-incubação: período de tempo determinado, onde o empreendedor poderá estar finalizando sua idéia utilizando todos os serviços da Incubadora (estágio também conhecido como Hotel de Projetos), para definição do empreendimento, estudo da viabilidade técnica-econômica e financeira ou elaboração do protótipo/processo, necessários para o efetivo início do negócio.
Incubação: Processo de apoio ao desenvolvimento de pequenos empreendimentos nascentes (empresas já constituídas ou em fase de constituição), que já tenham um plano de negócios estruturado, que tenham dominado a tecnologia, o processo de produção; que disponham de capital mínimo assegurado que permita o início de suas operações e faturamento. Neste processo, as empresas normalmente já iniciam com uma figura jurídica e com produtos e serviços disponíveis para comercialização (objetivo nesta fase é ter, pelo menos, um protótipo do produto e/ou serviço a ser oferecido).
Pós-incubação: processo de apoio da incubadora à fase de consolidação da empresa em seu mercado de atuação, com a ampliação do número de clientes. Os empreendimentos recebem sua graduação na incubadora, porém continuam associadas a mesma, recebendo suporte da incubadora através de sues serviços de assessoria na gestão técnica e empresarial.

Vide modelo de fomento às iniciativas empreendedoras no âmbito da UFSC: http://www.inf.ufsc.br/~delucca/processoGenerico.png