TENHO A OPORTUNIDADE DE COMPRAR UMA LANCHONETE...

 
 

Tenho a oportunidade de comprar uma lanchonete, gostaria de receber instruções sobre o que preciso perguntar para não comprar no escuro.

Resposta

Em primeiro lugar, informe-se se o local possui o alvará de funcionamento e o alvará sanitário. Certifique-se que a lanchonete está apta a desenvolver tal atividade. Em dúvida, faça uma consulta de viabilidade junto à prefeitura de seu município. Se você for comprar o ponto, solicite a baixa da empresa que está estabelecida naquele endereço, deixando-o disponível para você abrir a sua empresa no mesmo. Pois, tanto a Prefeitura como a Secretaria da Fazenda Estadual poderão dificultar o andamento dos processos de abertura ou transferência de sua empresa num endereço já ocupado por outra pessoa jurídica.

Caso você compre o CNPJ da empresa estabelecida (lanchonete atual), você deverá ficar atenta às dívidas que esta empresa possui junto com a Receita Federal, Fazenda Estadual, Município e Previdência Social. Para evitar problemas, solicite uma Certidão Negativa de cada órgão citado, assim saberás se a empresa está em débito com algum órgão público.

Outra questão que deverás estar atento é se a empresa possui dívidas junto à Instituições Financeiras (bancos). Pois, se assumires o CNPJ de qualquer empresa, ficarás solidária com as dívidas também.

Inicialmente, seriam estas as providências de caráter burocrático que aconselharíamos você a tomar. Após sua decisão, poderemos informar-lhe a respeito do processo de abertura de empresa, bem como, sobre a forma tributária mais aconselhável para o seu negócio.