33. COMO PREENCHER A DAS-SIMEI ?

 
 

Resposta

A DASN-Simei (declaração anual do simples nacional do micro empreendedor individual) deverá ser feita pelo próprio contribuinte no site da Receita Federal ou por um contabilista especializado em qualquer um dos escritórios de contabilidade que optaram pelo Simples Nacional como regime de tributação. A relação pode ser obtida no Portal do Empreendedor ou nas Agências de Atendimento do Sebrae/SC.

É oportuno ressaltar que a primeira DASN-SIMEI poderá ser feita gratuitamente em um dos escritórios de contabilidade enquadrados no SIMPLES NACIONAL.

O Empreendedor, ao preencher a declaração, deve informar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), os rendimentos brutos auferidos no ano anterior, além da existência ou não de empregados.

A apresentação do documento é indispensável também para que o empreendedor possa emitir o carnê de pagamento relativo ao ano de 2013. Quem não apresentar a declaração está sujeito à multa de 2% ao mês sobre o valor dos tributos calculados, limitados a 20%. A multa mínima é de R$ 50,00.

No momento da apresentação em atraso, a multa é gerada automaticamente juntamente com o recibo de entrega. A impressão se dá no próprio sistema. Caso seja quitada em até 30 dias após a entrega, a multa é reduzida em 50%.

Você tem até dia 31 de Maio para fazer a declaração.

Passo a passo para a geração da declaração:
1) Em primeiro lugar acesse o site da receita federal:
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/
2) Click link: SIMEI - SERVIÇOS
3) Click em: DASN SIMEI - Declaração Anual para o MEI
4) Digite o número do CNPJ da sua empresa, a imagem indicada e clique em continuar.
5) Selecione o ano da declaração e clique em continuar.
6) Informe no campo apropriado o valor das receitas brutas e o valor da venda incidente de ICMS, se for o caso.
7) Informe se possui ou não empregados e clique em continuar.
8) Na próxima tela aparecerá um extrato dos pagamentos efetuados ao longo do ano. Caso conste alguma guia em aberto, você poderá continuar a sua declaração normalmente, no entanto, é necessário que efetue o pagamento da guia em atraso o mais breve possível. Caso observe alguma divergência, deverá procurar a receita federal com as guias pagas e os seus documentos pessoais para regularizar.
9) Clique em transmitir.
10) A próxima tela virá com a seguinte mensagem: Sua declaração foi transmitida com sucesso!
11) Para imprimir o Recibo de Entrega, clique no botão Imprimir.
12) Obs: O recibo abrirá em outra tela em um arquivo pdf. Verifique se o seu computador está com o pop-up desbloqueado para esse site e se você possui um programa gratuito para leitura de arquivos em pdf.
13) Alguns navegadores de internet podem travar. Em testes realizados no SEBRAE de Santa Catarina, o navegador que apresenta um melhor desempenho é o Mozila Fire Fox.

Em caso de dúvidas, procure um contador ou ligue no 0800 570 0800 para maiores esclarecimentos.