SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 17/08/2005
Autor: Diário do Comércio & Indústria
Fonte: DCI

Empresa investe em marketing e produto

Os investimentos em marketing, novos produtos e novas tecnologias encabeçaram o ranking que lista onde as empresas investiram seu dinheiro no mês de julho.

Segundo a Pesquisa DCI, que ouviu 387 empresários e administradores de empresas no mês passado, cada um dos itens foi prioridade para 13% das empresas em julho.

A evolução dos números mostra que do começo do ano para cá as empresas migraram seu foco de investimento. Antes, a maioria planeja ampliar ou reformar instalações, abrir novas fábricas etc. Agora, o item ¿abrir novas fábricas¿ só é citado por 8% dos entrevistados, ocupando a quarta colocação do ranking.

Os que gastam com ampliação e expansão, que em janeiro deste ano eram a segunda maior parcela dos entrevistados, agora aparecem em nono lugar.

O investimento em novos produtos, por sua vez, foi o item que mais agregou entrevistados: em janeiro, apenas 7% dos empresários e administradores gastavam com isso, ante 13% no mês passado.

As novas tecnologias também mostraram um crescimento constante, chegando a encabeçar a lista em julho.

No setor de agronegócios, a maioria dos investimentos esteve concentrada em novos produtos (21%). Estamos em pleno início de safra e toda a cadeia do setor se prepara para conseguir ganhar mercado. É natural que este item lidere a lista com folga ¿ 7 pontos percentuais a mais que o segundo colocado.

Nesse setor, também os gastos em marketing e ampliação são altos, já que este é o momento de investir para `colher¿ no futuro.

No comércio as ampliações são o foco da maioria. Este setor tem apresentado um crescimento consistente durante todo o ano. Ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou estatísticas que mostraram que as empresas desse setor tiveram um crescimento de 5,31% em junho, o que certamente teve influência positiva nos investimentos em julho.

E, para os comerciantes, ampliar suas lojas é o caminho para crescer.
Os industriais são os grandes responsáveis pelo fenômeno de migração dos investimentos de ampliações para novos produtos. Mais de um quinto deles usou suas verbas para ampliar o portfólio. Em segundo lugar vêm os que investiram em marketing: 15% do total.

No setor de serviços e de finanças, os investimentos em novas tecnologias são a analogia para os investimentos em produtos para as empresas industriais. E os gastos em novas tecnologias foram os que mais aumentaram em julho para as empresas deste setor.
Exatamente um quinto das empresas que prestam serviços disse que o foco de seus investimentos foi em tecnologia.

Assim como na indústria, o marketing vem em segundo lugar nos setores de serviços e finanças com 12% respondentes escolhendo este item.

Os dados da Pesquisa DCI de julho também foram tabulados levando-se em conta o tamanho das empresas.

A partir dos dados foi possível perceber que a escolha por novos produtos, novas tecnologias e marketing como prioridades foi uniforme em todos os tamanhos de empresas, das grandes às micro.


Destaques da Loja Virtual
LOJA DE SOM AUTOMOTIVO

Este perfil tem como finalidade apresentar informações básicas a respeito da abertura de uma Loja de Som Automotivo. Serão abordados assuntos relacion...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)