SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 22/08/2005
Autor: Valor Online
Fonte: Valor On-line

Empreendedorismo para um Brasil melhor agora e no futuro

Apesar de ainda não constar nos dicionários brasileiros, a palavra empreendedorismo está presente em toda parte. E a atividade de empreender é essencial no processo de geração de riqueza, de desenvolvimento econômico e social. Tanto que o termo fará parte da próxima edição do Dicionário Aurélio.

Empreendedor é aquele que sonha, mas com os dois pés no chão. É alguém que convive bem com riscos, se forem bem calculados. É alguém com energia, iniciativa e garra. Um otimista, profissional que suporta frustrações sem perder a visão de sonho. Que individualmente ou com seus sócios domina competências comerciais, tecnológicas, administrativas, estratégicas, financeiras e de liderança.

Vamos começar falando de vendas. Não existe empresa sem um bom vendedor. É aquele que vende a empresa para quem está sendo contratado, vende os produtos ou serviços para os clientes, vende a necessidade de fazer horas extras para uma equipe de fábrica. Resumindo, vendas é uma competência sem a qual nenhuma empresa decola e prospera.

Outra competência essencial é a capacidade de liderança da área de recursos humanos. Liderar significa motivar, estimular todos a caminharem na mesma direção. Estipular metas, cobrar resultados com alto desempenho e bom nível de satisfação dos colaboradores. Ou seja, é desenvolver a empregabilidade e não garantir o emprego. Significa definir o conjunto de valores e segui-los. Ser exemplo de comportamento, com justiça, ética, dedicação e respeito.

Dominar questões de estratégia é também fator de sucesso. É definir o produto ou o serviço, o segmento de mercado, a região de atuação, como vender, como prestar o serviço, o que fazer e o que terceirizar. Tão importante como o que e como fazer, é o que não fazer. Ter uma boa estratégia é fazer bem um conjunto de coisas de forma diferente dos seus concorrentes.

Cada empresa precisa também dominar a tecnologia de seu negócio. Estar um passo à frente da concorrência ajuda muito no crescimento da empresa. Em um mundo onde a competição é cada vez mais intensa e acirrada, ser eficiente na administração dos processos passa por etapas como: manufatura, prestação de serviços e atendimento de clientes. Só assim é possível conseguir custos baixos. É por falta de uma gestão competente que muitas jovens empresas acabam "morrendo na praia". Freqüentemente nos deparamos com um bom vendedor que falha na gestão.

Por fim, um empreendedor nunca pode ficar sem capital. Este é um fator importante e que pode significar a morte do negócio. Para isso é preciso cuidar das finanças, controlar custos, ter bom domínio sobre as variáveis que influenciam no fluxo de caixa são também importantes. Muitas empresas jovens têm lucro mas morrem por falta de caixa. É por essa razão que 95% das empresas morrem antes de completar o quinto ano de vida. "Cash is king", como diz um ditado em inglês.

Vivemos uma fase favorável. Empreender no Brasil é menos arriscado do que já foi. O tempo em que gerenciar o impacto da inflação e os planos econômicos na empresa era mais importante que gerenciar a estratégia e a eficiência ficou para trás. Sempre há boas desculpas para não empreender, mas as recompensas do sucesso empresarial são enormes.

Se você se enxerga na descrição de personalidade e competências acima, vamos empreender. Quanto mais você espera, maior se torna o custo da oportunidade e mais difícil é a decisão. Não tenha medo. Vamos contribuir para um Brasil melhor agora e no futuro.


Destaques da Loja Virtual
A INTERNET COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIOS

A publicação aborda os seguintes assuntos: Iniciando a Conexão: história e evolução, Decisão e Planejamento: qual a hora de começar?, e-Marketing: com...

R$20,00