SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 22/08/2005
Autor: Sérgio Contente
Fonte: DIÁRIO DE SÃO PAULO

Responsabilidade social na pequena empresa

Todos sabem da importância da responsabilidade social, mas quando observamos as micros e pequenas empresas que lutam com dificuldades para manter seu negócio em funcionamento, nos questionamos: será que com tantas contas a pagar e impostos, elas conseguem ter uma política de gestão socialmente responsável?

A resposta é ainda mais cobrada nos dias atuais, por causa da globalização. As grandes empresas, principalmente as exportadoras, são influenciadas internacionalmente a cumprirem seu papel social. Conseqüentemente, as mesmas acabam pressionando seus fornecedores, inclusive os de menor porte, a também cumprir seu papel. Aliado a isso, encontramos uma mídia fortemente empenhada na questão da responsabilidade social. Nestas circunstanciais o micro e pequeno empresário se pergunta: a minha empresa pode ajudar a construir uma sociedade melhor?

A resposta é sim. Você pode fazer a sua parte sem que isso signifique desembolsar algum dinheiro. Lembrando que uma empresa, por menor que seja, não está só. Ela afeta ou é afetada por diversos públicos com os quais se relaciona, tais como seus funcionários, clientes, fornecedores, a comunidade que está em torno da empresa etc. É justamente em ações da empresa interagindo com este público que o empresário poderá contribuir para um mundo melhor; mais justo e menos desigual.

O simples fato do micro empresário ter uma preocupação de selecionar seus fornecedores, em termos de ética e valores, selecionar os fornecedores que cumprem sua obrigação com o social e meio ambiente, já força que esses mesmos fornecedores adotem uma política de responsabilidade social. Ser um consumidor consciente é um grande passo nesse sentido e não custou nem um centavo ao microempresário.

Procurar promover o bem-estar pessoal e o desenvolvimento profissional dos seus funcionários, além de ser uma boa pratica, vai criar um ambiente de trabalho mais agradável tornando seus colaboradores mais motivados e conseqüentemente promover o progresso da empresa. Ser ético com seus clientes, atendendo-os nas suas necessidades e ouvindo suas sugestões, também pode ter seus reflexos. Além de estar criando clientes fiéis, você estará sentindo sua empresa colaborando com a satisfação desses consumidores.

Se você puder adquirir produtos reciclados, ou que tenham selos verde, ou ainda se você reciclar seu lixo, economizar água e energia elétrica, você estará colaborando enormemente com o meio ambiente.

O fato de você não dispor de enormes recursos financeiros como nas grandes empresas, não quer dizer que não pode ajudar sua comunidade. Criatividade, empreendedorismo, Inteligência, conhecimento e experiência são grandes virtudes dos microempresários brasileiros, o que com certeza é de grande ajuda à comunidade. Visite as escolas públicas, associações, instituições filantrópicas, ONGs da sua comunidade.

Você pode ser voluntário. Engaje-se! Você pode começar mudando seu bairro. Mas todas essas atitudes não devem ser esporádicas, para se considerar uma empresa com responsabilidade social. Tem de ser trabalho contínuo e abrangente, sempre norteado pelo principio da ética e da transparência. Um bom exemplo a ser lembrado é o do Betinho (Herbert Souza), sobre a parábola do beija-flor. Durante um incêndio na floresta o pássaro tentava apagar o fogo levando água no bico. O importante para o beija-flor é que ele estava fazendo sua parte. Vamos cada um fazer a nossa. Você pode, eu posso, nós podemos.


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