Desde 2001 o SEBRAE vem atuando em parceria com o Badesc em ações de apoio às 19 entidades de microcrédito existente em Santa Catarina, seja por meio de edital ou de convênios de cooperação técnico-financeira. O aporte de recursos ultrapassou R$ 1,5 milhão nos últimos quatro anos para incentivar a utilização do microcrédito como ferramenta para a geração de emprego, renda e combate à pobreza. Neste sentido, o SEBRAE tem contribuído decisivamente para o sucesso do Programa Catarinense de Microcrédito que contabiliza mais de 60 mil operações em cerca de R$ 170 milhões em empréstimos para empreendedores do Estado.
Em Lages, Criciúma e Tubarão o apoio financeiro do SEBRAE permitiu a aquisição de equipamentos de informática, consultoria organizacional, pesquisa de mercado, treinamentos e custeios do Banco da Família, Credisol e Casa do Microcrédito. Outra ação de destaque foi a parceria para a formação de multiplicadores e agentes de Microfinanças. Desenvolvidos em 2003 e 2004, os cursos do SEBRAE beneficiaram 626 pessoas, 19 gerentes de OSCIP´s, 22 Agentes de Crédito e 35 lideranças das OSCIPS´s de Lages, Criciúma e Tubarão.
Uma pesquisa inédita junto a tomadores de microcrédito é outra importante atividade viabilizada pelo SEBRAE, em conjunto com o Badesc. O levantamento, previsto para este ano, vai trazer importantes respostas sobre como o público alvo está avaliando o Programa de Microcrédito de Santa Catarina, considerado referência no Brasil, bem como direcionar futuras estratégias para alavancar novas operações.
*Diretor-superintendente do Sebrae em SC
Destaques da Loja Virtual
PIZZARIA
Este perfil tem como finalidade apresentar informações básicas a respeito da abertura de uma Pizzaria. Serão abordados assuntos relacionados ao mercad...