SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 20/09/2005
Autor: DIÁRIO DE SÃO PAULO
Fonte: DIÁRIO DE SÃO PAULO

Perfil adequado não substitui preparo e conhecimento

Donos de pequenas empresas contam como decidiram empreender, valorizam a busca de informações e alertam sobre riscos e dificuldades

Uma escola de música, um bar, três restaurantes. Com apenas 34 anos de idade, o paulista Aimar de Paula Guidorzi, hoje dono e chefe de cozinha da pizzaria Muzzarellas Viaggio, em São Bernardo do Campo, já conseguiu abrir ¿ e fechar - nada menos que cinco pequenos negócios. Nem por isso desistiu do que considera sua vocação desde os 12 anos, quando revendia bolinhas de gude para os colegas de escola. "Sempre fui empreendedor. Meu caminho é trabalhar por minha conta e não como empregado", argumenta, bem-humorado.

No comando da pizzaria há quase três anos, há quatro meses investindo numa segunda casa do gênero e gerador de 12 empregos diretos, Aimar só ganhou maior estabilidade emocional e financeira depois de perceber que precisava se qualificar como empresário.

Ele acredita que as principais características de um empreendedor são a persistência e a vontade de prosperar. "Sem isso, você não consegue tocar um negócio no Brasil, porque é muito difícil enfrentar a burocracia, a instabilidade da economia". Mas reconhece e destaca outro ponto fundamental: "Mesmo tendo a vocação para negócios, aceitando batalhar muito e correr riscos, eu descobri que não é possível ter sucesso sem preparo, sem Conhecimentos de gestão Fui atrás disso. Fiz mais de, 50 cursos, muitos deles no Sebrae. Hoje cometo muito menos erros que no passado. Mas não aconselharia ninguém a ter uma empresa sem a certeza de que pode se comprometer com seu projeto. E enfrentar dificuldades até conseguir concretizá-lo".

Caminho difícil

Cansado de cumprir, com louvor, as metas das empresas onde foi funcionário, sem conseguir em contrapartida a realização financeira e profissional que aspirava, o designer de produtos Edgard Benevides, 40 anos, tem certeza de que seu perfil é de empresário.

Aos 35, depois de ter trabalhado para várias companhias em diferentes áreas de atividade, ele passou a observar exaustivamente o mercado, atrás de uma oportunidade de negócio. "Percebi que meu caminho era o de empreendedor, mas queria achar meu próprio modelo de negócio. Comecei minha busca com um olho voltado para dentro de mim e outro para o mercado, mas sempre pensando na necessidade do consumidor".

Há cinco anos, ele optou por montar um bufê de churrascos, o Tio Dega, em Santana. o diferencial, explica, é a entrega de verdadeiros "pacotes de serviços" em domicílio, que incluem desde o fornecimento de carnes nobres temperadas, saladas e patês, até a mão-de-obra especializada para a realização do evento, como copeiras e garçons. Com uma carteira de 250 clientes, Benevides se prepara agora para inaugurar uma butique de carnes. Conseguiu um crédito do Proger e já tem todo um plano de negócios estruturado, com metas projetadas até 2014, que contemplam até a expansão por meio de franquia.

Pós-graduado em administração pela Poli-USP e sempre buscando qualificação e certificações para sua empresa, ele não tem dúvidas do perfil que o levou a empreender. "Consigo enfrentar o medo e os riscos. Tenho talento para identificar boas oportunidades e sou um bom planejador."

Serviços:
Mais informação sobre as empresas:

Buffet de Churrasco Tio Dega ¿ fone (11) 39894286

Os Muzzarellas Viaggio - fone (11) 4337-2777


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