SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 30/09/2005
Autor: INSTITUTO FRANCHISING
Fonte: INSTITUTO FRANCHISING

Como escolher uma franquia

O candidato a franqueado

Não há um consenso quanto ao perfil ideal para o empreendedor que quiser assumir uma franquia. No entanto, algumas características são fundamentais:
- Boa comunicação
- Perfil de gestão
- Flexibilidade para mudanças
- Dedicação no negócio
- Competência em seguir tendências

Como escolher sua Franquia - Passo a Passo

A seguir, você encontrará uma indicação, de forma esquemática, dos oito principais passos que deverá dar para avaliar cada uma das oportunidades listadas neste Guia e, se for o caso, selecionar uma delas.

Seja cuidadoso. Nunca é demais repetir: investigue antes de investir!

Tenha consciência de que uma franquia pode reduzir os riscos relacionados à implantação, operação e gestão de um negócio, mas não os elimina de vez. Seu sucesso dependerá, em muito, do apoio que o franqueador possa lhe oferecer e de sua própria dedicação ao negócio.

1. Auto Avaliação

Certifique-se de que você está preparado para ser um empresário e para ser um franqueado, fazendo uma auto-avaliação:

- Analise se você está disposto a trabalhar durante muitas horas seguidas, sacrificar alguns finais de semana e até mesmo algumas noites.
- Avalie sua disponibilidade financeira. Nem sempre vale a pena dar o passo maior do que a perna.
- Analise se você está disposto a abrir mão de uma certa parcela de sua independência, para atuar conforme os padrões estabelecidos por um franqueador.
- Seja realista quanto aos seus pontos fortes e fracos, seus objetivos e suas habilidades. Use o tempo que for necessário para fazer sua auto-avaliação.
- Se você achar que franquia pode ser o seu caminho, continue com as indicações a seguir.

2. Compare seu perfil com as oportunidades no mercado

Compare suas características pessoais com as peculiaridades de cada segmento da atividade empresarial em que estiver pensando em ingressar: aspectos físicos, identificação com o tipo de negócio, necessidade de deslocamentos, só para citar alguns exemplos.


- Não escolha uma franquia apenas pelo tipo de produto. Gostar de comprar roupas não significa que você vai gostar de administrar uma loja. Uma franquia de sucesso pode ser um fracasso nas mãos de um empresário que não se identifique com aquele tipo de negócio.
- Busque franqueadores que tenham condições e interesse efetivo em lhe oferecer o apoio adequado, de modo a supri-lo nas suas deficiências.
- Discuta o assunto com seus familiares. Você precisará do apoio e da cumplicidade deles para o negócio dar certo.
- Entre em contato com os franqueadores de seu interesse.

3. Faça os contatos com os franqueadores

- Entre em contato direto com os franqueadores pelos quais estiver interessado. Neste Guia de Oportunidades, você encontrará, com relação a cada empresa franqueadora, o nome e o telefone da pessoa de contato, que poderá lhe fornecer as informações sobre a respectiva franquia.
- Lembre-se de que estará ocorrendo um processo mútuo de avaliação: você estará avaliando o franqueador e ele, por sua vez, estará avaliando você.
- Se um franqueador atende mal os candidatos a franqueado, é bem provável que esse seja o padrão de atendimento que lhe será oferecido se você se tornar um franqueado dele.
- Muito cuidado: a escolha deve ser sua! Evite intermediários.

4. Avalie as informações

- Caso a venda da franquia seja feita por um corretor, assegure-se de que a decisão será sua, e não dele: o seu futuro é que estará em jogo, não o do corretor.
- Avalie cuidadosamente o material enviado pelo franqueador e não se precipite em escolher a franquia já nesse momento.
- Compare suas características pessoais com as informações enviadas pelos franqueadores selecionados e descarte aquelas franquias com as quais você não se identifique, ou para as quais perceba que não tenha as características necessárias.
- Escolha poucas franquias para investigar a fundo. Mantenha o foco. Marque reuniões com esses franqueadores.

5. Inicie a investigação

- Feita a triagem prévia, procure restringir sua investigação a um número reduzido de franquias. Do contrário, não conseguirá ir tão a fundo quanto deveria, com relação a cada uma.
- Marque uma entrevista com cada um dos franqueadores que estiver pesquisando e inicie para valer o processo de investigação.
- Sempre que possível, o primeiro encontro deverá ocorrer na sede da empresa franqueadora, para que você possa observar como funciona a organização do seu (quem sabe) futuro parceiro.
- Quando a reunião ocorrer fora da sede do franqueador, peça para conhecê-la de qualquer jeito. Afinal, você se casaria com alguém sem saber como é a casa dessa pessoa?
- Tome nota (num caderno que deverá adquirir para essa finalidade) de tudo o que ouvir ou observar em suas entrevistas com os franqueadores e nas visitas às respectivas sedes e unidades próprias.

6. Avalie a franquia e o franqueador

- Pergunte tudo, sendo objetivo e cortês. Lembre-se de que você também estará sendo avaliado.
- É bem provável que, a cada passo, o franqueador o esteja testando, com o objetivo de avaliar suas qualificações para operar a franquia com sucesso.
- Para facilitar suas entrevistas com os franqueadores, use a lista de perguntas que faz parte deste Guia. Ali, estão sugeridas as principais questões que devem ser levantadas sobre o franqueador, a franquia e sua rede.
- Procure conhecer o máximo que puder sobre a estrutura organizacional do franqueador, seu "pacote de franquia" (quais serviços são oferecidos pela empresa franqueadora), seu programa de treinamento, seus manuais e sua(s) unidade(s) piloto (as unidades próprias onde o franqueador testa, na prática, novos produtos ou serviços, antes de implantá-los na rede).

7. Entreviste os franqueados

- Peça a cada franqueador uma relação completa de todas as suas franquias em operação e também daquelas que, por algum motivo, foram fechadas ou revendidas.
- Na Circular de Oferta, (que normalmente é entregue pelo franqueador aos candidatos num estágio mais avançado do processo de seleção) você encontrará informações sobre a empresa franqueadora. Analise-as cuidadosamente e cheque com os franqueados se tudo o que está escrito ali é verdadeiro.
- O contato com franqueados das empresas que estiver investigando ajudará você a obter informações sobre o período inicial da operação, que é considerado o mais crítico, e também sobre a forma como o franqueador se relaciona com sua rede ao longo do tempo.
- Não deixe de procurar os ex-franqueados, aqueles que, por qualquer motivo, abandonaram a rede, ou foram excluídos dela.

8. Tome sua decisão

- Liste os itens investigados e dê nota de zero a dez a cada franquia, com relação a cada um deles.
- Escolha a franquia de melhor pontuação, a que melhor se adapte a você, e verifique mais uma vez se seus recursos financeiros serão suficientes para adquirir e implantar uma unidade da mesma.
- Não deixe de consultar um bom advogado de sua confiança, que entenda de franchising e de negócios, para ajudá-lo a analisar a Circular de Oferta e também
o Contrato de Franquia (item a item) e outros documentos que você deva firmar.
- Discuta sua escolha com a família e procure envolvê-la no processo de decisão.
- Contate o franqueador e boa sorte!


A Importância da Circular da Oferta

A Circular de Oferta de Franquia é uma espécie de "caderno técnico" que deve conter uma série de informações sobre a empresa franqueadora, conforme estabelecido pela Lei Federal n.º 8.955, a chamada Lei Magalhães Teixeira.

O franqueador é obrigado a lhe fornecer uma cópia de sua Circular de Oferta de Franquia no mínimo 10 dias antes de você firmar qualquer documento ou fazer qualquer pagamento relacionado à aquisição da franquia. Esse documento contém uma série de dados que irão lhe auxiliar na sua pesquisa.

De posse dessas informações, você poderá verificar qual a situação real da empresa franqueadora que lhe interesse. É importante que você conte com o auxílio de um advogado na análise do contrato e de todos esses dados.

Neste Guia de Oportunidades em Franchising, você encontra a transcrição completa da Lei do Franchising. Reserve algum tempo para lê-la, pois, afinal, você precisa saber onde está pisando.


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