SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 27/10/2005
Autor: Daniela de Lacerda
Fonte: REVISTA VOCÊ S.A.

Todos podem ser líderes! É só querer

O guru James C. Hunter, autor de O Monge e o Executivo, decreta: você já sabe tudo sobre liderança. É hora de por em prática

"Não tenho nada de novo para ensinar. O que nós precisamos é colocar as velhas teorias em prática". Esse é o recado do guru norte-americano James C. Hunter para os profissionais brasileiros. O autor já vendeu 280.000 cópias do livro O Monge e o Executivo no Brasil em 2006 deve lançar, também pela editora Sextante, seu segundo livro no mercado nacional: The World's Most Powerful Leadership Principle - How to Become a Servant Leader (O mais poderoso princípio da liderança - Como se torna um líder servidor). No dia 15 de agosto, James falou para 240 convidados da Você S/A, na comemoração do aniversário de 7 anos da revista, em São Paulo. A seguir, você confere os melhores momentos da apresentação e a receita de James para se tornar um grande líder.

LIDERANÇA É INFLUÊNCIA

Liderança é sua habilidade de inspirar as pessoas a agir. Significa conquistá-las por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas... E aí está a diferença entre poder e autoridade. Quando você tem poder, as pessoas fazem a sua vontade mesmo que não desejem. Quando você tem autoridade, as pessoas voluntariamente fazem a sua vontade, por causa da sua influência pessoal. Isso é que faz um grande líder.

UM BOM LÍDER SERVE, EM VEZ DE SER SERVIDO

Se liderança é influência e isso significa inspirar as pessoas a agir, ninguém fez isso melhor do que Jesus Cristo. E o que ele tinha a dizer sobre liderança? "Quem quiser ser líder primeiro deve servir." Na primeira vez em que li isso, pensei: "Que estúpido. Isso funciona na Igreja, mas não nos negócios. Se eu sou o chefe, as pessoas é que têm de me servir". Mas finalmente aprendi. O líder tem de servir, sim. Seu papel é ajudar as pessoas da sua equipe a ser o melhor que elas podem ser. Se você dá a seu time o que ele precisa, ele também vai lhe dar o que você precisa.

UM BOM CARÁTER FAZ UM BOM LÍDER

Seja o pai, chefe, vizinho, amigo ou filho que você gostaria de ter. Liderança não é o que você faz, é o que você é. Liderança tem a ver com caráter: 99% das falhas de liderança são falhas de caráter. E o que é caráter? É o seu compromisso de fazer o melhor, mesmo quando você não deseja. Faça desse compromisso uma rotina. Suas ações viram seus hábitos, que viram seu caráter, que vira seu destino. O desenvolvimento da liderança significa o desenvolvimento do caráter. Não há seres humanos prontos. Há seres humanos sempre em formação. Você faz inúmeras escolhas sobre caráter diariamente. E são essas escolhas que determinam a pessoa que você está se tornando. Isso exige um trabalho duro. Cada um de nós pode virar um santo ou um demônio a cada dia.

TODOS TÊM POTENCIAL PARA SER LíDER

Considerando que liderança é influência, todos podem ser líderes, porque todos podem influenciar pessoas. A diferença é que cada um tem uma responsabilidade diferente. A pergunta, certa, portanto, não é se você pode ser um líder. É como se tornar um líder eficiente naquilo que você faz, como ser um líder cada vez melhor.

COMPROMISSO É ESSENCIAL

Os profissionais passam mais tempo no trabalho do que com suas famílias. Veja que responsabilidade para os líderes... Precisamos nos questionar sempre: "Somos os melhores líderes que podemos ser para esse time?". Como você pode pedir que as pessoas dêem o melhor de si se você não dá?

LÍDER BOM NÃO É LÍDER BONZINHO

Seu desafio é fazer o que as pessoas precisam que você faça, e não o que elas querem que você faça. Às vezes isso significa bater, às vezes abraçar.

LIDERAR É AMAR

Eu não preciso gostar de você, mas, como seu líder, tenho de amá-lo. Tenho de querer que você seja o melhor que você pode ser e ajudá-lo a fazer isso. Tenho de ouvi-lo, respeitá-lo, reconhecê-lo, inspirá-lo a agir... O conceito de amor, aqui, significa o que você faz, não o que você sente. Você pode agir com amor, mesmo que tenha vontade de estrangular seu colega de trabalho.

NÃO HÁ PROGRESSO SEM MUDANÇA

Você tem de ser a mudança que você quer ver no mundo. Se o seu chefe não entende os princípios da liderança servidora, isso não é desculpa para você não colocá-los em prática.

É HORA DE AGIR

Todos concordam com o que eu digo em O Monge e o Executivo. Mas é perda de tempo ler o livro se você não coloca isso em prática, se não move o conceito da liderança servidora da sua cabeça para o seu coração e daí para suas ações.

DISCÍPULOS DO MONGE

Empresas distribuem livro de James C.Hunter para seus funcionários
Presidente da Coca-Cola PE/PB,em Recife,João Ramires deu o livro a 60 profissionais,entre gerentes e diretores, como parte do Programa de Desenvolvimento de Gestores. Em seguida, cada um foi convidado a discutir o conteúdo com o presidente.Tem mais. Depois de conferir a palestra de James C. Hunter em São Paulo, João reuniu os gestores no Fórum para Lideranças e reforçou os conceitos do livro. Para ele, o fundamental é se perguntar: "Você é o chefe que gostaria de ter?"

No Natal de 2004, 12 executivos da Telefônica receberam um exemplar do livro. A iniciativa partiu de Regina Lopes,diretora comercial do segmento corporativo."Eu queria transmitir a idéia de que liderar é servir" afirma.Os resultados não demoraram a surgir. "Já sinto diferença com relação ao feedback que os líderes dão a suas equipes", diz.
Durante o Fórum Mundial de RH, em Porto Alegre, a Gerdau distribuiu o livro para 52 gestores de recursos humanos da empresa no Brasil, Argentina, Uruguai,Chile, Estados Unidos e Canadá. O objetivo era divulgar o conceito de que liderança inspiradora é aquela que conquista o comprometimento e a motivação das equipes.


Destaques da Loja Virtual
VIRE O JOGO!: A ARTE DE SE REINVENTAR EM MOMENTOS DIFÍCEIS

Por que tantas pessoas e empresas desmoronam diante de dificuldades, enquanto outras usam a adversidade para crescer? Do autor best-seller do The New ...

R$37,00