SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 16/11/2005
Autor: Raul Candeloro
Fonte: Raul Candeloro

16 maneiras de estimular a criatividade na sua empresa

A chave para aumentar a criatividade em qualquer organização é ajudar as pessoas a começar a agir criativamente como um grupo. Mas como?

Suponha que você queira ser um artista. Você pode começar a comportar-se como um artista pintando todos os dias, por exemplo. Você pode não se tornar um Van Gogh, mas provavelmente vai tornar-se muito mais artista do que qualquer outra pessoa que não tenha tentado. Da mesma maneira, as pessoas numa empresa podem tornar-se mais criativas se começarem a se comportar criativamente.

Michael Michalko (michalko@ frontiernet.net), autor do livro `Thinkertoys¿ (ainda sem tradução no Brasil), diz que existem 16 maneiras de estimular a criatividade numa empresa veja qual delas pode ser aplicada à sua realidade (seja criativo!):

1. Melhore todos os dias: Peça para os membros da sua equipe melhorarem um aspecto de seus trabalhos todos os dias, focando nas áreas que estejam sob seu controle. Ao final do dia, faça com que se reúnam e perguntem o que fizeram de maneira diferente ou melhor - do que no dia anterior. (Isso também pode ser feito por períodos um pouco mais longos, como uma semana ou mês, por exemplo. Basta você escolher um tema prospecção e fazer a Semana da Prospecção Criativa, ou coisa parecida. As melhores histórias podem ser aproveitadas pelo resto da equipe. Depois, é só escolher outro tema, e assim por diante. Depois de um certo tempo, vocês vão descobrir dezenas de técnicas criativas e eficientes de vender melhor).

2. Pendure um edital de brainstorming: Coloque um quadro de avisos numa área central e encoraje as pessoas a participarem com idéias. Escreva um tema ou problema numa cartolina colorida e cole-a no centro do quadro. Providencie notas do tipo Post-it (autocolantes) para que as pessoas possam escrever e colar suas idéias no quadro. Exemplo: suponhamos que os vendedores da sua empresa deparem-se regularmente com um certo tipo de objeção. Descreva a situação na cartolina colorida, cole-a no quadro criativo, e deixe todos os funcionários da empresa participarem com idéias e sugestões.

3. Promova uma Loteria de Idéias: Dê um cartão numerado para cada pessoa que tiver uma idéia criativa. No final do mês, compartilhe todas as idéias com sua equipe. Faça um sorteio e dê um prêmio para quem tiver o cartão premiado.

4. Crie um Cantinho da Criatividade: Crie na sua empresa um local (de preferência uma sala) onde as pessoas possam ir para pensar criativamente. Coloque no local livros, vídeos e jogos que estimulem a criatividade. Algumas empresas chegam a decorar esse tipo de área com fotos de funcionários quando eram bebês, reforçando a idéia de que todos nascemos espontâneos e criativos.

5. Inspire através de ícones: Peça as pessoas para colocarem em suas mesas objetos que representem sua própria interpretação pessoal do que é a criatividade no trabalho. Por exemplo, uma bola de cristal para representar o planejamento do futuro, pilhas ou baterias novas para simbolizar energia criadora etc.

6. Almoce com propósito: Encoraje almoços semanais, com no máximo cinco pessoas, só para fazer um brainstorming. Primeiro, peça que leiam alguma coisa sobre criatividade. Se for um livro, peça que cada um leia um capítulo diferente. Assim cada pessoa vai ter uma perspectiva diferente sobre como aplicar a criatividade na empresa. Convide pessoas criativas da sua cidade para almoçar com o grupo. Peça-lhes para sugerirem como ser mais criativo no que vocês fazem na empresa.

7. Use Agendas de Idéias Brilhantes: Dê a todos uma agenda de idéias brilhantes e peça que escrevam três idéias por dia, durante um mês, sobre como melhorar as vendas. No final do mês, recolha as agendas e categorize as idéias. Discuta-as depois com seu grupo, decidindo quais as melhores e como implantá-las.

8. Organize a Semana das Idéias Estúpidas: Faça com que ter idéias seja divertido. Organize uma Semana das Idéias Estúpidas e promova um concurso. Coloque as idéias em algum lugar visível e depois faça uma votação e premie a idéia mais estúpida apresentada. Todos vão se divertir e, no processo, você vai descobrir que algumas idéias não eram tão estúpidas assim...

9. Cultive a Criatividade por Comitês: Estabeleça voluntariamente um Comitê Criativo para discutir e implantar boas idéias apresentadas pelos funcionários. O comitê pode ter alguma forma pública de demonstrar como andam as idéias na empresa (um termômetro, por exemplo). Reconheça e premie as pessoas de acordo com a quantidade e a qualidade de suas contribuições criativas.

10. Crie o Clube dos Campeões: Pegue um corredor da sua empresa e transforme uma de suas paredes no Clube dos Campeões. Coloque fotos das pessoas cujas idéias tenham sido implantadas, junto com um parágrafo descrevendo a idéia e os benefícios que ela trouxe para a empresa.

11. Misture cérebro esquerdo e direito: Quando fizer um brainstorming em grupo, tente dividir as pessoas em pensadores com o lado esquerdo (racionais) e lado direito (intuitivas). Peça aos racionais sugestões práticas, convencionais e lógicas. Peça aos intuitivos para sugerirem coisas ilógicas e pouco convencionais. Depois combine os grupos e discutam as sugestões.

12. Proponha cotas de idéias: Garanta a criatividade dando a cada funcionário uma cota semanal (por exemplo, uma idéia por semana). Thomas Edison usava este sistema. Sua cota pessoal era uma invenção pequena a cada dez dias e uma grande invenção a cada seis meses.

13. Exija ingressos criativos: Faça com que seja necessário trazer uma nova idéia para poder participar de qualquer reunião. A idéia deveria focalizar algum aspecto de seu trabalho diário, e como isso pode ser melhorado.

14. Mude de `Sim, mas... `para `Sim, e...¿: Alguém oferece uma idéia durante alguma reunião, e as pessoas já começam a dizer `sim, mas....¿. Para mudar essa mentalidade, quando alguém disser `sim, mas...¿, peça a pessoa que troque essa frase por `sim, e...¿, continuando onde a pessoa que deu a sugestão havia parado.

15. Peça sempre três soluções: Funcionários não deveriam perder tempo pensando sobre como uma coisa não vai funcionar ou não pode ser feita. Ao invés disso, deveriam pensar sobre como fazer alguma coisa funcionar, e então agir. Exemplo: peça aos seus funcionários uma lista de três objetivos ou tarefas que eles acham que não podem ser feitas. Depois, peça que criem três soluções para cada um desses problemas. Depois, não seja preguiçoso: faça você mesmo a sua lista impossível e resolva-a!

16. Procure por ajuda externa: Jonas Salk, o doutor que desenvolveu a vacina que erradicou a Pólio, regularmente convidava homens e mulheres das mais diversas formações para participar de suas sessões em grupo. Ele sentia que isso o ajudava a desenvolver idéias que normalmente não surgiriam se o grupo fosse muito homogêneo e parecido. Estratégia: convide pessoas de outros setores da sua empresa para as sessões de brainstorming e pergunte-lhes como elas resolveriam o seu problema (isso também pode ser feito com clientes!).

Lembre-se: toda idéia, de certa forma, é uma contribuição. Agradeça a todos que participarem com sugestões, mesmo que estas não sejam implementadas. Afinal, essas pessoas poderiam muito bem ter ficado quietas no seu canto. Ao dar uma idéia ou sugestão, as pessoas estão de certa maneira se expondo, o que nem sempre é agradável. Ao agradecer a todos que participarem, você estará estimulando um ambiente mais criativo e descontraído, ao mesmo tempo em que sinaliza a todos que está aberto para contribuições e novas idéias. Por isso premie as melhores idéias, e agradeça a outras. É a melhor maneira de garantir um fluxo constante de energia criativa na sua equipe.

http://www.vendamais.com.br

Raul Candeloro (www.raulcandeloro.com.br) é palestrante e editor da revista Venda Mais, além de autor dos livros `Venda Mais¿ e `Negócio Fechado¿, responsável pelo site Venda Mais.


Destaques da Loja Virtual
AÇÃO EMPREENDEDORA

Este livro tem o objetivo de apresentar, de forma simples e direta, o que existe de melhor a respeito de ação empreendedora para que você tenha êxito ...

R$28,00