SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 14/12/2005
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Commércio

Pequenas descobrem o poder do pós-venda

Com a chegada do Natal, o envio de mensagens personalizadas torna-se uma oportunidade para fortalecer o elo com o cliente e proporcionar novas vendas. Há 20 anos trabalhando como cabeleireiro, Divino Coiffeur, proprietário do salão Cheveuxbelle, em Goiânia, usa o telemarketing para fazer o pós-venda. "Quando atendo um novo cliente, o cadastro no banco de dados e depois ligo para saber se gostou do serviço.

Ligo na data do aniversário, no Natal ou quando faço alguma promoção. Estas atitudes fazem a diferença diante da concorrência porque o cliente gosta de ser lembrado. Cultivando este relacionamento, pode-se, além de manter os clientes fiéis, ganhar novos, com o boca-a-boca", revela Coiffeur, em entrevista à Agência Sebrae de Notícias (ASN).

O planejamento das ações de pós-venda é o ponto de partida para a empresa que quer agregar valor aos seus produtos e serviços, além de cativar clientes. Porém, o consultor do Sebrae em Goiás e professor da Faculdade Sul-Americana (Fasam), Manoel Paiva, alerta para os perigos de uma ação interrupta. "O pós-venda é uma excelente ferramenta de vendas, mas, se não for contínuo, pode causar frustração no cliente que aguarda todo ano receber uma ligação ou um cartão", explica.


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