SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 14/12/2005
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Commércio

Pequenas descobrem o poder do pós-venda

Com a chegada do Natal, o envio de mensagens personalizadas torna-se uma oportunidade para fortalecer o elo com o cliente e proporcionar novas vendas. Há 20 anos trabalhando como cabeleireiro, Divino Coiffeur, proprietário do salão Cheveuxbelle, em Goiânia, usa o telemarketing para fazer o pós-venda. "Quando atendo um novo cliente, o cadastro no banco de dados e depois ligo para saber se gostou do serviço.

Ligo na data do aniversário, no Natal ou quando faço alguma promoção. Estas atitudes fazem a diferença diante da concorrência porque o cliente gosta de ser lembrado. Cultivando este relacionamento, pode-se, além de manter os clientes fiéis, ganhar novos, com o boca-a-boca", revela Coiffeur, em entrevista à Agência Sebrae de Notícias (ASN).

O planejamento das ações de pós-venda é o ponto de partida para a empresa que quer agregar valor aos seus produtos e serviços, além de cativar clientes. Porém, o consultor do Sebrae em Goiás e professor da Faculdade Sul-Americana (Fasam), Manoel Paiva, alerta para os perigos de uma ação interrupta. "O pós-venda é uma excelente ferramenta de vendas, mas, se não for contínuo, pode causar frustração no cliente que aguarda todo ano receber uma ligação ou um cartão", explica.


Destaques da Loja Virtual
SUPERDICAS PARA INOVAR CRIAR OPORTUNIDADES E VIRAR O JOGO

Quantas vezes você esperou "aquela" chance de virar o jogo e fazer seu sonho acontecer? quantas vezes você estudou, trabalhou e se preparou para quand...

R$13,00