SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 02/01/2006
Autor: *Andrea Lemos Britto
Fonte: Gazeta Mercantil

Plano de negócios para as MPEs

Brasil conta com uma vasta gama de bons e criativos projetos

Avanço tecnológico é o verdadeiro aporte para o crescimento. Empreendedorismo é palavra de ordem no dicionário empresarial de um país onde é constante a preocupação com o trabalho, a geração de renda, a produtividade e o aumento das exportações.

Todavia, como devemos praticá-lo, uma vez que os acessos às informações, ao conhecimento e, sobretudo, aos investimentos estão restritos às grandes empresas?

A prova cabal da importância de investir no micro e pequeno empresariado é que a sua participação no mercado global é de 99,2% do número total de empresas formais, responsáveis por 57,2% dos empregos e de 26% da massa salarial, segundo dados recentes do IBGE.

Tendo em vista que a atenção maior das micro e pequenas empresas no Brasil está voltada para sua sobrevivência diária, a mudança de paradigmas está em incentivar esse importante segmento da economia a criar consciência da forte necessidade de buscar o avanço tecnológico, verdadeiro aporte para o crescimento. Para isso, a premissa essencial é que as empresas estejam aptas a formularem um plano de negócios apropriado no sentido de viabilizarem seus projetos e buscarem no mercado as mais diferentes opções de apoio.

O Brasil conta com uma vasta gama de bons e criativos projetos. Entretanto, como realizá-los de maneira eficaz e decisiva? Para tanto, é imprescindível ao novo empreendedor planejar e executar estratégias, estabelecer objetivos tangíveis a médio prazo, definir processos de seleção, viabilizar parceiros e buscar importantes suportes para a empreitada.

Outros fatores de fundamental importância são a busca por uma pesquisa mercadológica consistente, o alinhamento com as informações pertinentes ao negócio, além de estar "plugado" nos detalhes da economia local e global para evitar contratempos e atualizar conceitos.

O empreendedor deve ainda lançar mão de diversas ferramentas tecnológicas capazes de conferir acesso irrestrito às informações, subsídios aos resultados e propiciar conteúdo às ações de marketing nas relações custo-benefício, entre outros benefícios. Mais do que isso, o novo investidor deve levar em conta uma série de fatores como, por exemplo, as formas de apresentação da empresa, demonstrativos, balanços, prazos de retorno do investimento, cotas, entre outros predicados correlatos.

Nesta ordem, a adaptação dos projetos para uma linguagem e formato adequados é crucial para que se busque investimentos em capitais de risco, angels e até joint ventures, assim como na captura de recursos em programas oferecidos por órgãos e empresas governamentais que administram fundos para essa finalidade.

É importante salientar que o governo federal tem feito sua parte por meio da uma legislação que confere tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas, além de reduzir obrigações nas áreas administrativa, tributária, previdenciária e trabalhista, embora ainda haja muito a ser feito. A adoção do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições (Simples), bem como a resolução que reza que 20% dos recursos federais devem ser direcionados às pesquisas e capacitação tecnológica, é medida decisiva para o crescimento das micro e pequenas empresas.

A união dos esforços do governo e do setor privado, de entidades de classe e de importantes multiplicadores de negócios é a estratégia mais pertinente no sentido de agregar o potencial mercadológico formado pelas micro, pequenas e médias empresas.

Além disso, o trabalho realizado nas esferas acadêmicas, públicas, científicas e das instituições privadas deve estar voltado à manutenção e ampliação dos mercados, bem como à redução dos riscos de investimentos e à diminuição da mortalidade das empresas.

É uma tarefa complexa a que consiste na equalização do desenvolvimento econômico sustentado em bases sólidas e que tende a tornar o mercado mais competitivo e na velocidade demandada pelo País.

*Business planner e diretora do Centro de Negócios de São Paulo e da Lemos Britto Eventos e Congressos


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