SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 05/01/2006
Autor: Valor Online
Fonte: Valor On-line

A arte de crescer sem entrar em parafuso

A Wal-Mart Stores Inc. tornou-se um ponto focal para consumidores de olho em pechinchas, apesar de seu fortíssimo poder de mercado e práticas gerenciais controvertidas terem feito da companhia um pára-raios de críticas. Os investidores, porém, a vêem como uma organização que já foi inovadora e cujas ações vêm se estabilizando há anos.

A lucratividade da Wal-Mart diminuiu desde que a rede deu início a uma expansão nacional em meados de 1980. Iniciativas recentes no exterior produziram retornos desapontadores. O que poderia ter feito para crescer e evitar os desapontamentos? "Não muito", argumentam o professor Bruce Greenwald, da Columbia Business School, e a administradora de investmentos Judd Kahn. Os dois acabam de lançar o livro "Competition Demystified".

Os autores afirmam que expandir fora do quintal de origem pode ser fatal. Atuante no Oeste americano, a Adolph Coors Co., do Colorado, exibia margens de dois dígitos que empalideciam o desempenho da Anheuser-Busch Cos., a rival nacional. À medida que lançou suas marcas em nível nacional, a lucratividade caiu, a mística invejável se diluiu e a empresa cedeu a uma fusão com a Molson, que não beneficou os investidores.

Existirão maneiras inteligentes de crescer? Certamente. A News Corp., de Rupert Murdoch, construiu a Fox explorando as fraquezas das outras três concorrentes: cobrando menos por espaço publicitário e transmitindo programação de agrado do público que as demais desdenhavam. Ainda assim, recentemente a News Corp. tem desapontado investidores por sua vulnerabilidade ao cabo.

É preciso que se diga que o pessimismo dos autores em relação a companhias maduras nem sempre é justificado. Muitas conseguiram se reinventar. Com o iPod, a Apple Computer Inc., cujos escorregões os autores arrasam, constitui um exemplo de como os administradores têm às vezes o poder de abrir novas sendas.



Destaques da Loja Virtual
SUPERDICAS PARA INOVAR CRIAR OPORTUNIDADES E VIRAR O JOGO

Quantas vezes você esperou "aquela" chance de virar o jogo e fazer seu sonho acontecer? quantas vezes você estudou, trabalhou e se preparou para quand...

R$13,00