SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 26/01/2006
Autor: Diário do Comércio & Indústria
Fonte: DCI

Franquia é investimento com risco menor

Para o empresário que deseja diversificar seus investimentos, Camargo recomenda escolher uma área que tenha afinidade como os demais negócios

A abertura de uma franquia pode ser uma maneira de diversificação dos investimentos. Como as franquias já são um negócio consolidado com uma marca conhecida no mercado, a perspectiva de risco é menor se comparada a um negócio que começa do zero. De acordo com os dados divulgados pelo Sebrae, 80% das empresas fecham em um período de cinco anos enquanto, nas empresas franqueadas, este número cai para 15%.

¿O risco de falência apresentado pelas franquias é menor porque o franqueador já conhece a atuação do segmento no mercado e é direcionado quanto ao marketing, atendimento e localização, que é um dos pontos fundamentais¿, analisa Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com ele, geralmente o retorno do investimento ocorre em um prazo de dois a três anos.

Para o empresário que deseja diversificar seus investimentos, Camargo recomenda escolher uma área que tenha afinidade como os demais negócios.

Os setores ligados à alimentação, educação, limpeza e higiene pessoal são os que estão em expansão nesse ramo de atividade.

Embora o setor de alimentação tenha muitas lojas, o diretor acredita que ainda haja potencial de crescimento, pois substitui os restaurantes e lanchonetes já existentes. Já o setor automotivo tem projeção de crescimento de 40% para este ano. Ele aposta também em crescimento para as regiões centro-oeste e sul do País.

Para André Friedheim, diretor da Francap Consultoria , a escolha da franquia deve levar em conta o valor do investimento. ¿Se o objetivo é alta rentabilidade, o investimento tem que ser maior. Mas se for para complementar a renda, o ideal são os negócios menores¿, diz ele.

Entre os grandes investimentos, Friedheim cita os restaurantes fast-food nos shopping centers, as clínicas de estética e as academias. Os setores de prestação de serviços, vestuário e as cafeterias são investimentos de pequeno a médio porte, dependendo do tamanho da loja. Friedheim acredita que o mercado de franquias ainda deve se expandir no País.

¿O crescimento da indústria dos shopping centers está ancorado nas franquias. Os Estados Unidos têm 5 mil shoppings e o Brasil tem apenas 500¿, analisa.

O consultor destaca como uma desvantagem a maior limitação de venda da franquia em relação a uma loja comum. ¿Quando o franqueado pretende vender ou transferir sua franquia, muitas vezes ele tem que respeitar o prazo prescrito pelo contrato e esperar que o franqueador selecione outro interessado pela loja¿, afirma.

Friedheim sugere que o empreendedor converse com alguns franqueados da rede em que pretende investir. ¿Ele pode perguntar ao franqueado se compraria outra loja da mesma rede e procurar saber se algum franqueado comprou mais de uma loja do mesmo franqueador¿.

Os argumentos para investir em uma franquia podem ser considerados vantajosos ou não, dependendo da autonomia que o franqueado pretende, já que ele tem que seguir as regras de cada rede franqueadora.

A marca conhecida do público consumidor pode ser um marketing forte e uma facilidade para o empreendedor, que não precisa desenvolver uma nova marca.

No entanto, o desempenho de uma única loja, pode afetar a imagem de toda a rede.

Devido ao grande número de pedidos, a rede de franquias tem um maior poder de negociação junto aos fornecedores e produtores, o que diminui os preços dos produtos e pode facilitar as condições de pagamento, o que uma empresa comum dificilmente conseguiria por conta própria. Contudo, o franqueado tem a obrigação comprar apenas de determinados fornecedores que seguem os padrões ditados pela rede franqueadora.

O franqueador geralmente auxilia na escolha do ponto comercial. Caso o franqueado resolva escolher o local para implantação da loja, sua escolha está sujeita à aprovação ou veto. As unidades franqueadas seguem um estilo de padronização quanto ao estilo e decoração, o que ajuda no reconhecimento da rede. Porém, impede o franqueado de inovar quanto ao formato e, muitas vezes, obriga-o a consultar um arquiteto credenciado pelo franqueador.

O franqueado tem ainda de pagar três taxas, cujo valor é estipulado pela rede franqueadora. A taxa de franquia é o valor fixo pago no momento em que ele adere à franqueadora. Esta taxa cobre os custos de transmissão do know-how, recrutamento, seleção e treinamento do franqueado ¿ e em alguns casos de seus funcionários ¿, assessoria para escolha do ponto comercial, orientação quanto aos equipamentos, estoques e serviços.

As taxas de royalties e a taxa de publicidade e propaganda são pagas mensalmente e podem ser um valor fixo ou uma porcentagem do faturamento ¿ bruto ou líquido ¿ mensal. Essa taxa é o repasse de uma parte dos lucros que o franqueador recebe por ter formatado a sua rede de franchising e transmitido seu conhecimento técnico do negócio. Já a taxa de publicidade e propaganda destina-se à manutenção de uma forma cooperada para divulgar os produtos ou serviços na mídia.


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