SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 30/01/2006
Autor: Júlia Zillig
Fonte: Folha de São Paulo. Edição de 29/01/2006

Esoterismo é usado na gestão empresarial

Firmas recorrem a técnicas esotéricas para aumentar produtividade, ter sucesso e selecionar pessoal

Para alguns empreendedores, o caminho da prosperidade não se resume a boas técnicas de gestão e ótimo planejamento. A trilha que leva ao sucesso no mundo dos negócios passa também por práticas alternativas de gerenciamento.
Mesmo não validadas pela ciência, grafologia, astrologia e feng shui são usados em tomada de decisões, harmonização de espaços e contratação de funcionários.

No entanto, são poucas as firmas que admitem seu uso. É o que diz a doutora em administração pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) Elenir Honorato Vieira, na tese "Práticas Alternativas em Gestão de Pessoas".

"Não há comprovação científica dessas técnicas e, por isso, as empresas têm medo de ser ridicularizadas ao expor seu uso para auxiliar a conquista de sucesso e crescimento", esclarece.
O sócio da rede de postos Borba Gato Carlos Eduardo Araújo é um dos poucos que não se intimidam em anunciar que adotaram ferramentas não tradicionais na administração do negócio. No fim dos anos 1990, usou o feng shui na reestruturação da firma.

"Tinha problemas com um gerente que queria mandar mais que o dono. Descobri que sua mesa ficava no lugar reservado para o comando dos negócios", conta.
O trabalho incluiu desde a área interna até a iluminação. "Não conseguíamos crescer. Hoje, a evolução é notória", revela.

A especialista em feng shui Sandra Siciliano ressalta que há grande procura das empresas, especialmente as de pequeno porte, pela ferramenta. "[A técnica] tem como propósito fazer a harmonização de espaços para melhorar o relacionamento entre as pessoas e o desempenho da empresa."
O professor da faculdade de administração da PUC-SP Ricardo Zanotta condena o total ceticismo a respeito do assunto. "Qualquer coisa que ajude a relaxar no ambiente de trabalho e a contribuir para melhorar o relacionamento interpessoal é importante."

Mas ressalta que é preciso usar o bom senso. "É perigoso cometer exageros, confiando cegamente e tomando decisões somente baseado nessas ferramentas auxiliares. Deve haver equilíbrio na aplicação dessas técnicas", completa.

Contratação

Tais ferramentas também fazem parte da área de RH em pequenas firmas. Análise de currículo e entrevista dividem espaço com a grafologia e a astrologia.
"[A grafologia] ajuda a avaliar pontos como liderança, temperamento e caráter", enumera o grafólogo Paulo Sérgio Camargo.
A astrologia, de acordo com especialistas, além de usada na seleção, também tem auxiliado empreendedores na tomada de decisões -como a escolha de data para fechar novos negócios.


Destaques da Loja Virtual
SUPERDICAS PARA MOTIVAR SUA VIDA E VENCER DESAFIOS (AUDIOLIVRO)

Queremos ter sucesso buscando motivação em fatores externos, quando, na realidade, ela reside em nós. É isto o que Superdicas para motivar sua vida e ...

R$20,00