SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 06/02/2006
Autor: Sandra Motta
Fonte: Diário de São Paulo. Edição de 05/02/2006

Cuidados fundamentais na hora da seleção e contratação

Uma seleção bem feita e a escolha da forma de contratação adequada podem melhorar ainda mais a equipe das empresas, resultando numa otimização no desempenho. Em contrapartida, frisa Milton Fumio, uma contratação errada pode gerar impactos negativos durante muito tempo na empresa.

"Para as empresas pequenas, que não têm como pagar altos salários ou oferecer muitos benefícios, bons funcionários são dificeis de encontrar e também de manter. É preciso cuidado na seleção, assim como é indicado fazer uma avaliação periódica dos funcionários, pelo menos um vez por ano ou mensalmente".

A orientação dele para uma boa contratação é detalhar o perfil do funcionário desejado. Isso significa checar se ele tem as principais atribuições do cargo, como experiência, conhecimento técnico, habilidades, mas também grau de iniciativa, estabilidade nos em. pregos anteriores e referências, do tipo porque saiu das outras empresas indicação ainda é um das melhores alternativas para chegar ao candidato, seja de amigos ou funcionários. Mas a solução para preencher a vaga também pode estar dentro da empresa, na promoção de um funcionário".

Outra dica do consultar, depois de escolhido o empregado, é usar ao máximo o tempo de experiência fixado por lei, de até 90 dias, antes de efetivá-lo.
Estagiários também podem ser boa alternativa para a empresa, especialmente para cargos técnicos e funções em que a experiência não seja fundamental. "Devem ser consideradas ainda opções como mão-deobra temporária, quando o objetivo for atender a uma sazonalidade, e a terceirização, sobretudo na área de serviços".



Destaques da Loja Virtual
INOVAÇÃO COM RESULTADO : O OLHAR ALÉM DO ÓBVIO

Todos os dias, muitas empresas desaparecem por não conseguir se reinventar. Com as dificuldades do mercado e as pressões competitivas sem precedentes,...

R$40,00