SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 22/02/2006
Autor: David Lima Jr *
Fonte: Rumo ao Sucesso

Sua equipe precisa de "TIRO"

Tenho viajado o país ministrando palestras e treinamentos nas áreas de Vendas, Atendimento a Clientes e Comunicação e, por conseqüência tenho encontrado pessoas que se queixam, praticamente das mesmas coisas: "Minha equipe está desmotivada" -"Minha equipe parece não entender aquilo que falo" - "Percebo meu pessoal meio perdido, eles não parecem ter as técnicas necessárias". Se isto lhe parece familiar é porque possivelmente você e sua empresa estão sofrendo da falta de TIRO. Ah! Você quer saber do que se trata, não é mesmo?Pois Bem, vou traduzir para você.

Tesão
Informação
Responsabilidade
Ousadia

Estes são os quatro elementos básicos para que as engrenagens de uma empresa se movimentem sem nenhum entrave. Sem sentir prazer, tesão, me perdoe pelo termo, nenhum profissional fará por sua empresa nada do que, realmente, seja necessário, muito menos o básico. Dinheiro, já está provado por diversas pesquisas, não é o único fator de motivação de um funcionário. Precisamos descobrir o que está tirando a sensação de prazer que ele deve sentir para querer vir trabalhar com você e sua empresa. Antes de conquistar qualquer cliente externo é necessário conquistarmos, primeiro, o interno, ou seja nossos funcionários e colaboradores. Porém para que isto aconteça é necessário dar à todos INFORMAÇÕES sobre a empresa e seus produtos.

É comum vermos líderes que cobram resultados e comprometimento de suas equipes, mas que jamais transmitiram sequer as informações básicas, necessárias, sobre a empresa ou, até mesmo, sobre o que eles, realmente, querem de seus colaboradores. Tenho a impressão que estes líderes guardam as informações como se fossem tesouros. Há, ainda, aqueles que acreditam que as pessoas já devam saber o que devem fazer. Um bom modo de checar se isto está ocorrendo com sua equipe é fazer com que eles respondam a uma pequena pesquisa, nada muito grande ou complicado. Experimente perguntar coisas como: Você sabe a origem do nome da empresa? Em que área atua sua empresa? Quais são seus principais competidores no mercado em que atuam? Você terá uma grande surpresa. Acredite!

Outro grande fator de resultados é o grau de RESPONSABILIDADE com que sua equipe encara sua empresa e seus líderes. Lembre-se junto com a informação vem a responsabilidade e, por conseqüência, o comprometimento. As pessoas gostam de se sentir responsáveis. Tendem a ser comprometidas com aquilo que devem dar respostas, ou manter sob seus cuidados. È sempre bom lembrar que valorizar e manter as pessoas cientes de que você as valoriza por assumirem um compromisso são atitudes, altamente, motivadoras.

Ousadia! Esta é uma palavra que costuma provocar arrepios em alguns tipos de CHEFES. Isto mesmo, chefes. Os líderes tendem a encarar a ousadia dos membros de sua equipe como um fator positivo, eles não querem pessoas sem coragem, sem iniciativa, sem pró-atividade. Querem pessoas de ação, voltados para os resultados, que não esperem por mais ninguém para solucionar problemas mas, é claro, cientes de suas limitações hierárquicas. É preciso ter na equipe pessoas que não temam tomar a frente, que tenham em mente, sem dúvida o bem estar de sua empresa e de sua equipe.

Lembre-se: ¿Ninguém vende aquilo que não compra e seus colaboradores são, antes de mais nada seus principais vendedores¿ (onde falo vendedores leia-se todos na empresa).

* Prof. David Lima Jr. é Palestrante e Empresário, é Professor Especialista em Comunicação Verbal, Vendas e Atendimento à Clientes. É Graduado em Comunicação Social e Jornalismo, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas e Administração de Negócios pela Faculdade Ítalo-Brasileira. É Professor Universitário em Secretariado Executivo Bilíngüe, Marketing e Pedagogia. Entre seus clientes, destacam-se: ESTRADA TRANSPORTES, INMETRO, PETROBRÁS, UNIMED PAULISTANA, MULTIALOY, EMIVE, CENTRO AUDITIVO TELEX, entre outros.


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