SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 06/04/2006
Autor: Moacir Moura
Fonte: Venda Mais

O poder do TAH

Além de talento para brilhar como Ronaldinho Gaúcho, o jogador precisa saber controlar a bola, matar no peito, cabecear, driblar e chutar com precisão. Estratégia de jogo e visão para se posicionar no campo de forma inteligente são os fundamentos do futebol

Quanto mais o profissional treina a técnica mais segurança ganha na hora da verdade, jogando ou vendendo. Por trás do carisma do ator, há muita técnica desenvolvida em horas de ensaio. Fernanda Montenegro e Paulo Autran treinam com afinco as técnicas de representar.

Cirurgiões procuram melhorar suas habilidades com o manejo de seus instrumentos. Ícones de muitas profissões comprovam que a técnica proporciona mais do que segurança nos momentos delicados da função, produz energia, viabiliza atingir o estado da arte e libera a intuição.

O treinamento faz a diferença. Ninguém é líder por acaso. Há trabalho e dedicação na vida de um campeão. O goleador treina mais que seus colegas, chuta mais vezes ao gol. Determinado, entra em campo com este objetivo em mente. Fazer gols e divertir o público. Há um propósito a ser cumprido.

A venda é corpo, alma e coração. Conhecimento para saber o que é preciso fazer para vencer (treinamento e informações). Desenvolver habilidades a fim de saber como fazer (estudar as técnicas de venda). Consciência sobre a importância de fazer com disciplina e determinação (atitudes, trabalho colocar em prática o aprendizado).

Imagine uma unidade produtiva de alto valor, alimentada por uma energia composta por três elementos poderosos: TAH, cujo funcionamento depende do uso dosado desses ingredientes. Abastecida somente com o elemento T, a máquina faz barulho, mas fica andando em círculo sem direção.

Alimentada com o princípio ativo A, com certeza assumirá atitudes próprias, disparando para várias direções, como um touro bravo em uma loja de louças. Produzirá alguma coisa, mas sem método nem consistência, desperdiçando muita energia.

Usando o elemento H, a unidade produtiva terá bons índices de produção, mas sem saber o que faz nem por que faz. As pessoas perceberão que faz as coisas sem alma, sem coração. Seu proceder não é autêntico, por isso não conquista a confiança dos clientes.

Você é um vendedor TAH? Consegue reunir, dosar e gerenciar treinamento (conhecimentos de produtos, mercado e informações sobre o marketing do vendedor), atitude (valores, disciplina, consciência, percepção, determinação) e habilidade (aprimoramento contínuo das técnicas de venda)? Então, TAH legal! Você é o cara de quem o mercado precisa.


Moacir Mouraé consultor de varejo e palestrante.
E-mail: moacirmoura@terra.com.br


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