SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 09/05/2006
Autor: João Brillo
Fonte: Diário do Comércio e Indústria

Metas que fazem a diferença

Cada pessoa precisa saber exatamente o que se espera dela

Qual o dirigente que não sonha em construir um caminho de sucesso sustentável para sua organização? Passar do sonho para a visão de futuro e daí para a missão coletiva, mais do que palavras meticulosamente dispostas, torna-se fundamental que o caminho seja pavimentado por pessoas comprometidas com metas audaciosas e que demonstram paixão pelo trabalho que realizam.

Nas pesquisas de clima, o critério avaliação de desempenho tem apresentado oportunidade de melhoria significativa se comparado aos demais.
A Norma Nacional Brasil do ISR - International Survey Research de 2005 apresenta nível de satisfação de 56%, ou seja, 44% das pessoas, em uma base de dados de 49.263 informações, estão insatisfeitas com este processo.

Curiosamente, no trabalho participativo de busca de soluções, boa parte dos planos de ação passa por sugestões de mudança no sistema de gerenciamento do desempenho, quando essencialmente a melhor oportunidade parece estar em melhorar a forma como os gestores conduzem esse processo.

As metas organizacionais, departamentais e individuais precisam estar alinhadas e os padrões de desempenho devem ser comunicados com clareza, visto que cada pessoa precisa saber exatamente o que se espera dela, tanto em termos de resultados como em termos de desenvolvimento de competências. Em geral os pesos variam de 70% a 80% para resultados e de 20% a 30% para competências. Isso demonstra o interesse inequívoco das organizações em privilegiar os resultados, bem como a forma como estes são alcançados.

No processo de negociação das metas deve-se ter em mente que elas têm que resistir ao teste SMART - deSafiante, Mensurável, Atingível, Realista e com Tempo definido - para que realmente as pessoas se sintam motivadas e comprometidas.
O gerenciamento do desempenho basicamente é composto pelas etapas de planejamento, acompanhamento, avaliação e reconhecimento do desempenho.

O planejamento do desempenho consiste no estabelecimento das metas individuais alinhadas com as metas da área/departamento e da organização. É importante limitar o número de metas de resultado para algo em torno de seis principais desafios, pois um número maior do que este normalmente acaba se confundindo com as responsabilidades já exigidas nas descrições de cargos.

Quanto às metas comportamentais devem seguir o modelo de competências da organização, negociando-se planos de desenvolvimento e necessidades de treinamento de acordo com o nível de desenvolvimento profissional de cada pessoa.

Acompanhamento e avaliação
A etapa de acompanhamento do desempenho é de suma importância. Quanto mais informal e freqüente a conversa melhor, pois reforça o significado do trabalho para as pessoas envolvidas, aproxima proativamente o líder da equipe e permite negociar mudanças de rumo. A avaliação do desempenho deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, cotejando-se o que foi planejado com o que foi realizado.
Quando o processo de acompanhamento do desempenho é bem sucedido, trata-se apenas de um entendimento e registro formal sobre os resultados alcançados e o nível de desenvolvimento de competência demonstrado.

O reconhecimento do desempenho fecha com chave de ouro esse processo. Tão importante como negociar metas audaciosas que impulsionem a organização é assegurar justiça de tratamento em relação ao bom e ao mau desempenho.
Essa é uma prova de fogo para o líder, pois ele fica no centro das atenções das pessoas, que esperam decisão criteriosa e tratamento diferenciado. Para os destaques deve-se reservar o melhor incentivo e para os que têm mais dificuldade, uma conversa franca e aberta de alinhamento de objetivos.


Destaques da Loja Virtual
EMPRESA DE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA

Este perfil tem como finalidade apresentar informações básicas a respeito da abertura de uma Empresa de Segurança e Vigilância. Serão abordados assunt...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)