SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 01/06/2006
Autor: Diário, Indústria & Comércio
Fonte: Diário, Indústria & Comércio

Qualidade é o caminho para crescer

Melhoria de processos já foi um diferencial, hoje é pré-requisito para o sucesso do negócio

Com a enorme concorrência, empreendedor deve procurar capacitação visando a qualidade dos serviços em busca da satisfação do seu cliente.

O que antes era um diferencial, agora virou condição básica para um negócio ir para frente: sem qualidade, preço adequado, boa apresentação e tecnologia não há como se manter no mercado. Para ter o mínimo de competitividade no mercado, o empresário tem de estar sempre atento às novas tendências e nunca deve deixar de se reciclar e aprender. Investir na qualidade do negócio é apenas o primeiro passo para se destacar entre os concorrentes.

O consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Júlio Tadeu de Alencar, atesta que grande parte dos empreendedores começa seu negócio despreparado. 'A maioria deles entra no mercado sem um plano de negócio'. Alencar acredita que é comum casos de funcionários que foram despedidos abrirem o seu próprio negócio. 'Sem emprego e com capital nas mãos, ele detém o procedimento, mas é péssimo para atender o cliente e não entende nada de custos', analisa. E um dos pontos onde os novos empresários mais pecam é a qualidade. 'O primeiro princípio que o empresário deve seguir é a qualidade', indica.

Alencar define a qualidade como ausência de defeitos. O consultor do Sebrae-SP diz que esse conceito pode ter dois pontos de vista. O primeiro deles é o da empresa, o de quem faz o produto. É a qualidade definida por normas, procedimentos, padrões e inspeções. A segunda visão do processo, ainda pouco difundido no meio empresarial, de acordo com Alencar, é a qualidade analisada sob o prisma do cliente. 'Essa talvez seja a mais importante, apesar de diferente. Porque é o consumidor quem coloca o dinheiro no bolso do empresário', diz.

O consultor cita o exemplo de uma pizzaria delivery. O dono do empreendimento pode ver todo o seu investimento em treinamentos, por exemplo, ser desperdiçado por causa de uma entrega demorada ou um preço alto. 'O cliente não pergunta sobre capacitação de funcionários ou selo de qualidade. Ele quer saber sobre os sabores oferecidos e o tempo que leva para a empresa fazer cada uma das entregas', explica Alencar.

A empresa tem de oferecer produtos e serviços que o cliente goste, além de estabelecer o preço adequado ao seu bolso. Sem qualidade, um empresário não consegue enxergar as necessidades do consumidor, muito menos resolver os problemas do seu negócio. O gestor tem de estar sempre preparado para se desenvolver e enxergar as necessidades do cliente. 'A ele cabe gerir, oferecer cursos e procurar saber sempre mais', comenta. Dessa forma, quando enfrentar algum obstáculo, ele terá conhecimento suficiente para resolvê-lo, utilizando as ferramentas da qualidade.

Alencar indica que o primeiro passo necessário para o empresário melhorar a qualidade do seu negócio é identificar o problema. Feito isso, o gestor deve traçar sua meta para resolvê-lo. Em seguida, deve determinar o procedimento a ser executado com as ferramentas para mudar ou melhorar. Para isso, ele tem uma série de recursos que podem auxiliá-lo nessa missão. Uma delas é o ¿Programa 5S¿, que procura transformar o ambiente das organizações melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições. O consultor cita outros como o ¿brainstorm¿ ou 'tempestade de idéias', prática que ajuda a ouvir as sugestões de toda a equipe.

'É um meio de estimular a criatividade do grupo e ouvir os responsáveis finais pela qualidade da empresa', explica.

Outra ferramenta citada pelo consultor é o benchmarking, um processo de comparação de produtos das empresas reconhecidas como líderes em determinado segmento.

Gestão de qualidade

Pensando na qualidade como condição fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios, o Sebrae desenvolveu o Programa de Gestão de Qualidade em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade. O programa consiste em encontros semanais de quatro horas, que visam a definir, planejar e implementar a qualidade nas empresas.

Para atrair os empresários, são feitas palestras de divulgação, além de divulgação pela Internet e mala-direta. O curso pode ser feito por até 14 empresas simultaneamente.

De acordo com a consultora do Sebrae, Ana Maria Brasílio, durante o processo, o gestor vai implementar uma filosofia de trabalho voltada para a qualidade.

¿A intenção é buscar a satisfação do cliente, encontrar o foco do negócio, melhorar o produto, enfim, realizar um serviço bem prestado¿, diz Ana Maria. Melhorar as perspectivas de futuro, aprimorar o clima corporativo e reduzir os custos também fazem parte da relação feita pela analista.

Ela garante àqueles que aplicarem na prática as diretrizes do curso, maior possibilidade de perenidade, uma vez que terão uma visão mais adequada do negócio e sua inserção no mercado. 'É importante para qualquer empresa. Os homens de negócios certamente verão os resultados positivos', certifica.

O programa possui quatro módulos, num total de 106 horas. Nele, o empresário será treinado para desenvolver a competência de compreender aspectos importantes para uma mudança empresarial e pessoal na busca da excelência do seu negócio. O curso procura trabalhar os processos para otimizar recursos e combater desperdícios. São utilizados conceitos e práticas da qualidade como ferramentas para organizar e medir os resultados da empresa. O gestor poderá levar novos hábitos para o desenvolvimento do trabalho de seus colaboradores, desenvolver a competência de definir e estabelecer relações de parceria, de forma clara, objetiva e harmônica, além de desenvolver soluções simples e eficazes para o seu negócio.


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