SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 03/07/2006
Autor: Jornal do Commércio
Fonte: Jornal do Commércio

Empreender é vencer desafios

Controlar a qualidade, divulgar a marca e levantar capital estão entre os obstáculos

Manter o controle de qualidade, divulgar a marca, concorrer com as grandes empresas, levantar capital e reunir bons fornecedores são alguns dos desafios apontados por pequenos empresários na abertura de um negócio. Para evitar que o sonho vire o pesadelo da falência, o desenvolvimento de um plano de negócios muito bem estruturado é fundamental, conforme afirma José Schwartz, da Schwartz Consultores. Em um mercado cada vez mais competitivo, problemas iniciais são normais, mas podem ser minimizados, desde que o empresário faça um planejamento e tenha visão de negócio.

O proprietário da loja de roupas femininas San, Saint Clair Reis, diz que a conquista do seu negócio foi manter o controle de qualidade e crescer seguindo essa missão. "A marca começou em 83, sem fábrica própria. Eu comprava produtos de outras marcas para revender. Apenas em 1990 inaugurei a primeira loja, já com modelos exclusivos da minha fábrica. Foi com muito trabalho e sem fugir dos problemas que consegui fazer com que a empresa crescesse, mesmo diante de tantas crises econômicas. A perseverança fez com que eu mantivesse o controle de qualidade da marca. Contratei bons funcionários e o trabalho deu certo", diz ele. É justamente a vontade de trabalhar, o planejamento e o preparo para entrar no ramo dos negócios que Schwartz preconiza. "Sem elaborar o plano de negócios fica complicado fazer com que a empresa dê certo, pois estamos em um país competitivo, onde o custo é alto. Os desafios são pontos a serem vencidos e são inerentes a qualquer empresa. Não é peculiaridade de pequenas ou grandes corporações. Os desafios existem em qualquer companhia e a solução é começar negócios de forma estruturada. É preciso se perguntar onde quer chegar, como vai chegar, com que recursos, com quais parcerias e com quais diferenciais. E essas são algumas das perguntas que um plano de negócios responde", alerta o consultor. Com apenas dois anos de mercado, o Café Du Midi, em Botafogo, passou por um boom de divulgação inicial, devido ao diferencial de ser um espaço cultural com serviços de creperia, mas, depois de um tempo, a divulgação da marca ficou apagada. "O maior desafio que temos é o de divulgar nosso espaço, já que estamos escondidos no bairro. Recorremos a uma assessoria de imprensa para manter o nome na mídia. Sei que a principal propaganda é o boca-a-boca, mas estou sempre procurando alternativas para manter o Café Du Midi em circuito", destaca Ricardo Valansi, um dos sócios da empresa.

Para Daniel Pires, da Cortex Intelligence, especializada em desenvolvimento de tecnologias e de serviços de consultoria, uma empresa passa por vários desafios a cada dia. O empresário diz que um dos primeiros que ele identificou foi a dificuldade para levantar capital. "Economias como a dos Estados Unidos oferecem incentivo, são mais ativas e investem mais em inovação. No Brasil, não é assim. Temos que conseguir levantar recursos para se capitalizar e abrir um novo negócio. Outro desafio é reunir o capital intelectual, buscar pessoas capacitadas, que não são baratas", afirma Pires. Depois de conseguir fôlego financeiro e de se estruturar, Pires destaca que o desafio foi conseguir acesso ao mercado. "Por ser uma pequena empresa, há a dificuldade de chegar e apresentar nossas soluções, porque há no mercado propensão a ferramentas estrangeiras. É um mercado embrionário no Brasil", acrescenta.

Terceirização pode causar atrasos

Quando teve a idéia de disponibilizar um site para venda de produtos para festas infantis, Eduardo Coen não esperava esbarrar com alguns problemas iniciais. "O Festa Express surgiu da necessidade de muitas pessoas de montar uma festa completa sem sair de casa, encontrando os produtos em um só lugar. O site é terceirizado e, por conta disso, tivemos alguns atrasos iniciais no seu desenvolvimento. Outra dificuldade foi reunir todas as linhas de produtos de fornecedores que apresentassem qualidade, mas filtramos os fabricantes e fechamos parceria com cinco bons fornecedores", diz Coen. A perfumista Maira Jung, proprietária da Maira Jung Perfumes, destaca a concorrência com as grandes marcas como o maior desafio enfrentado por ela. "Tem que se usar muita criatividade para fazer com que o consumidor olhe para o seu produto. Isso porque o produto é brasileiro e, infelizmente, a mentalidade existente diz que os perfumes bons são os importados. Tive essa dificuldade inicial. Sempre penso em idéias relacionadas à marca, que tenham o mesmo perfil do consumidor. Atualmente, por exemplo, fiz uma parceria com a produção de uma peça de teatro, em que, no final da sessão, são distribuídas fitas olfativas aos espectadores", explica Maira. Buscar a saída para os problemas enfrentados é um caminho comum dos pequenos empresários, mas Marc Diaz, gerente da área de atendimento do Sebrae/RJ, alerta para o fato de que a existência de obstáculos significa a falta de planejamento inicial. "Um estudo feito pelo Sebrae/SP revelou que 33% das pequenas empresas que fecharam as portas, ano passado, no Estado, tiveram tempo médio de vida de três meses e seu insucesso foi resultado da falta de planejamento. As pequenas não têm muita chance de manobra para os erros, por isso é imprescindível desenhar o tipo de negócio previamente", explica Diaz. Para quem pretende investir em uma pequena empresa, Diaz aconselha que, antes, passe a dominar instrumentos gerenciais, para adquirir a visão empresarial. "As pessoas precisam ter ciência de que abrir um negócio não é investir no que gosta, mas, sim, no que o mercado quer. É preciso pensar na qualificação da mão-de-obra, no número de concorrentes, na melhor localização, nos fornecedores e nos demais pontos pertinentes. O Sebrae/RJ oferece cursos de iniciação de negócio, ministrados via internet ou presencialmente. Eles ajudam a colocar o sonho no papel e verificar se ele é viável", destaca o gerente.


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