SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 05/07/2006
Autor: Diário do Comércio & Indústria
Fonte: DCI

Competência, missão e estratégia alinhadas

"Se você quiser construir um navio, não convoque homens para juntar madeira, dar ordens e dividir o trabalho. Antes, ensine-os a se apaixonar e desejar o eterno e distante mar". (Antoine Saint-Exupéry)

Esse pensamento do autor do best-seller "O Pequeno Príncipe", escrito em 1943, não poderia expressar melhor o que deve orientar, nos dias atuais, todo processo de ensino, especialmente o desenvolvimento de competências.

Quando chegamos a profissionais de vendas, por exemplo, e perguntamos o que eles fazem, é muito comum ouvirmos como resposta: "Eu vendo tal produto ou serviço" ou "Atendo clientes...".

Então, comparamos o que dizem com a Missão da sua empresa - geralmente, muito bem escrita, com propósitos elevados - e vemos o quanto a visão e ação desses colaboradores estão distantes do que sonham seus gestores para sua organização, escancarando, assim, o enorme descompasso existente entre a Missão/Visão Estratégica e a Competência.

Existe uma diferença enorme, por exemplo, entre "vender um produto" (competência) e "criar um valor diferenciado ao cliente por meio da construção de uma forte relação..." (missão da empresa).

Um treinamento que ensina meramente conceito e técnica reforça o "vender produto", mas não estimula um comportamento orientado para a solução do cliente, afinado com os propósitos da organização. Assim, os resultados nunca ultrapassarão o esperado. E, o que é mais grave: será difícil a empresa chegar ao posicionamento de marca desejado. Todo processo de ensino deve ir além do "ensinar a pescar". O verdadeiro aprendizado ocorre de dentro para fora.

Trabalhar no âmbito do cognitivo, assimilando conceitos, é importante, mas a pessoa aprende, verdadeiramente, a partir da vivência e análise de experiências, que desenvolvem a percepção e a consciência, instrumentalizando-a com referenciais que, uma vez acionados, detonam comportamentos diretivos.

Mais do que ensinar uma teoria ou técnica, é preciso ajudar o aprendiz a encontrar um sentido para a ação. Estamos falando do que mobiliza afetivamente as pessoas, fazendo-as perseguir objetivos, não tanto pelo gosto de chegar lá, mas pelo prazer da caminhada bem feita ("... apaixonar e desejar o eterno e distante mar").

O que acontece é que, ávidos por ações imediatistas, muitos gestores ainda acreditam que treinamento é coisa simples. Com apenas uma palestra motivacional solucionarão seus problemas. Esquecem que ninguém transforma a 'visão de mundo' que uma pessoa forma ao longo de anos, em apenas um dia ou algumas horas. A capacitação e o aperfeiçoamento devem ser um processo permanente, sistêmico, holístico. Ao possibilitar ao funcionário ampliar o seu universo de informações qualificadas, estimulando-o a refletir e a aprimorar suas habilidades, a reavaliar seus valores e crenças, a empresa ganha em competitividade e eleva o que se pode chamar de inteligência interna.

Um bom programa
Assim, a implantação de um processo de educação corporativa deve ser feita de forma criteriosa para que os resultados sejam efetivamente positivos. Um bom programa começa pelo entendimento da Missão/Visão estratégica da empresa em linha com os valores extraídos e (bem) compreendidos do cliente; passa pelo mapeamento das competências exigidas e das competências existentes com vista a atender a Proposição de Valor; segue pela identificação dos gap's e pelo desenvolvimento de um Programa de Educação Continuada sob medida - programa esse alimentado por estímulos de "atitude" e pela permanente mensuração de resultados, pautada em métricas bem definidas, reais.

Tudo isso exige tempo e dinheiro? Sim. Mas dá para medir resultado? Claro. Já foi a era em que treinar era despesa. Hoje é investimento. E, se bem feito, com o melhor RSI (Retorno Sobre o Investimento)!

Afinal, tente frear homens "apaixonados e desejosos do eterno e distante mar..."


Destaques da Loja Virtual
UMA DUPLA QUE FAZ ACONTECER: GUIA COMPLETO DE EMPREENDEDORISMO

Inspirado na vida de dois jovens empreendedores, o livro fala de ideias, talento e da enorme disposição para transformar sonhos em realidade. Ao utili...

R$37,00