SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 03/08/2006
Autor: Diário do Comércio & Indústria
Fonte: DCI

Bom atendimento é item primordial na hora da compra, afirma pesquisa

O atendimento é um dos principais itens levados em consideração na hora da compra pelos consumidores de Barreiras (BA). É o que revela a pesquisa de avaliação sobre os Impactos do programa 'Projeto Varejo Vivo' realizada pelo Sebrae em três municípios da região oeste do Estado da Bahia. O projeto, concebido em maio de 2002, pretende aumentar os níveis de competitividade das pequenas empresas do setor varejista baiano.

A pesquisa buscou analisar as informações sobre o comércio na região, o que permitirá às instituições vinculadas ao projeto a compreensão do perfil do consumidor em cada cidade pesquisada.

Em Barreiras, considerado um dos maiores centros comerciais da região por reunir empresas de diversos segmentos, a pesquisa apontou que 34% dos consumidores são mais influenciados no momento da compra pelo preço; 32% pelo atendimento; e 14% pela qualidade do produto. Em termos do sexo do consumidor verifica-se que as mulheres prezam mais o atendimento (38% das suas escolhas) e os homens mais o preço (36%), invertendo ligeiramente a tendência observada no comportamento conjunto.

No que diz respeito às faixas de idade, verifica-se que, à exceção da faixa de 36-45 anos (25% contra 40,6%), todas as demais faixas dão mais importância ao preço do que ao atendimento, mantendo a tendência conjunta, sendo esta preferência mais pronunciada na faixa de 18-24 (62,5% contra 25%). A pesquisa mostrou ainda que na faixa dos 46-55 anos o item qualidade do produto exerce a mesma influência no ato da compra que o preço (23,5%).

Para a funcionária pública Maria Luiza Neves, 35 anos, "os preços, claro, são importantes, mas se o estabelecimento comercial não tiver um bom atendimento, produtos de qualidade e uma boa higiene em se tratando, principalmente, de alimentos não adianta nada".

Na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Gil Arreas, "a pesquisa facilitará o conhecimento dos empresários sobre o que nosso consumidor valoriza".

De acordo com a pesquisa, a área comercial costuma atender aos anseios de 76% dos consumidores entrevistados, que de uma forma geral acreditam ter melhorado nos últimos dois anos em relação à qualidade dos produtos à disposição na loja


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