SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 11/09/2006
Autor: Fabiana Carrara
Fonte: A Notícia

Faça seu negócio aparecer

Falta de divulgação é entrave ao crescimento das pequenas empresas

Uma das principais dificuldades de proprietários de empresas de micro ou pequeno porte é encontrar uma forma eficaz e econômica para a divulgação de seus produtos e serviços. A falta de recursos financeiros é o principal entrave, mas ter criatividade e senso de oportunidade pode tornar a publicidade, por mais simples que seja, bastante eficiente. Para alcançar o retorno esperado das ações de marketing é preciso, essencialmente, definir o público-alvo e a melhor forma de chegar até ele.

Vantagem
Pequenos têm a oportunidade de fazer boas relações públicas, essencial para o sucesso

O presidente do núcleo de agências de propaganda da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Vinicios Neves, diz que os pequenos empresários possuem uma grande vantagem em relação aos grandes: estão interados com os consumidores e conseguem realizar um trabalho de personalização do atendimento.

Os pequenos também têm a oportunidade de fazer boas relações públicas, essencial para o sucesso do empreendimento. "Essa é uma outra vantagem dos pequenos porque conseguem fazer contato com concorrentes, consumidores, governantes", cita.
Neves destaca que pequenos empresários têm, muitas vezes, resistência em contratar uma agência de publicidade para realizar seu planejamento de marketing, mas que essa atitude pode ser a diferença entre "gastar com comunicação e investir em comunicação". Ou seja, de nada adianta gastar dinheiro com formas inadequadas de divulgação.

"Justamente por ter recursos escassos é que os pequenos empresários têm de fazer um bom investimento", alerta. Apostar em formas erradas de divulgação com certeza não vai resultar no retorno esperado para o empreendimento. Aliás, ações de marketing equivocadas são uma das causadoras da mortalidade de micro e pequenas empresas.

Segredo é usar a criatividade

Nada de fórmulas prontas ou de estratégias manjadas. Micro e pequenos empreendedores estão usando a criatividade para aparecer em um mercado cada vez mais concorrido. O modo que Amadio Pereira encontrou para divulgar de maneira eficaz os móveis de ferro que fabrica em sua empresa, em Joinvile, é visitar seus potenciais clientes.

"A maneira que tenho de divulgar meus produtos são as visitas aos lojistas, nas quais falo da empresa e deixo catálogos", conta. Pereira explica que seus clientes ­ a maior parte localizados em cidades pequenas de Santa Catarina ­ fazem questão da exclusividade da venda de seus produtos. "Não faço divulgação em televisão e jornais porque meu público é específico (lojistas) e cidades pequenas não comportam duas lojas vendendo o mesmo produto."

A empresa de Romeu Kumlehn Junior, especializada na fabricação de uniformes esportivos, destina mensalmente uma pequena verba fixa para divulgação. O dinheiro é investido em ações variadas. "Fazemos de tudo um pouco: jornal, folder, rádio. Só nunca fizemos televisão porque não temos recursos", revela.
Além disso, também são realizadas visitas a potenciais clientes para apresentar a empresa e os produtos, e a clientes já consolidados para reforçar a parceria. Kumlehn encontrou, ainda, outra forma econômica de divulgar sua empresa: recentemente confeccionou camisas com a marca da empresa para serem sorteadas como brindes em torneio de futebol e patrocinou folhetos para uma escolinha de futebol. "Vamos onde está nosso cliente específico. Não adianta nada distribuirmos os folhetos em qualquer esquina. Vamos diretamente onde está nosso público-alvo", explica.


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